in

Corinthians x São Paulo – Grandes Jogos em Semifinais

 

Por Guilherme Diniz

 

Uma das semifinais da Copa do Brasil de 2023 teve o clássico Majestoso entre Corinthians x São Paulo. Foi a segunda vez na história que a dupla se enfrentou nessa etapa da competição, repetindo o duelo de 2002. Mas, além da Copa do Brasil, alvinegros e tricolores já realizaram outros confrontos em semifinais. Confira a seguir!

PS: consideramos apenas semifinais, não grupos semifinais (muito comuns nos anos 1960 e 1970) ou afins.

 

Corinthians 2×1 São Paulo – Semifinal da Segunda Fase do Campeonato Paulista de 1977

Durante a campanha do histórico título paulista que encerrou o jejum de 23 anos sem títulos, o Corinthians venceu o rival na fase semifinal da 2ª fase do torneio, com gols de Geraldão e Romeu Cambalhota. O triunfo embalou o Timão, que seguiu firme na terceira fase, terminou em primeiro em seu grupo e conseguiu a vaga na final, quando derrotou a Ponte Preta e ficou com o título estadual. Foi naquela época que o alvinegro construiu sua maior série invicta sobre o rival no clássico: 12 jogos sem perder entre outubro de 1975 julho de 1980.

 

Corinthians 3×4 São Paulo / São Paulo 2×3 Corinthians – São Paulo venceu nos pênaltis por 5 a 4 – Semifinal da Copa Conmebol de 1994

Foto: Acervo / Gazeta Press.

 

Os rivais fizeram jogos alucinantes nas semifinais da Copa Conmebol de 1994, a precursora da atual Copa Sul-Americana. Mesmo jogando com um time formado por jovens garotos, que ficou conhecido como Expressinho, o tricolor foi pra cima do Timão no primeiro jogo, no Pacaembu, e venceu por 4 a 3, com três gols de Juninho Paulista e um de Catê, enquanto Casagrande, Branco e Marques descontaram para o Corinthians. Na volta, no Morumbi, o São Paulo fez 1 a 0 com Caio Ribeiro, Daniel empatou, Juninho Paulista fez 2 a 1 para o tricolor e Tupãzinho e Viola viraram para o Timão. Com o empate em 6 a 6 (!) no agregado, a decisão ficou para os pênaltis. E, na marca da cal, deu tricolor: 5 a 4, com um dos gols anotados por um tal de Rogério Ceni, então com 21 anos… Na final, o São Paulo derrotou o Peñarol-URU e ficou com o título continental.

 

Corinthians 4×0 São Paulo / São Paulo 1×1 Corinthians – Semifinal do Campeonato Paulista de 1999

Marcelinho Carioca marcou dois nos 4 a 0 pelo Paulistão de 1999. Foto: Acervo/Gazeta Press

 

Vivendo uma das maiores fases de sua história, o Corinthians judiou bastante do São Paulo em 1999. Nas semis do Paulistão daquele ano, o Timão se vingou da derrota na final do Paulistão do ano anterior em grande estilo e enfiou 4 a 0 no duelo de ida, no Morumbi, com dois gols de Marcelinho Carioca, um de Ricardinho e um de Dinei. Na volta, também no Morumbi, o empate em 1 a 1 garantiu o Timão na final. Nela, a equipe derrotou o rival Palmeiras em confrontos pra lá de quentes e ficou com o título.

 

São Paulo 2×3 Corinthians / Corinthians 2×1 São Paulo – Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1999

Dida defende o primeiro pênalti de Raí…

 

Meses depois do triunfo pelo Paulistão, o Corinthians reencontrou o São Paulo na semifinal do Brasileirão. E, de novo, conseguiu vitórias marcantes. No primeiro duelo, no Morumbi, um jogo eletrizante, cheio de alternativas, que estava 3 a 2 para o Timão até os 18’ do segundo tempo, quando o tricolor teve um pênalti a seu favor. Na cobrança, Raí, que dificilmente errava e era tido como grande carrasco do Corinthians. O craque bateu, mas Dida defendeu. Perto do final do jogo, outro pênalti para o São Paulo. De novo, Raí. Ele escolheu o canto oposto ao da primeira cobrança. Mas Dida acertou de novo. Defendeu. E entrou para a história. 

 

Foi uma atuação tão espetacular, tão inesquecível, que o goleiro ganhou uma das raras notas 10 da revista Placar na época. Para se ter uma ideia, a revista deu apenas três notas 10 nos anos 1990: para Giovanni, no épico Santos 5×2 Fluminense, em 1995; Edmundo, nos 4 a 1 do Vasco sobre o Flamengo, em 1997; e para Dida, em 1999. Leia mais sobre esse jogo eterno clicando aqui! Na segunda partida, o Corinthians venceu de novo (2 a 1, gols de Ricardinho e Edílson, com Vágner descontando para o tricolor) e foi para a final. Nela, derrotou o Atlético-MG e ficou com o bicampeonato brasileiro.

 

São Paulo 2×1 Corinthians / Corinthians 0x2 São Paulo – Semifinal do Campeonato Paulista de 2000

Enfim, o tricolor conseguiu um grande triunfo sobre o rival nas semis do Paulistão de 2000. Comandado por Levir Culpi, o time do Morumbi venceu o Timão no primeiro jogo por 2 a 1, com dois gols de Marcelinho Paraíba. Na volta, Edu marcou duas vezes e garantiu a vitória por 2 a 0 que colocou o time na final. Nela, a equipe venceu o Santos e ficou com o título paulista. Naquele ano, o São Paulo quase venceu sua primeira Copa do Brasil ao alcançar a final, mas acabou perdendo para o Cruzeiro em um jogo agônico que você pode ler mais clicando aqui.

 

São Paulo 0x2 Corinthians / Corinthians 1×2 São Paulo – Semifinal da Copa do Brasil de 2002

Deivid: carrasco do tricolor em 2002.

 

Mantendo a sina de sempre vencer o rival em grandes duelos, o Corinthians eliminou o tricolor na semifinal da Copa do Brasil de 2002. No primeiro jogo, no Morumbi, o São Paulo esperava construir um bom resultado no embalo de Belletti, Fábio Simplício, um novato Kaká e com a dupla França e Sandro Hiroshi. Porém, o Timão foi muito bem armado pelo técnico Carlos Alberto Parreira, que tinha um elenco competitivo com Dida, Kléber, Fábio Luciano, Vampeta, Ricardinho, Rogério e a dupla infalível Gil e Deivid, este o autor dos dois gols da vitória por 2 a 0 que praticamente colocou o Timão na final. 

Na volta, Reinaldo abriu o placar para o São Paulo no começo do segundo tempo, mas Deivid, 2º maior artilheiro de uma só edição de Copa do Brasil da história com 13 gols, marcou mais um. Kaká ainda deixou o São Paulo em vantagem, mas o 2 a 1 foi insuficiente para tirar o Corinthians da decisão. O clube derrotou o Brasiliense na final e ficou com o título. A equipe alvinegra ainda iria triunfar sobre o São Paulo na final do Torneio Rio-SP daquele ano, aumentando ainda mais a freguesia sobre o rival na época.

 

Corinthians 2×1 São Paulo / São Paulo 0x2 Corinthians – Semifinal do Campeonato Paulista de 2009

Ronaldo deixou o seu na semi de 2009. Foto: Marcelo Ferrelli / Gazeta Press

 

Em um ano especial para a Fiel – que celebrou a conquista da Copa do Brasil – o Timão levantou também o título estadual com novo triunfo sobre o tricolor pelo caminho. Nas semis, a equipe alvinegra venceu o primeiro jogo, no Pacaembu, por 2 a 1 de virada, em gols de Elias e Cristian. Na volta, no Morumbi, Douglas e Ronaldo Fenômeno anotaram os tentos da nova vitória que garantiu o time de Mano Menezes na final. Nela, a equipe derrotou o Santos em novos shows de Ronaldo e ficou com o troféu, conquistado de maneira invicta.

 

São Paulo 0x0 Corinthians – Corinthians venceu nos pênaltis por 4 a 3 – Semifinal do Campeonato Paulista de 2013

Sob os louros da temporada de 2012, quando venceu a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes da FIFA, o Corinthians faturou o estadual daquele ano superando o rival tricolor pelo caminho. Na semifinal, em jogo único, as equipes empataram sem gols no tempo normal e o Timão venceu nos pênaltis por 4 a 3. Na final, o Timão bateu o Santos (2 a 1 e 1 a 1) e ficou com a taça. Ainda em 2013, o Majestoso decidiu a Recopa Sul-Americana e deu Corinthians: 2 a 1 no Morumbi e 2 a 0 no Pacaembu.

 

São Paulo 0x2 Corinthians / Corinthians 1×1 São Paulo – Semifinal do Campeonato Paulista de 2017

Mesmo diante de 45 mil pessoas no Morumbi, o Corinthians se impôs na partida de ida das semis do Paulistão de 2017 e derrotou o São Paulo por 2 a 0, com gols de Jô e Rodriguinho. Comandado por Fabio Carille na época, o Timão tinha um elenco muito coeso e forte na defesa, características cruciais para o título brasileiro conquistado naquele ano. Na partida de volta, em Itaquera, o empate em 1 a 1 colocou o Timão na final – vencida sobre a Ponte Preta.

 

São Paulo 1×0 Corinthians / Corinthians 1×0 São Paulo – Corinthians venceu nos pênaltis por 5 a 4 – Semifinal do Campeonato Paulista de 2018

Foto: Paulo Whitaker / Reuters.

 

Ainda vivendo tempos difíceis (para dizer o mínimo), o São Paulo voltou a perder para o Corinthians em uma semifinal. Em 2018, as equipes duelaram nas semis do Paulistão e o tricolor venceu o primeiro jogo por 1 a 0 (gol de Nenê). Na volta, na casa alvinegra, o tricolor segurou o empate em 0 a 0 até os 45’ + 3’ do segundo tempo, quando Rodriguinho fez 1 a 0 e levou a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, o Timão venceu por 5 a 4 (Cássio defendeu as cobranças de Diego Souza e Liziero) e foi para a final, na qual ficou com o título derrotando o rival Palmeiras.

 

São Paulo 2×1 Corinthians – Semifinal do Campeonato Paulista de 2022

O mais recente duelo entre a dupla em uma semi foi em 2022, no Paulistão. Campeão estadual no ano anterior, o tricolor seguiu em busca do bi ao derrotar o Timão em jogo único, realizado no Morumbi. Com gols de Wellington e Alisson, a equipe bateu o Corinthians por 2 a 1 e foi para a final. Foi a primeira vez que o tricolor eliminou o rival no Morumbi em 22 anos, além de manter o tabu de 5 anos sem perder para o rival na época. Na final do estadual, o São Paulo fez 3 a 1 no duelo de ida contra o Palmeiras, mas levou de 4 a 0 na volta, no Allianz Parque, e perdeu a chance do bicampeonato.

 

Corinthians 2×1 São Paulo / São Paulo 2×0 Corinthians – Semifinal da Copa do Brasil de 2023 

Lucas repetiu Raí: delírio tricolor em 2023. Foto: Icon Sport / Acervo Trivela.

 

Mais de 20 anos depois, os rivais se reencontraram em uma semifinal de Copa do Brasil. No primeiro jogo, em Itaquera, o estádio alvinegro recebeu mais de 46 mil pessoas, recorde na história da Neo Química Arena. E, empurrado por sua Fiel torcida, o Corinthians abriu o placar no começo do segundo tempo com Renato Augusto. Minutos depois, Luciano deixou tudo igual e provocou a torcida na comemoração ao chutar a bandeirinha de escanteio e ficar bem próximo aos alvinegros. Aquilo mexeu com o Timão, que buscou mais um gol aos 81′, de novo com Renato Augusto. O resultado deu a vantagem do empate ao Corinthians para a partida de volta.

Na volta, em um Morumbi pulsante e com mais de 60 mil pessoas, o São Paulo dominou o rival e garantiu a vaga ainda no primeiro tempo com gols de Wellington (um golaço de fora da área) e do talismã Lucas, que fez o segundo gol e fez a torcida lembrar do retorno de Raí em 1998, quando o ídolo voltou ao Brasil após anos no futebol europeu, enfrentou o Corinthians na final do Paulistão e fez um gol na final que deu o título ao tricolor. O placar em duelos semifinais agora tem 8 triunfos do Corinthians e 4 do São Paulo.

Saiba tudo sobre o Majestoso clicando aqui!

 

 

Licença Creative Commons
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.

Comentários encerrados

Um Comentário

  1. Isso ai guilherme eu como corinthiano toda vez que vem o sp nos matas ou finais fico mais tranquilo pois tenho certeza de vitoria historicamente no morumbi eles ja tremiam e agora que tem a neo quimica arena ai que que eles gelam mesmo.parabens pelo post.

1xBet alcançou a prestigiosa final do SBC Awards 2023

Jogos Eternos – Watford 3×1 Leicester City 2013