in

Confrontos do mata-mata da Libertadores e da Sul-Americana de 2023

Por Guilherme Diniz

 

A Conmebol sorteou os duelos e chaveamento da etapas finais da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana de 2023. Na Liberta, o único duelo brasileiro garantido é Atlético-MG x Palmeiras,  já nas oitavas, confronto que se repete pela terceira vez seguida. Em 2021 e em 2022, o Verdão se classificou. Será que o Galo, agora com Luiz Felipe Scolari, consegue a revanche? Do mesmo lado da chave, o duelo Nacional-URU x Boca Juniors-ARG promete muita disputa e jogos bem catimbados, afinal, serão nove títulos e muita tradição em campo. Vale ficar de olho também no Independiente Del Valle-EQU, em grande fase e que busca como nunca seu primeiro título da Libertadores.

Do outro lado da chave, podemos ter um histórico Fla-Flu nas quartas de final, enquanto o Internacional terá o difícil River Plate-ARG e seu remodelado estádio Monumental pela frente. O Furacão terá que superar a altitude de La Paz e o Bolívar se quiser seguir adiante.

Veja o chaveamento:

 

Copa Libertadores – caminho até a final

 

Na Copa Sul-Americana, os primeiros colocados de cada grupo avançaram direto para as oitavas de final. Os segundos colocados enfrentarão os terceiros colocados vindos da fase de grupos da Libertadores em disputas de play-offs. Os vencedores dos play-offs seguirão às oitavas, que já têm clubes como São Paulo-BRA (dono da melhor campanha da primeira fase), LDU-EQU, Goiás-BRA, Newell’s Old Boys-ARG, Fortaleza-BRA e RB Bragantino-BRA. São três brasileiros envolvidos nos play-offs: Corinthians (oriundo da Liberta), Botafogo (segundo colocado na fase de grupos da Sula) e América-MG (segundo colocado na fase de grupos da Sula).

Veja o chaveamento:

 

Copa Sul-Americana – caminho até a final

 

Esquadrão Imortal – Botafogo 1967-1968

Craque Imortal – Luis Suárez Miramontes