in

Brasileirão terá artilheiro inédito em 2024 e lista dos principais goleadores segue intacta

Roberto Dinamite é, até hoje, o maior artilheiro da história do Brasileirão. Foto: Daniel Ramalho/Vasco

A artilharia do Campeonato Brasileiro deste ano terá um novo nome para o hall de maiores goleadores de uma edição e o status, apesar de nem sempre representar título, valoriza o jogador que conquista a célebre marca de ser quem mais balançou as redes no torneio mais disputado do mundo.

Além de trazer alegria aos torcedores, preocupação aos adversários e até impactar em palpites de hoje em dia, o artilheiro é um dos jogadores que torna-se mais valorizado, não apenas por ser decisivo, mas por ter seu nome falado, se rosto exposto no auge do jogo e sua comemoração estampada em todas as fotos do dia seguinte ao jogo. 

Veja quem são os maiores artilheiros da história do Brasileirão:

No entanto, o artilheiro deste ano ainda não vai interferir na lista com os principais goleadores da história da competição, afinal apenas um jogador em atividade está no top 15 da lista, Gabriel Barbosa, que não chegou perto do goleador que já foi em edições passadas. 

Saiba os jogadores que mais balançaram a rede no campeonato:

Roberto Dinamite: o artilheiro vascaíno lidera a lista com tranquilidade, marcou 190 vezes no total, entre 1971 e 1992, balançando as redes apenas por duas equipes: Vasco da Gama e Portuguesa. Sua média é de 0.58.

Fred: o atacante anotou 158 gols em 343 partidas, média de 0.46. De 2004 a 2022, o centroavante passou por Cruzeiro, Atlético-MG e Fluminense, sendo o último o clube em que mais se destacou, ao vencer os títulos nacionais de 2010 e 2012. Com faro de gol, ele ocupa a segunda colocação do ranking. 

Romário: todo palpite apontaria que o baixinho estaria nessa lista, afinal, é um dos grandes nomes da história do futebol brasileiro. No principal campeonato nacional, Romário fez 154 gols em 251 jogos, média de 0.61 – a mais alta do top 5. Com passagens pelos cariocas Vasco da Gama, Fluminense e Flamengo, terminou como artilheiro do Brasileirão três vezes: 2000, 2001 e 2005, quando chegou ao seu milésimo gol na carreira. 

Edmundo: mais um ídolo vascaíno na lista. Com apenas um gol a menos do que Romário, o Animal marcou gols com as camisa de Flamengo, Cruzeiro, Fluminense, Vasco da Gama e Palmeiras, sendo muito admirado e torcedor declarado destas últimas duas equipes. Fez 153 gols em 316 partidas. 

Zico: fecha o top 5 o Galinho, ídolo do Flamengo, que fez 135 gols em 249 jogos, apenas com a camisa do rubro-negro. Zico, para muitos, é o maior ídolo da história do Mengão e comandou a equipe em 13 títulos, sendo um dos maiores vencedores pelo clube. O destaque é que ele é o único jogador que não é atacante na lista do top 10. 

A lista dos 10 maiores artilheiros é complementada por Diego Souza (130 gols), Túlio Maravilha (129), Serginho Chulapa e Dadá Maravilha (ambos com 127), Washington Coração Valente (126) e Luís Fabiano (116). 

Vale ressaltar que Gabigol é o único jogador em atividade que está no top 15, ocupando a 13ª posição com 107 gols. O maior artilheiro em uma mesma edição é Washington Coração Valente, que fez 34 gols em 2004, atuando pelo Athletico-PR. Entre as equipes que mais tiveram os artilheiros de cada edição, o Atlético-MG lidera com 9 artilheiros, seguido do Santos, com 8. Vasco (7), Fluminense (6) e São Paulo (5) vêm a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atlético-MG x Botafogo grandes jogos na história

Atlético-MG x Botafogo: Grandes jogos na história

Esquadrão Imortal – Panathinaikos 1968-1971