Data: 15 de julho de 2026
O que estava em jogo: uma vaga na final da Copa do Mundo da FIFA de 2026
Local: Mercedes-Benz Stadium, Atlanta, EUA.
Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Público: 68.239 pessoas
Os Times:
Argentina: Emiliano Martínez; Molina (Montiel, 72′), Romero, Lisandro Martínez (Otamendi, 72′) e Tagliafico (Lautaro Martínez, 81′); Giuliano Simeone (De Paul, 72′), Paredes (Nico González, 64′), Mac Allister e Enzo Fernández; Lionel Messi e Julián Álvarez. Técnico: Lionel Scaloni.
Inglaterra: Pickford; Reece James (Burn, 82′), Stones (Toney, 90’+6′), Guéhi e Spence (Rashford, 90’+6′); Declan Rice (O’Reilly, 82′) e Anderson; Rogers, Bellingham e Gordon (Konsa, 72′); Harry Kane. Técnico: Thomas Tuchel.
Placar: Argentina 2×1 Inglaterra. Gols: Gordon-ING, aos 10’, Enzo Fernández-ARG, aos 40’ e Lautaro Martínez-ARG, aos 45’+2’ do 2º T.
“La Remontada de Dios”
Por Guilherme Diniz
A rivalidade futebolística entre Argentina e Inglaterra é notável e histórica. Começou em território inglês, na Copa do Mundo de 1966, e teve o auge no duelo entre ambas as seleções no Mundial de 1986, no México, pouco depois da Guerra das Malvinas entre os dois países. Naquela Copa, Maradona foi o personagem do jogo ao marcar um gol com a mano de Dios e outro driblando meio time inglês para garantir a vitória por 2 a 1 e a vaga na semifinal – posteriormente, os sul-americanos foram campeões. Curiosamente, depois daquela partida, a Argentina não conseguiu vencer mais os ingleses no tempo normal. Se classificou nos pênaltis no duelo das oitavas de final da Copa de 1998, porém, nos cinco jogos que disputou após 1986, empatou três e perdeu dois.
Até que, em julho de 2026, um novo encontro aconteceu. Sem dúvida um dos maiores de todos: em plena semifinal de Copa do Mundo e 40 anos depois do lendário duelo no México. A Argentina fez questão de jogar de azul, a mesma cor das camisas das classificações de 1986 e 1998. A Inglaterra se apegava ao bom retrospecto recente contra o rival e queria disputar uma final de Copa após 60 anos. Em campo, o que se viu foi uma verdadeira batalha, a começar pelos hinos nacionais vaiados de um lado e de outro. Com a bola rolando, a Argentina brigou pela bola como se não houvesse amanhã, em um instinto predatório e ávido contra a seleção que ela mais odeia em todo planeta. A vitória valia muito. Sempre vai valer. Sempre será pelos pibes das Malvinas. E pelo orgulho.
Após um primeiro tempo mais brigado do que jogado, a Inglaterra abriu o placar com 10 minutos da segunda etapa e impôs à Argentina o mesmo cenário de drama que havia vivido nas oitavas de final, quando também saiu atrás do marcador diante do Egito. Só que o English Team, ao invés de ir para frente, foi recuando e o técnico Thomas Tuchel colocou mais defensores… Foi como se ele dissesse: “Argentina, venha até mim e faça gols”. Pois ela foi. E só a albiceleste atacou, carimbando a trave de Pickford e criando várias e várias chances.
Até que, aos 85’, Messi tocou na meia-lua para Enzo Fernández e o meio-campista teve liberdade para chutar forte, sem chances para Pickford, e empatou. O delírio tomou conta do Mercedes-Benz Stadium e a torcida jogou junto. A Inglaterra ficou em pânico. A Argentina, predatória, sentia cheiro de sangue. E atacou mais. Aos 90’+2’, Messi aproveitou rebote de um chute na trave de Mac Allister, foi para a linha de fundo e cruzou para a área. Lautaro Martínez estava lá, sedento por sangue, e fez: 2 a 1. Virada épica e vaga na final com o mesmo placar do triunfo de 1986, de la mano de Dios e do gol de Maradona. Bem, naquela noite de Atlanta, foi dos pés de Messi, Enzo e de um time que não desiste jamais. É hora de relembrar a histórica Remontada de Dios.
Sumário
Pré-jogo
Quando ficou definida a semifinal entre Argentina e Inglaterra, o mundo parou e teve a certeza de que aquele seria um dos jogos mais eletrizantes de toda a Copa, mais até do que o duelo entre Espanha e França, na outra semifinal, que reunia as duas equipes favoritas ao título – e que terminou com triunfo espanhol por 2 a 0. Toda uma rivalidade construída ao longo de 60 anos ganharia um capítulo único, com o prêmio ao vencedor uma final de Copa do Mundo. A Inglaterra vinha de classificações bastante sofridas naquela etapa de mata-mata e em uma crescente que empolgava os torcedores.
Após os 2 a 1 sobre a República Democrática do Congo na fase 16 avos de Final, o English Team acabou com a histórica invencibilidade do México dentro do Azteca em Mundiais e venceu por 3 a 2, com show de Bellingham, autor de dois gols. Nas quartas, a equipe encarou a embalada Noruega, que havia eliminado Costa do Marfim (2 a 1), Brasil (2 a 1) e contava com o artilheiro Haaland. Pois os ingleses conseguiram superar o primeiro gol norueguês, empataram e, no começo da prorrogação, viraram para 2 a 1, com mais dois gols de Bellingham. Tentando afastar a pressão, a equipe foi para a semifinal elogiando a Argentina e querendo impor seu jogo. “Não há pressão sobre nós. Que pressão? O peso está sobre eles. Eles são os campeões do mundo. Eles precisam aparecer, precisam defender o título. Não há pressão nenhuma sobre nós”, comentou o zagueiro Marc Guéhi, na coletiva pré-jogo. Já o técnico Thomas Tuchel salientou o peso histórico e a base dos campeões.
“Eles são quase o mesmo grupo de quatro anos atrás. Você vê a coesão, você vê o sacrifício que eles colocam nisso. Eles acreditam no estilo deles. E o estilo deles é um estilo muito emocional. Foi no Catar e é agora. […] Eles são movidos pela história, isso significa muito para eles. Então é basicamente isso que esperamos e o que vamos enfrentar. Mas nós também somos emocionais, temos garra, temos a mentalidade necessária para encarar isso. E estamos prontos para isso”.

Do lado argentino, a fase final só tinha drama. Nos 16 avos, os campeões venceram Cabo Verde apenas na prorrogação, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e triunfo final por 3 a 2 em um jogaço. Nas oitavas, a equipe de Scaloni levou 2 a 0 do Egito e teve que buscar a virada nos minutos finais para 3 a 2. E, nas quartas, o empate com a Suíça em 1 a 1 forçou outra prorrogação, na qual a Argentina teve sangue frio para marcar dois gols e vencer por 3 a 1. Sabendo do passado que envolvia o rival, Scaloni não quis que a semifinal tivesse um peso ainda maior do que já tinha nem que o clima de guerra atrapalhasse os jogadores, como ele mesmo deixou claro em coletiva de imprensa três dias antes do jogo.
“É uma partida de futebol. A mensagem é que é uma partida de futebol. Não busquemos mais nada. Vamos jogar contra uma grande seleção, com um grande treinador, que admiro muito. É um jogo de futebol. Nada mais”.

Só que a imprensa obviamente não deixou de apimentar o duelo e o jogo ganhou o esperado clima de guerra. Prevendo um jogo pegado, Scaloni sacou o meio-campista De Paul e colocou Giuliano Simeone como titular. Do lado inglês, Tuchel trocou três peças do time que venceu a Noruega: Spence, mais combativo e rápido, entrou na lateral-esquerda no lugar de O’Reilly. Reece James, experiente, ficou com a vaga de Konsa na direita e Morgan Rogers entrou na meia-direita no lugar de Madueke.
O jogo não tinha favorito e, com as seleções em campo, ficou claro que aquela partida seria diferente. As torcidas nas arquibancadas faziam um barulho ensurdecedor e, na execução do hino inglês, os argentinos cantaram “Ya lo ves, el que no salta es un ingles” (“Viu? O que não salta é um inglês…”), deixando os atletas da Inglaterra bastante incomodados. O barulho foi tão grande que nem foi possível ouvir a melodia! O troco veio na sequência, no hino argentino, com os ingleses vaiando sem parar, o que fez os atletas da Argentina e a comissão no banco cantarem ainda mais alto, como resposta. Ali, começou a guerra por uma vaga na final.
Primeiro tempo – Mais briga do que bola
Completamente “eletrificados” após os hinos, os jogadores começaram o jogo na mais alta intensidade, com a Inglaterra partindo pra cima dos zagueiros com uma marcação altíssima e a Argentina sem aliviar nas divididas. Logo no primeiro minuto, Bellingham levou um tranco por trás de Paredes e o árbitro assinalou a primeira falta do jogo. No minuto seguinte, Elliot Anderson sofreu uma falta dura no meio de campo, desta vez de Enzo Fernández, o que provocou discussão de Bellingham com Paredes e Lisandro Martínez em um início de confusão. Era clássico, não tinha jeito! Só aos 4’ que uma boa jogada ofensiva aconteceu, quando a Inglaterra avançou pela lateral-esquerda com Spence, o camisa 25 passou bem por Molina, mas foi desarmado por Romero, que tirou de carrinho e recuperou a bola para a Argentina.


Aos 6’, foi a vez de Morgan Rogers atacar pela direita, ir até a linha de fundo e cruzar na área. Por lá, Mac Allister conseguiu cortar e evitou que a bola chegasse em Declan Rice. Em apenas nove minutos, foram sete faltas, quase uma por minuto, o que exigia pulso firme do árbitro Ismail Elfath para que o jogo não saísse do controle. Os jogadores se estranhavam muito e repetiam o clima hostil de outros encontros passados. Aos 14’, Gordon disparou pela esquerda e foi abrindo espaço na zaga argentina. O atacante, porém, demorou demais para decidir se ia chutar ou tocar e acabou desarmado pelos rivais, desperdiçando uma grande chance de gol.
A Inglaterra não conseguia trocar um ou dois passes sem que pelo menos dois argentinos chegassem para tentar roubar a bola ou fazer a falta. A marcação sul-americana era pesada e não aliviava. Isso acabava custando poder ofensivo ao time de Scaloni, que passava mais tempo minando o English Team do que construindo jogadas de ataque. Aos 19’, Morgan Rogers tocou para Reece James na ponta direita e o lateral cruzou rasteiro, mas Dibu Martínez defendeu. Aos 24’, a Argentina teve uma oportunidade em cobrança de escanteio, mas Giuliano Simeone, mesmo com o alerta do árbitro, acabou cometendo falta no goleiro Pickford e a bola ficou com a Inglaterra.
Só aos 32’ que a Inglaterra conseguiu sua primeira finalização clara, quando Rice cobrou falta na área e Stones cabeceou para fora do gol de Dibu Martínez. Tempo depois, em outra falta da esquerda do ataque, Reece James cobrou direto e Dibu Martínez afastou o perigo com um soco. A bola ainda ficou viva na área até Julián Álvarez, de cabeça, mandar para longe dali. A Argentina conseguiu engatilhar um contra-ataque com Messi, pela direita, que passou por Spence, ganhou de Kane, passou por Gordon e saiu em disparada como se estivesse incorporado Maradona 86’. Elliot Anderson, porém, não deixou o argentino seguir enfileirando ingleses e parou o camisa 10 com falta e levou cartão amarelo. Imediatamente, os argentinos foram pra cima do camisa 8 e outra discussão acalorada aconteceu.


No minuto seguinte, Messi tentou o chute de fora da área, a bola bateu na zaga e, no rebote, Enzo Fernández mandou uma bomba que tirou tinta do travessão de Pickford, no primeiro grande lance argentino no jogo. Aos 41’, Lisandro Martínez acabou parando Morgan Rogers com falta e levou amarelo. Nos acréscimos, Gordon tentou o cruzamento, a bola bateu na zaga e foi para fora. O escanteio, porém, não foi cobrado por já ter passado do tempo extra e o árbitro encerrou o primeiro tempo. Com 12 faltas argentinas e sete dos ingleses, a partida foi mais pegada e tensa do que jogada. Será que teríamos prorrogação e pênaltis como em 1998?
Segundo tempo – Dianteira inglesa, relaxamento e o cheiro de sangue
Sem alterações, as equipes voltaram para a etapa final mais ofensivas e deixaram de lado o clima faltoso, principalmente a Argentina. E isso ficou claro logo no primeiro minuto, quando Dibu Martínez lançou a bola para o ataque, Julián Álvarez dominou e finalizou para boa defesa de Pickford. Na sequência, o camisa 9 limpou dois com um só drible e chutou de novo, conseguindo escanteio. Messi cobrou curto, tabelou, recebeu de volta e cruzou, mas a zaga rebateu. O camisa 10 jogava mais aberto naquela segunda etapa, praticamente como um ponta-direita, deixando claro que o caminho a ser explorado era aquele e não o meio, congestionado pelos ingleses. O craque ainda tentou uma boa jogada pela direita no minuto seguinte, mas Bellingham conseguiu bloquear o argentino e evitou o perigo.

Aos 6’, Bellingham teve boa chance de contra-ataque pelo meio, mas Romero agarrou o camisa 10 inglês e levou amarelo. Até que, aos 10’, a Inglaterra conseguiu, enfim, tirar o zero do placar. Kane tentou um lançamento longo para Morgan Rogers, a zaga argentina cortou e a bola sobrou para Declan Rice. O meio-campista deixou com Rogers, que olhou para a área e cruzou. Gordon apareceu, ganhou de Molina e chutou de primeira, no canto de Dibu Martínez, para fazer 1 a 0.

O gol incendiou a torcida inglesa. E paralisou, por um instante, a Argentina. Logo no primeiro minuto após o gol, a zaga albiceleste falhou e Harry Kane teve a chance de fazer o segundo, mas não conseguiu aproveitar. No contra-ataque, Simeone recebeu, invadiu a área e Spence deu um carrinho preciso para desarmar o atacante argentino. Digno de nota 10, digno dos mais incríveis defensores do futebol inglês. Esse, certamente Bobby Moore bateria palmas!

A Inglaterra parecia dona do jogo. Jogava melhor, sentia a vitória consigo e a vaga na final perto. Bem, isso por três minutos. A partir do minuto 59’, a Argentina começou a sua blitz. Ficou com a bola nos pés. Foi rondando a área inglesa e passou a construir jogadas de ataque em busca do empate. A Inglaterra foi recuando e até Harry Kane deu uma de zagueiro para tirar a bola da área. Peraí… O time tinha acabado de fazer 1 a 0, havia mais de meia hora de jogo pela frente e já estava jogando com o resultado? Por que não atacar? Por que não usar aquela vantagem a seu favor e sufocar a Argentina? Sério mesmo que eles iriam ficar esperando a Argentina em seu próprio campo?? Really?
Pois foi isso mesmo que aconteceu. Em uma atitude inacreditável e em plena semifinal de Copa do Mundo, a Inglaterra só se defendeu e chamou a Argentina. Já antecipando o que vai acontecer, o técnico Scaloni, no pós-jogo, disse:
“Quando sentimos cheiro de sangue, atacamos”.
E a Argentina atacou. Atacou e atacou. Aos 60’, Enzo Fernández tentou de fora da área, mas chutou para fora. Depois, Messi tabelou com Mac Allister, tentou passe para Julián Álvarez e Stones interceptou. Aos 64’, Scaloni colocou Nico González no lugar de Paredes – que fez outra grande partida -, a fim de ter mais presença de ataque. Era tudo ou nada. Nico teve sua primeira chance logo no minuto seguinte, quando recebeu cruzamento de Messi, mas Stones afastou. Só aos 65’ que a Inglaterra chutou pela primeira vez após o gol, com Rice, mas o chute foi rasteiro e sem perigo para Dibu Martínez.


Messi passou a rondar a área inglesa, driblar, passar, cruzar. O craque deixava os companheiros em condição de gol e demonstrava sua faceta garçom, afinal, ele, além de ser um dos maiores artilheiros da história das Copas, é o maior garçom dos Mundiais. E, aos 68’, o camisa 10, como ponta-direita, cruzou na cabeça de Nico González, que testou forte, pra baixo, e Pickford defendeu espetacularmente.
Após a pausa para hidratação, as duas equipes mexeram, com a Inglaterra colocando um zagueiro (Konsa) no lugar de um atacante (Gordon, o autor do gol…), enquanto a Argentina trocou um zagueiro por outro (Lisandro Martínez por Otamendi), um lateral (Molina) por outro mais ofensivo (Montiel) e um atacante (Simeone) por um volante (De Paul). Essas mudanças deram à Argentina a espinha dorsal da formação clássica de 2022. Eram os campeões do mundo. Os que sabiam todos os caminhos do gol e de como sofrer para vencer. Os que jogaram a final de todos os tempos em Lusail. E os que mais sentiam o cheiro de sangue…


Aos 74’, De Paul apareceu no ataque, sempre pela direita, e cruzou para Mac Allister. O meio-campista cabeceou forte e a bola bateu na trave direita de Pickford! Na sequência, de novo De Paul cruzou, do mesmo lugar, e de novo Mac Allister cabeceou, mas dessa vez o goleiro inglês encaixou a bola. Dois minutos depois, Lionel Messi fez mais um lançamento perfeito para Nico González, na esquerda da grande área. O atacante cabeceou de primeira com muito perigo e mandou trincando a trave esquerda. A bola saiu pela linha de fundo, mas a arbitragem apontou impedimento controverso.
Aos 82’, mais mudanças: a Argentina sacou Tagliafico, lateral, e colocou Lautaro Martínez, atacante. Já a Inglaterra colocou Burn (zagueiro) e O’Reilly (lateral-esquerdo) nos lugares de Reece James (lateral-direito) e Rice (meio-campista). A pressão argentina aumentava, só que o tempo passava rápido. O relógio já apontava quase 85’ quando Enzo Fernández mandou uma bomba de fora da área, Pickford espalmou e a bola foi para escanteio. O camisa 24 era quem mais levava perigo naqueles chutes e sempre conseguia desferi-los sem ser pressionado. Era um caminho. E Messi percebeu isso.
O capitão argentino cobrou escanteio curto e recebeu de volta. Ele encarou Spence, ganhou espaço e viu Enzo Fernández lá na entrada da área, perto da meia-lua. Todos só tinham olhos para Messi. Ele percebeu isso… E tocou para Enzo. O camisa 24 dominou, ajeitou e bateu forte. Bellingham até tentou atrapalhar ao sair correndo em direção ao argentino, mas era tarde demais. A bola foi no canto de Pickford, que pulou, mas não alcançou: 1 a 1.


Foi o prêmio pela persistência. Pelo time que não desistiu. Teríamos prorrogação? Claro que não! A Argentina queria acabar logo com aquilo. Ainda sentia cheiro de sangue, como disse Scaloni. E continuou no ataque. O árbitro deu 9 minutos de acréscimos e a albiceleste usou o primeiro minuto extra para arquitetar e estudar sua virada.
Começou na esquerda, com Nico González, tocando a bola para Enzo, que devolveu para Nico e este tocou para Mac Allister. O meio-campista chutou rasteiro e a bola beijou o pé da trave. Outra vez! Mas teve rebote. E a bola procurou Messi. O ponta da camisa 10 arrastou dois marcadores, foi para a linha de fundo e cruzou de perna direita (e ainda tem gente que acha que ele só tem a esquerda…). Foi perfeito. Na área, Lautaro Martínez. O camisa 22, que em 2022 foi tão criticado por não ser o matador que a torcida tanto via na Internazionale, subiu mais alto do que dois zagueiros ingleses e fez o gol da virada: 2 a 1.
O Mercedes-Benz Stadium quase foi abaixo. A torcida enlouqueceu. O banco de reservas inteiro da Argentina foi comemorar com Messi e Lautaro na lateral-direita do campo. Era mais um épico para a coleção da campanha albiceleste na Copa. E uma virada para qualquer argentino lembrar por décadas, gerações. Exatos 40 anos depois da vitória por 2 a 1 com la mano de Dios e o golaço de Maradona, a Argentina fazia 2 a 1 na Inglaterra, dessa vez de virada e com a genialidade de Messi, garçom dos dois gols da noite, e com a garra e persistência de um time que não desiste e que honrava o emblema de campeão na camisa.


O jogo ainda teve mais três minutos além do apontado pelo árbitro, mas nada aconteceu. Nada de prorrogação e nada de pênaltis como em 1998. A vaga na final ficou com a Argentina e a Inglaterra amargou outra decepção em Mundiais, dessa vez de maneira vexatória pela postura do time após sair na frente. O English Team pensou que “estava tudo acabado”, como diria Kenneth Wolstenholme. Bem, após a virada argentina, acabou. Simplesmente eterno.
Pós-jogo: o que aconteceu depois?
Argentina: o triunfo dos sul-americanos encerrou o jejum de vitórias sobre a Inglaterra nos 90 minutos que perdurava desde os 2 a 1 de 1986. De quebra, aumentou ainda mais o peso da campanha dos campeões, que chegaram à sétima vitória em sete jogos. Na comemoração, os jogadores aproveitaram e estenderam uma faixa no gramado com os dizeres “las Malvinas son argentinas”, alimentando ainda mais o famigerado confronto da década de 1980. O técnico Scaloni comentou sobre a vitória na coletiva.
“É uma demonstração de espírito coletivo, fraternidade e de lutar até o final. Eu acredito que a gente joga melhor quando está atrás no placar. O rival fica mais acuado e quando sentimos o cheiro de sangue, a gente ataca. A equipe continua mostrando essa garra, de que se pode lutar até o final”.

Messi, que chegou às 12 assistências para gols em Copas e à sua 3ª final de Copa na carreira – mesmo número do então recordista único, o brasileiro Cafu – destacou ainda no gramado que sentiu a Inglaterra entregue. “Foi uma emoção muito grande. Quando empatamos, sentimos o apoio da torcida porque percebemos que poderíamos ganhar nos 90 minutos. Já os tínhamos encurralados. Entrávamos por dentro, por fora, criávamos chances com cruzamentos, passes em profundidade… Sentíamos que eles já não queriam mais jogar, e nós estávamos muito perto da vitória.[…] Como eu disse, a Argentina é muito grande, porque era um jogo que queríamos vencer de qualquer maneira. Além disso, a vitória nos leva a disputar mais uma final de Copa do Mundo ”, disse o craque.
Depois de tantos épicos e sofrimentos, a Argentina parece ter esgotado seu estoque de milagres na final. Os sul-americanos enfrentaram a Espanha e foram completamente dominados pelos europeus, que só não construíram um placar largo por causa das defesas de Dibu Martínez e pela falta de pontaria. O 0 a 0 seguiu nos 90 minutos e, na prorrogação, a Espanha venceu por 1 a 0, conquistando o bicampeonato mundial. Restou à Argentina as lembranças de jogos como o da semifinal, quando jogou pelos hinchas, pela honra e pelos pibes das Malvinas.
Inglaterra: “covarde”. Foi assim que a maioria dos veículos de imprensa definiu a atitude do técnico Tuchel durante o segundo tempo. Ele foi acusado de ser o principal responsável pela eliminação, apesar de os jogadores também terem tido culpa por não se posicionarem dentro de campo e seguirem na ofensiva, em especial o capitão Harry Kane, que não foi o líder que a Inglaterra precisava. Tuchel tentou se explicar no pós-jogo. “Estamos desapontados. Estivemos tão perto, mas ficamos muito passivos depois do gol. Sofremos muitos cruzamentos, chances e chutes. Estivemos perto, mas não conseguimos manter o nível depois de marcar”.
“Decidimos jogar com cinco defensores porque os espaços estavam muito grandes e eles estavam cruzando muito, então queríamos ser fortes no jogo aéreo. Logo após o gol do Gordon, sem substituições, sofremos muitos cruzamentos. Tentamos ajudar os jogadores, mas a responsabilidade é do treinador. Estivemos muito perto, merecíamos estar vencendo por 1 a 0. Fizemos uma das nossas melhores partidas (até ali), talvez a nossa melhor partida. É claro que queríamos buscar o segundo gol, mas não adianta se você não tem a bola. Ficamos muito passivos, não conseguimos manter a posse de bola. Não acho que tenha sido um problema estrutural”.

Sem levantar um troféu sequer desde 1966, derrotada em duas finais seguidas de Eurocopa – 2020 e 2024 – e eliminada em duas semifinais de Copas – 2018 e 2026 -, essa geração já está marcada pelos fracassos e por nunca conseguir demonstrar imposição nos momentos decisivos. Um filme trágico que o torcedor inglês acompanha há décadas e não sabe mais como o roteiro poderá mudar e ter um final feliz. Nem o terceiro lugar conquistado após vitória por 6 a 4 sobre a França ajudou a dar esperança. Está difícil para o futebol voltar para casa…

O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.




