Reconhecido por seu nível elevado de competitividade, o futebol brasileiro possui vários clássicos marcantes, como o poético Fla-Flu, que já ultrapassou as quatro linhas do campo e se tornou um elemento característico da cultura popular. Mas, além das rivalidades tradicionais, também existem clássicos interestaduais capazes de mobilizar os torcedores e movimentar o mercado de apostas esportivas.
A seguir, confira alguns exemplos de clássicos entre times brasileiros de estados diferentes que estão entre as maiores rivalidades do Brasil.
Palmeiras x Grêmio
O confronto Palmeiras x Grêmio se estabeleceu como um grande clássico interestadual a partir dos anos 1990, quando as duas equipes contavam com jogadores de peso e protagonizaram momentos inesquecíveis. Nessa época, os times se enfrentaram nas oitavas de final da Copa Libertadores de 1995, em duas partidas épicas, que terminaram com placares de 5 a 0 e 5 a 1, e a classificação do Grêmio. A dupla ainda se enfrentou em vários duelos eliminatórios e, em 2020, Grêmio e Palmeiras voltaram a disputar uma decisão histórica, que foi a final da Copa do Brasil. O título terminou com os paulistas, por um placar agregado de 3 a 0.
Flamengo x Atlético-MG
Considerada por muitos torcedores e jornalistas como a maior rivalidade interestadual do futebol brasileiro, Atlético-MG e Flamengo fazem um dos clássicos mais ferrenhos do futebol brasileiro há décadas. O duelo entre mineiros e cariocas é conhecido como “Superclássico do Brasil” e mobiliza milhões desde 1980, ano em que começou em definitivo a rivalidade entre a dupla por conta da final do Campeonato Brasileiro daquele ano, vencida pelo rubro-negro por 3 a 2 em jogo recheado de polêmicas sobre a arbitragem.
Para apimentar ainda mais a recente rivalidade na época, outro jogo marcado por uma arbitragem bem contestável aconteceu na Libertadores de 1981, quando cinco (!) jogadores do Galo foram expulsos e, com isso, culminou com o encerramento da partida e classificação do Mengo para a etapa seguinte da competição – o time carioca seria campeão. Dali em diante, todo jogo sempre teve muita rivalidade, nervos à flor da pele e momentos marcantes para o amante do futebol, afinal, esse clássico sempre teve craques, gols e jogos inesquecíveis. Leia mais clicando aqui!
Corinthians x Internacional
Outra rivalidade interestadual indiscutível é entre Corinthians x Internacional, que existe há quase 50 anos. O primeiro acontecimento marcante na história desse confronto ocorreu na final do Campeonato Brasileiro de 1976, quando o Internacional ganhou o título contra o Corinthians, que estava há duas décadas sem conquistar um troféu de peso.
Desde então, os clubes ainda disputaram rodada por rodada o Campeonato Brasileiro de 2005, que terminou com o título do Corinthians, e também a Copa do Brasil de 2009, que os paulistas ganharam por 4 a 2 no placar agregado.
Botafogo x Santos
O confronto entre Botafogo e Santos é possivelmente o clássico interestadual mais antigo do Brasil. Na década de 1960, os dois clubes entregaram partidas históricas, com duelos marcantes entre Pelé e Garrincha. Na final da Taça Brasil de 1962, após uma vitória para cada lado, Botafogo e Santos se enfrentaram em uma partida decisiva, que terminou com a vitória santista por 5 a 0.
Anos mais tarde, em 1995, as duas equipes voltaram a decidir uma final de Campeonato Brasileiro, em um momento de retomada após anos difíceis e sem títulos. Em uma partida marcada por lances polêmicos e reclamações com a arbitragem, o Botafogo se consagrou campeão pelo placar de 2 a 1.
Palmeiras x Cruzeiro
Conhecido como “clássico palestrino”, por se tratar de clubes de origens italianas e cujos nomes já foram Palestra Itália, paulistas e mineiros já fizeram grandes jogos ao longo da história e nutrem uma rivalidade poderosa no futebol nacional. Em 1996, a dupla decidiu a Copa do Brasil e o Palmeiras, mesmo favorito, foi derrotado em sua própria casa pela Raposa, que no ano seguinte conquistou a Copa Libertadores. Em 1998, o Verdão deu o troco e conquistou a Copa do Brasil em cima do rival. Além disso, alviverdes e alviazuis já se enfrentaram em vários jogos eliminatórios nacionais (vantagem do Cruzeiro, com três classificações e duas eliminações) e internacionais (vantagem do Palmeiras, com três classificações e nenhuma eliminação).
Cruzeiro x São Paulo
Diferente de outras rivalidades interestaduais, o clássico entre Cruzeiro e São Paulo ganhou relevância pelas repetidas vezes em que os dois clubes se enfrentaram em competições continentais, como a Copa Mercosul e a Copa Libertadores. Nos anos 1990, os times chegaram a disputar a final da Recopa Sul-Americana de 1993, que terminou com uma vitória dos paulistas.
Depois, quando o clássico já havia se estabelecido entre os maiores do país, São Paulo e Cruzeiro ainda se enfrentaram na final da Copa do Brasil de 2000. Na ocasião, o Cruzeiro se consagrou como campeão marcando o gol do título nos minutos finais, em um placar final de 2 a 1.
Flamengo x Palmeiras
Este duelo passou a figurar entre os principais do país no final dos anos 1990, quando a dupla fez jogos eletrizantes pela decisão da Copa Mercosul de 1999 (vencida pelo Flamengo), mas ganhou de vez o status de clássico interestadual a partir de 2021, quando monopolizaram os grandes títulos do Brasil e do continente. Primeiro, veio a final da Supercopa do Brasil de 2021, vencida pelo rubro-negro nos pênaltis. Depois, o principal capítulo foi a decisão da Libertadores de 2021, vencida pelo Verdão sobre o Flamengo por 2 a 1. Em 2023, foi a vez da Supercopa do Brasil de 2023, que terminou com vitória alviverde por 4 a 3. E, em 2024, o Fla eliminou o rival nas oitavas de final da Copa do Brasil e seguiu caminho rumo ao título.
Vasco x Corinthians
Embora o Timão sempre tenha levado vantagem sobre o rival carioca, o clássico entre Vasco e Corinthians tem muita força no cenário nacional por envolver torcidas apaixonadas e clubes de origens nas classes operárias e que apoiam causas sociais. Os duelos começaram a ficar mais quentes na virada do milênio, quando a dupla decidiu o Mundial de Clubes da FIFA de 2000, vencido pelo Corinthians, nos pênaltis, em pleno Maracanã. Em 2011, ambos brigaram até o fim pelo título brasileiro, que ficou com o Timão. E, em 2012, outra vez o Corinthians superou o rival, dessa vez nas quartas de final da Libertadores, em dois duelos eletrizantes com empate em 0 a 0 no Rio e vitória do Timão por 1 a 0 em SP, com destaque para a lendária defesa de Cássio em chute cara a cara com Diego Souza.
Cruzeiro x Grêmio
O “clássico dos copeiros” ganhou mais notoriedade no cenário nacional nos anos 1990, quando mineiros e gaúchos decidiram a Copa do Brasil de 1993, vencida pela Raposa após vitória por 2 a 1 no duelo decisivo. Tempo depois, os rivais se enfrentaram quatro vezes na Copa Libertadores de 1997: duas na fase de grupos, com uma vitória para cada lado, e duas nas quartas de final, com classificação do Cruzeiro após vitória por 2 a 0 em Minas e derrota por 2 a 1 no Sul. A Raposa seguiu firme rumo ao título continental. Já nos anos 2000, o Cruzeiro voltou a superar o Grêmio em um duelo eliminatório, dessa vez nas semifinais da Libertadores de 2009, com vitória da Raposa por 3 a 1 em minas e empate em 2 a 2 no Sul. O troco dos gaúchos veio em 2016, quando superaram a raposa na semifinal da Copa do Brasil com vitória por 2 a 0 no agregado. No ano seguinte, de novo em uma semifinal de Copa do Brasil, foi a vez do Cruzeiro eliminar o rival nos pênaltis, após uma vitória para cada lado.
Flamengo x São Paulo
Dois dos clubes mais vitoriosos do Brasil, “incaíveis” e com torcidas gigantescas, Flamengo e São Paulo fazem um cultuado clássico interestadual do futebol nacional. Ao longo das décadas, a dupla já realizou jogos eletrizantes e decidiram títulos, como na Supercopa da Libertadores de 1993 (vitória do São Paulo), da Copa Ouro de 1996 (vitória do Flamengo), da Copa dos Campeões Mundiais de 1996 e 1997 (uma vitória para cada lado), da Copa dos Campeões de 2001 (vitória do Flamengo) e da Copa do Brasil de 2023 (vitória do São Paulo).
O tricolor paulista possui vantagem histórica no confronto direto contra o Fla, tem mais placares elásticos aplicados e vantagem em finais vencidas (4 a 3), mas leva desvantagem quando falamos em confrontos eliminatórios em torneios nacionais (2 a 1 para o Fla). É um duelo quase sempre com muitos gols, viradas e partidas pirotécnicas. Leia mais clicando aqui!
Bahia x Sport
Conhecido como “superclássico do nordeste”, o confronto entre tricolores e rubro-negros envolve os clubes com os maiores títulos da região no país. O Bahia venceu a Taça Brasil de 1959 e o Brasileirão de 1988, enquanto o Sport detém a Copa União de 1987 e a Copa do Brasil de 2008. Curiosamente, o Bahia superou o Sport nos dois caminhos de seus títulos nacionais: em 1959, passou pelo Leão nas quartas de final da Taça Brasil e, em 1988, eliminou o rubro-negro nas quartas de final do Brasileirão. Além desses encontros, baianos e pernambucanos decidiram as Copas do Nordeste de 2001 e 2017, nas quais o Bahia derrotou o rival em ambos os confrontos. Em 2015, o Sport eliminou o rival na segunda fase da Copa Sul-Americana, na primeira vez em que a dupla de enfrentou por uma competição internacional.
Corinthians x Flamengo
Os clubes de maior torcida do Brasil, conhecido como “encontro das nações”, obviamente nutrem uma rivalidade entre si, construída em especial ao longo dos anos 1990. O primeiro duelo decisivo aconteceu em 1991, quando o Corinthians venceu o rival na final da Supercopa do Brasil. A outra final foi em 2022, quando o Fla derrotou o rival na Copa do Brasil nos pênaltis, garantindo mais um título para sua coleção. Além disso, a dupla já fez jogos memoráveis no Brasileirão e também em mata-matas nacionais, com triunfos do Timão nas quartas de final do Brasileirão de 1984 e semifinal da Copa do Brasil de 2018, e vitórias do Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil de 1989, nas quartas do Torneio Rio-SP de 1997, nas oitavas da Copa do Brasil de 2019 e na semifinal da Copa do Brasil de 2024. Em Libertadores, o Fla saiu vencedor nos dois duelos eliminatórios contra o Timão: nas oitavas da Liberta de 2010 e nas quartas da Liberta de 2022.