in

Borussia Dortmund x Real Madrid: Todos os jogos na UEFA Champions League

 

Por Guilherme Diniz

 

Após vários encontros em fases eliminatórias e em etapas de grupos, Borussia Dortmund e Real Madrid fizeram uma final inédita na Liga dos Campeões da UEFA 2023-2024. Contando a decisão, alemães e espanhóis já realizaram 15 jogos na competição, com 7 vitórias do Real, 3 vitórias do Borussia e 5 empates. Confira a seguir todos esses duelos!

 

1997-1998 – Semifinal

Real Madrid 2×0 Borussia Dortmund, Santiago Bernabéu

Borussia Dortmund 0x0 Real Madrid, Signal Iduna Park

 

Campeão na temporada 1996-1997, o Borussia tinha praticamente a mesma base da época anterior e trilhou o caminho até a semifinal após liderar seu grupo na primeira fase e eliminar o rival Bayern München nas quartas de final (na época, ainda não havia a etapa oitavas de final). Do outro lado, o Real queria acabar com o jejum de mais de 30 anos sem vencer a UCL e, depois de liderar seu grupo, passou pelo Bayer Leverkusen nas quartas de final e enfrentou o Borussia na semi. No primeiro jogo, em Madri, Morientes e Karembeu fizeram os gols da vitória por 2 a 0 que deram enorme vantagem à equipe comandada por Jupp Heynckes. Na volta, em Dortmund, o Real fez um jogo para não correr riscos, contou com ótima atuação de seu meio de campo (que tinha “só” Redondo e Seedorf) e garantiu a vaga na final. Nela, os merengues venceram a Juventus e levantaram a Velhinha Orelhuda após 32 anos.

 

2002-2003 – Fase de grupos

Real Madrid 2×1 Borussia Dortmund, Santiago Bernabéu

Borussia Dortmund 1×1 Real Madrid, Signal Iduna Park

 

A UCL daquela temporada tinha duas fases de grupos e era bem diferente do formato atual. O Borussia avançou juntamente com o Arsenal no grupo A, despachando Auxerre e PSV, e encontrou o Real Madrid, campeão na época anterior, no Grupo C da segunda fase, após os merengues superarem Roma, AEK Atenas e Genk. No duelo do primeiro turno, em Madri, Koller abriu o placar para os aurinegros no primeiro tempo, mas Raúl, no finalzinho da primeira etapa, e Ronaldo, já no segundo tempo, viraram para 2 a 1. No returno, o Borussia voltou a sair na frente do placar com Koller, mas o Real empatou no final do jogo com Portillo, após assistência de Zidane, resultado que complicou bastante a vida dos alemães. Na sequência do grupo, eles ainda venceram o Lokomotive por 3 a 0 e o Milan em pleno San Siro (1 a 0), mas as duas vagas ficaram com Real Madrid e Milan. O clube italiano foi o campeão daquela temporada.

 

2012-2013 – Fase de grupos / Semifinal

Fase de grupos

Borussia Dortmund 2×1 Real Madrid, Signal Iduna Park

Real Madrid 2×2 Borussia Dortmund, Santiago Bernabéu

 

Semifinal

Borussia Dortmund 4×1 Real Madrid, Signal Iduna Park

Real Madrid 2×0 Borussia Dortmund, Santiago Bernabéu

 

Os duelos mais marcantes entre a dupla aconteceram na temporada 2012-2013, quando se encontraram em quatro oportunidades. O Borussia vinha em fase esplendorosa, comandado por Jürgen Klopp e com Lewandowski em grande fase. Já o Real ainda tentava se encontrar nas competições europeias, com Cristiano Ronaldo, Benzema, Di María, Xabi Alonso e companhia, comandados por José Mourinho. Na fase de grupos, os aurinegros demonstraram força ofensiva e muita garra na vitória por 2 a 1 no Signal Iduna Park, gols de Lewandowski e Schmelzer. No returno, em Madri, o Borussia segurou o empate em 2 a 2 com os merengues e encaminhou sua classificação.

A dupla voltou a se encontrar na semifinal e o Signal Iduna Park estava diferente naquela noite do dia 24 de abril de 2013. Mais de 65 mil pessoas transformaram o caldeirão de Dortmund num inferno amarelo. Fumaça. Gritos. Intimidação. Era um verdadeiro alçapão pronto para devorar o Real Madrid. E, desde o início, os onze jogadores que vestiam o amarelo e preto dentro de campo fizeram jus àquela força descomunal da torcida na arquibancada. E, em especial, um jogador: Lewandowski. Aos oito minutos, o polonês completou de carrinho um cruzamento de Götze pela esquerda e fez 1 a 0. Dali em diante, velocidade, tabelinhas e o estilo de jogo inconfundível daquele time deixaram o Real atordoado. No final do primeiro tempo, os merengues ainda empataram com Cristiano Ronaldo, mas, na segunda etapa, o Borussia voou. 

 

O Marca (ESP) brinca com o nome de Lewandowski e a “paliza” que ele deu no Real (o termo “paliza”, no linguajar esportivo espanhol, é quando um time dá uma aula, uma surra no adversário).

 

Logo aos cinco minutos, Lewandowski fez 2 a 1. Cinco minutos depois, o grandalhão superou dois defensores e chutou alto, sem chance para o goleiro: 3 a 1. E, aos 21’, o mesmo camisa 9 cobrou o pênalti sofrido por Reus e fez 4 a 1. Goleada alucinante em Dortmund. E uma atuação impressionante de Lewandowski – ou seria Le4andowski? -, que se tornava o primeiro a marcar quatro gols em uma semifinal de Liga dos Campeões na história. O Real nada pôde fazer. Não teve força para marcar mais um. Não teve futebol para tentar reverter. Ficou atônito com o volume de jogo do rival, que deu uma aula de futebol ofensivo e chocou os jornais espanhóis. 

Na volta, em Madri, muitos diziam que um “furacão” devastaria o Borussia, que a camisa do Real iria pesar e tudo mais. Porém, os merengues pararam na ótima marcação germânica e só conseguiram fazer alguma coisa nos minutos finais do jogo, quando Benzema e Sergio Ramos anotaram os gols da vitória por 2 a 0 que não foi capaz de dar a vaga ao Real. Depois de 16 anos, o Borussia estava em uma final da Liga dos Campeões. Mas, na final, a equipe perdeu para o rival Bayern em Wembley por 2 a 1 e sucumbiu na tentativa do bicampeonato. 

 

2013-2014 – Quartas de final

Foto: Denis Doyle / Getty Images.

 

Real Madrid 3×0 Borussia Dortmund, Santiago Bernabéu

Borussia Dortmund 2×0 Real Madrid, Signal Iduna Park

 

Na trajetória de La Décima, o Real conseguiu já na temporada seguinte a chance da revanche. Nas quartas de final, os merengues sabiam que o duelo da ida, em Madri, era essencial para enfrentar a pressão da Muralha Amarela na volta. E os espanhóis conseguiram uma vitória enorme por 3 a 0, com gols de Isco, Bale e Cristiano Ronaldo. Na volta, o craque português acabou poupado por causa dos problemas musculares que vinha sofrendo e o time temeu pelo pior quando Reus anotou duas vezes nos 2 a 0 para os alemães ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, chances para ambos os lados, gols incríveis perdidos e o placar acabou assim mesmo. Melhor para o Real, que despachou o algoz e se classificou para a semifinal.

 

2016-2017 – Fase de grupos

Foto: AFP PHOTO / PIERRE-PHILIPPE MARCOU

 

Borussia Dortmund 2×2 Real Madrid, Signal Iduna Park

Real Madrid 2×2 Borussia Dortmund, Santiago Bernabéu

 

Na trajetória de mais um título europeu, o Real não conseguiu vencer o Borussia nos dois jogos que fez na fase de grupos da temporada 2016-2017. No turno, em Dortmund, Cristiano Ronaldo marcou o primeiro gol merengue, mas Aubameyang empatou. Na segunda etapa, Varane deixou o Real na frente de novo e Schürrle empatou faltando dois minutos para o fim. No returno, em Madri, Benzema fez os gols da vantagem por 2 a 0 do Real, só que o Borussia não se deu por vencido e empatou com Aubameyang e Reus. O empate classificou o Borussia em primeiro lugar, com o Real em segundo. Na etapa seguinte, os alemães acabaram eliminados nas quartas de final pelo grande Monaco de Mbappé, enquanto o Real foi campeão.

 

2017-2018 – Fase de grupos

Borussia Dortmund 1×3 Real Madrid, Signal Iduna Park

Real Madrid 3×2 Borussia Dortmund, Santiago Bernabéu

 

Após anos de duelos acirrados, os merengues provaram que viviam melhor fase e venceram os dois jogos contra os aurinegros na temporada do tricampeonato consecutivo da UCL. No turno do Grupo H, em Dortmund, Bale abriu o placar, aos 18’ do primeiro tempo, e Cristiano Ronaldo fez o segundo gol no começo da etapa complementar. Quatro minutos depois, Aubameyang descontou, mas a “máquina de golos” CR7 fez mais um e fechou o placar em 3 a 1, na primeira vitória madrilena dentro do Signal Iduna Park. No returno, os espanhóis jogaram para o gasto e venceram por 3 a 2 (gols de Mayoral, Cristiano Ronaldo e Lucas Vázquez, com Aubameyang descontando para os alemães), em duelo que não valia praticamente nada para o Dortmund, já eliminado com uma péssima campanha – apenas dois pontos em seis jogos.

 

2023-2024 – Final

Borussia Dortmund 0x2 Real Madrid

Enfim, a dupla se enfrentou em uma decisão europeia na temporada 2023-2024. Por não perder uma final de UCL desde 1981 – desde então, foram 8 finais e 8 vitórias (!) – o Real Madrid era o favorito para levantar sua 15ª taça, enquanto o Borussia se apegava à união de seu grupo e ao “lado carrasco” de Reus para tentar erguer o bicampeonato. O duelo aconteceu em Wembley, mesmo local onde os aurinegros perderam a final de 2013. No primeiro tempo, o Borussia amassou os merengues, mas perderam muitas chances de gol. E, em final europeia contra o Real, isso é fatal. Na segunda etapa, Carvajal fez 1 a 0. Tempo depois, Vini Jr anotou o segundo. Pronto. Real campeão mais uma vez. Pela primeira vez em Wembley. Borussia, vice. De novo em Wembley…

 

Curiosidades:

 

  • Cristiano Ronaldo (Real Madrid), com 8 gols, é o maior artilheiro da história do confronto. Depois dele, destaque para Lewandowski (Borussia), com 5 gols, Aubameyang (Borussia), também com 5 gols, e Reus (Borussia), com 4 gols;
  • Nos 15 jogos até hoje entre a dupla, o Real Madrid marcou 26 gols, enquanto o Borussia Dortmund anotou 19;
  • Apenas uma partida terminou sem gols até hoje: o segundo jogo da semifinal de 1997-1998;
  • O Real conseguiu derrotar o Borussia na Alemanha uma vez (2017-2018), mas o Borussia nunca conseguiu derrotar o Real no Santiago Bernabéu.

 

Licença Creative Commons
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.

Comentários encerrados

Um Comentário

  1. Parabens pelo texto guilherme realmente os 4 gols do lewa em 2013 foram demais.eu vendo o jogo com a familia e a cada gol um olhava pro outro com cara de espanto foi muito legal mesmo.agora wembley sem real campeao seria injusto para com a historia mas o borussia esta no pareo.vamos ver

Comparativo entre Slots de Alta e Baixa Volatilidade: Qual Escolher?

Vire o Jogo a Seu Favor com Vai de Bet Brasil