Por Guilherme Diniz
Desde 2003, o Campeonato Brasileiro é disputado por pontos corridos e, na maioria das vezes, o campeão foi definido com algumas rodadas de antecedência. No entanto, certas edições do torneio guardam a emoção para a última rodada, com os candidatos ao título tendo que esperar tortuosos minutos após seus jogos para saber se serão campeões ou não. Alguns já entraram nas últimas rodadas com esperanças remotas, outros, certos do caneco, e muitos, nem tanto. Confira a seguir os Campeonatos Brasileiros definidos nas últimas rodadas!
Sumário
2004
O primeiro torneio definido na última rodada foi a segunda edição da era dos pontos corridos, ainda com 46 rodadas (!). O Athletico Paranaense, do artilheiro Washington, vinha firme na liderança até perder a ponta na penúltima rodada com o revés por 1 a 0 para o Vasco, em São Januário. Quem agradeceu foi o Santos, que assumiu a liderança com um ponto de vantagem ao vencer o São Caetano por 3 a 0. Na última rodada, o Furacão tinha que vencer e torcer para o Peixe perder ou empatar com o Vasco, no Teixeirão, em São José do Rio Preto (SP), mas o time de Vanderlei Luxemburgo venceu por 2 a 1 – gols de Ricardinho e Elano – e venceu o bicampeonato nacional, encerrando uma era de ouro iniciada lá em 2002. Leia mais clicando aqui!
2005
Mais polêmico campeonato da era dos pontos corridos, o Brasileirão de 2005 ficou manchado pela Máfia do Apito, que causou a anulação de 11 jogos e posterior remarcação dos mesmos. E o maior beneficiado dessas remarcações foi o Corinthians, que perdeu os dois jogos anulados e, nos remarcados, venceu um e empatou o outro, somando quatro pontos. Tais pontos ajudaram o Timão na luta pelo título, principalmente após empate em 1 a 1 com o Internacional, no Pacaembu, na antepenúltima rodada – também polêmico, pois houve um pênalti em Tinga não assinalado pelo árbitro.
Na rodada final, o Corinthians tinha três pontos de vantagem sobre o Colorado, que precisava vencer por uma boa diferença de gols e torcer por derrota do Timão para o Goiás. A equipe paulista perdeu por 3 a 2, porém, o Inter também foi derrotado – 1 a 0 para o Coritiba. Com isso, o alvinegro paulista foi campeão brasileiro com 81 pontos e o Inter foi vice com 78 pontos.
2008
Com uma arrancada fulminante – foram 18 jogos sem perder no segundo turno do Brasileirão -, o São Paulo só assumiu a liderança do torneio – já com 38 rodadas – na 33ª rodada e permaneceu no topo até o final, mas sempre perseguido pelo Grêmio. Na penúltima rodada, o tricolor paulista teve a chance de ser campeão, mas empatou em casa com o Fluminense em 1 a 1 e viu o Grêmio vencer o Ipatinga, fora, por 4 a 1, resultados que deixaram o São Paulo com 72 pontos e o Grêmio com 69.
Com isso, na última rodada, os paulistas podiam empatar ou vencer que seriam campeões. Já os gaúchos tinham que torcer por uma derrota dos paulistas e vencerem seu jogo, claro. O São Paulo sofreu, mas derrotou o Goiás por 1 a 0, no DF, enquanto o Grêmio bateu o Atlético-MG por 2 a 0. A diferença de três pontos foi mantida e o clube do Morumbi faturou o tricampeonato nacional consecutivo, façanha inédita e até hoje jamais igualada no Campeonato Brasileiro. Leia mais clicando aqui!
2009
O Brasileirão daquele ano teve o Palmeiras como grande favorito ao título por muito tempo, afinal, o Verdão liderou a competição da 21ª até a 33ª rodada. No entanto, o alviverde perdeu fôlego e viu o rival São Paulo assumir a ponta na 34ª rodada. O time do Morumbi seguiu no primeiro lugar até a rodada 37, quando o Flamengo conquistou a liderança ao aproveitar os tropeços do tricolor diante do Botafogo (3 a 2, na rodada 36) e do Goiás (4 a 2, na rodada 37).
Na última rodada, três clubes tinham chances de título: Flamengo, Internacional e São Paulo. O Flamengo só precisava vencer o Grêmio, em casa, que era campeão. Um empate também poderia dar o título ao rubro-negro, desde que Inter e São Paulo não vencessem. Os gaúchos poderiam levantar a taça com uma vitória e uma derrota ou empate dos cariocas. Já o São Paulo tinha que vencer e torcer por derrotas do Flamengo e do Inter. Diante de 85 mil pessoas no Maracanã, o Flamengo fez sua parte e venceu de virada por 2 a 1, com gols anotados por David e Ronaldo Angelim. Inter e São Paulo também venceram, mas o caneco ficou com os cariocas, que somaram 67 pontos, contra 65 dos colorados e 65 dos tricolores.
2010
Liderado em boa parte pelo Fluminense, o Brasileirão de 2010 teve muita emoção nas rodadas finais e Corinthians e Cruzeiro se juntaram aos cariocas nas chances de caneco. Na rodada 36, o Fluminense venceu o São Paulo por 4 a 1 e assumiu a liderança graças ao empate do Corinthians contra o Vitória. Na sequência, também fora de casa, o time de Muricy Ramalho venceu o Palmeiras por 2 a 1 e só precisava de mais uma vitória para ser campeão brasileiro depois de 26 anos, enquanto o Timão e a Raposa precisavam vencer e torcer por um tropeço dos cariocas.
Jogando no Estádio Nilton Santos, o Fluminense teve pela frente o Guarani, que dificultou bastante as ações dos cariocas. Mas Emerson Sheik fez 1 a 0, aos 17’ do segundo tempo, e levou ao delírio a torcida tricolor. Com a vitória, a equipe nem precisou se importar com os rivais Cruzeiro e Corinthians. E, depois de contar cada segundo do relógio, a torcida pôde, enfim, comemorar o título. O Flu terminou com 71 pontos, seguido do Cruzeiro, com 69 – a raposa venceu seu último jogo -, e do Corinthians, com 68 – os alvinegros empataram. Leia mais clicando aqui!
2011
Corinthians e Vasco brigaram ponto a ponto pelo topo do Brasileirão de 2011, com vantagem dos paulistas em boa parte do torneio. Na reta final, a diferença foi de apenas dois pontos e o Corinthians quase gritou “é campeão” na penúltima rodada, após a vitória sobre o Figueirense por 1 a 0, em Florianópolis. No entanto, o Vasco conseguiu a vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense e forçou a decisão para a rodada derradeira. O adversário do Corinthians foi o eterno rival Palmeiras, no dia 04 de dezembro de 2011, mesma data em que o Doutor Sócrates faleceu. Já o Vasco teve pela frente o rival Flamengo. E, como nenhum rival queria ver seu inimigo campeão, as partidas foram muito disputadas e equilibradas, permanecendo empate sem gols em SP e 1 a 1 no Rio. Com isso, o Corinthians foi campeão com 71 pontos, enquanto o Vasco ficou com 69 pontos. Leia mais clicando aqui!
2020
No atípico ano de 2020, que teve o calendário prejudicado por conta da pandemia da COVID-19, o Flamengo foi o primeiro clube campeão na última rodada mesmo com derrota. A equipe rubro-negra enfrentou o São Paulo, no Morumbi, e tinha dois pontos de vantagem sobre o Internacional, segundo colocado, que jogaria em casa contra o Corinthians. Com isso, o Inter tinha que vencer e torcer por tropeço do Flamengo para ser campeão. Em SP, tudo deu certo para o colorado: o tricolor venceu por 2 a 1 e deixou os rubro-negros aflitos após o apito final, esperando o encerramento da partida no Sul, que seguia 0 a 0.
Foi então que o Inter, nos acréscimos, marcou um gol, mas o bandeira apontou impedimento (corretamente) de Edenílson. Com a confusão, o árbitro sinalizou mais um minuto, para a angústia dos cariocas, que permaneceram vidrados nos celulares acompanhando o desfecho do jogo. Para aumentar o drama, o Inter teve um escanteio e o goleiro Marcelo Lomba foi para a área. Após a cobrança, bate e rebate, nada aconteceu e a partida, enfim, acabou. Amargura colorada e festa rubro-negra! O Flamengo foi campeão com 71 pontos, enquanto o Inter terminou com 70. Leia mais clicando aqui!
2023
No histórico campeonato onde o Botafogo perdeu a liderança de maneira impressionante após ostentar 13 pontos em relação ao Palmeiras, a competição teve a liderança “bagunçada” nas rodadas finais depois da derrocada do alvinegro e ascensão não só do Verdão, mas também do Grêmio, que entrou na briga graças aos gols de Luís Suárez e boa fase de seu elenco. O Palmeiras venceu América-MG (4 a 0) e Fluminense (1 a 0) e contou com os tropeços do Fla e do Bota para assumir a liderança isolada faltando duas rodadas para o fim.
Com isso, o Verdão foi para a rodada final precisando apenas de um empate contra o Cruzeiro para ficar com o bicampeonato, enquanto o Grêmio tinha que vencer e torcer por um revés dos paulistas. Endrick anotou o gol alviverde logo no começo do jogo e o time de Abel cozinhou a partida à sua maneira. No segundo tempo, o Cruzeiro empatou, mas o 1 a 1 selou mais um título alviverde. Leia mais clicando aqui!
2024
Mais uma vez Botafogo e Palmeiras brigaram pelo título e o Glorioso, ao contrário do ano anterior, foi mais constante, embora tenha perdido pontos preciosos nas rodadas finais. Com isso, o Verdão encostou no topo e disputou uma “final” contra os cariocas na antepenúltima rodada. Se vencesse, a equipe ficaria isolada na liderança e só dependeria de si para celebrar o título. No entanto, mesmo jogando em SP, o Botafogo fez uma partidaça e venceu por 3 a 1, mantendo a liderança e a diferença de três pontos.
Na penúltima rodada, os cariocas foram até o Sul enfrentar o Internacional e venceram por 1 a 0, enquanto o Palmeiras também venceu – 2 a 1 no Cruzeiro. Com isso, os três pontos de vantagem seguiram até a rodada final. O Botafogo só precisava de um empate diante do São Paulo, no estádio Nilton Santos, para ser campeão. Se perder, teria que torcer para o Palmeiras empatar ou perder para o Fluminense.
Mas tudo deu certo para o Glorioso: em SP, o Flu abriu o placar aos 36′ do primeiro tempo e, um minuto depois, Savarino fez um belo gol para abrir o placar no Rio. Na segunda etapa, o São Paulo empatou e levou tensão ao torcedor carioca, mas o time da casa manteve o controle e, no finalzinho, Gregore fez o gol da vitória por 2 a 1 e selou o título alvinegro depois de 29 anos, enquanto o Verdão perdeu por 1 a 0 e terminou com o vice, seis pontos atrás do Fogão.
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.