in

De Virada: As Melhores Reviravoltas do Futebol nos Últimos Meses

Um dos aspectos mais emocionantes do futebol é que nunca se sabe ao certo quem vai vencer uma partida. Neste esporte, até mesmo uma vantagem de 3 ou 4 gols pode ser revertida em apenas 10 a 15 minutos.

As viradas atraem os torcedores por causa das incríveis emoções que experimentam quando a equipe pela qual torcem consegue se recuperar de uma situação desfavorável. Imagine: você está no estádio e antes do início da partida fez uma aposta simbólica na equipe da casa na plataforma de R$1. No final, a equipe em que você apostou se recupera de um placar adverso de 0-2 e vence o jogo por 3-2. Sensacional, não é?

É claro que quando se fala em viradas no futebol, a maioria pensa em jogos como Liverpool e Milan no Milagre de Istambul ou Barcelona e PSG pela Liga dos Campeões em 2017. Mas a verdade é que o futebol brasileiro também já produziu muitas viradas históricas. Neste artigo você vai conferir alguns exemplos marcantes. E para reforçar a ideia de que o futebol é realmente imprevisível, vamos apresentar viradas que aconteceram recentemente. Confira a seguir.

Vitória 3 x 2 Bahia – Final do Campeonato Baiano de 2024

Se você conhece o futebol brasileiro sabe que o BA-VI é uma das maiores rivalidades do Brasil. Os dois times de Salvador já acumulam centenas de embates, provocações e até brigas dentro de campo. Neste ano, a dupla decidiu o Estadual e, no jogo de ida, o Bahia conseguiu abrir 2 a 0 dentro da casa de seu maior rival. 

Entretanto, o técnico Rogério Ceni fez mudanças bastante questionáveis pelos torcedores e o Vitória conseguiu arrancar um empate aos 89 minutos. Isso por si só já seria um bom resultado para o Vitória, mas no minuto 90’+8’, o Leão fez o impossível e virou o jogo fechando o placar em 3×2. No duelo seguinte, na Fonte Nova, o Vitória segurou o empate em 1 a 1 e celebrou um título que não vencia há 6 anos.

Botafogo 3 x 4 Palmeiras – Brasileirão 2023

O Botafogo fez uma de suas melhores campanhas no Brasileirão em 2023. A equipe conseguiu abrir 12 pontos de vantagem para o segundo colocado em certo ponto. Entretanto, o clube carioca foi perdendo o fôlego no segundo turno.

E a queda do alvinegro ficou marcada no jogo contra o Palmeiras. Jogando dentro de casa, o Botafogo abriu 3 a 0 no placar. Mas o Palmeiras tinha uma arma secreta: Endrick, promessa do futebol brasileiro já contratado pelo Real Madrid. O Palmeiras não só correu atrás do resultado como também virou o jogo no segundo tempo. Endrick, além de marcar, foi eleito o melhor em campo. Leia mais clicando aqui!

Botafogo 3×4 Grêmio – Brasileirão 2023

Parecia mentira, mas dias depois, contra o Grêmio, o alvinegro mais uma vez entregou o ouro ao rival em uma atuação de gala do artilheiro Luis Suárez. O time carioca fez 1 a 0, o tricolor empatou e o Fogão fez 3 a 1, com Júnior Santos e Marlon Freitas. Vitória consolidada, certo? Errado. Suárez começou seu recital aos 50’, quando fez o segundo do Grêmio. Três minutos depois, o uruguaio empatou. E, aos 69’, completou seu triplete e virou o jogo: 4 a 3. O Grêmio seguiu firme rumo ao vice-campeonato. Já o Botafogo desandou de vez e terminaria apenas na 5ª colocação.

Atlético Mineiro 2 x 2 Cruzeiro – Final do Campeonato Mineiro de 2024

Este jogo não foi uma virada, mas o sentimento foi parecido. Com apenas 26 minutos, o Atlético Mineiro já estava com 2 a 0 no placar contra o seu maior rival, o Cruzeiro. Este resultado se arrastou até 49 minutos, quando um gol contra saiu.

O Galo foi superior na etapa inicial, mas a Raposa igualou as ações no segundo tempo e conseguiu empatar aos 90’+5’ minutos de jogo. No segundo jogo, porém, o Atlético venceu por 3 a 1 e ficou com o título.

Brasil 3 x 3 Espanha – Amistoso de 2024

 

Este jogo também não foi uma virada, mas merece destaque por conta de toda a história em sua volta. Vinicius Júnior, brasileiro e jogador do Real Madrid, tem sido vítima de ataques racistas na Espanha.

O jogador já se manifestou diversas vezes contra o que estava acontecendo. A impunidade é a maior crítica feita pelo atleta e também por boa parte da imprensa. Para acalmar os ânimos, um amistoso foi marcado entre Espanha e Brasil, dentro da Espanha. 

De amistosos este jogo só tinha o nome. Faltas, pênaltis e confusões marcaram o jogo. Os espanhóis abriram 2 a 0 já no primeiro tempo, sendo o primeiro gol feito em um pênalti aos 12 minutos. Mas Rodrygo, outro jogador do Real Madrid, diminuiu aos 40 minutos. 

O empate veio aos 50 minutos com gol de ninguém menos que Endrick. Foi o primeiro gol do brasileiro na Espanha e também o primeiro com a camisa da seleção principal brasileira. Mas a emoção não acabou por aí e outro pênalti foi marcado para a Espanha e convertido aos 87 minutos. O placar ficou em 3 a 2. Mas o jogo teve um final feliz para o Brasil com o gol de pênalti marcado por Paquetá aos 96 minutos, fechando o placar em 3 a 3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jogos Eternos – Santos 7×6 Palmeiras 1958

Jogos Eternos – Santos 0x6 Palmeiras 1996