Por Guilherme Diniz
A celebração do centenário de fundação é provavelmente um dos maiores momentos de um clube de futebol. Vários já alcançaram a marca ao redor do mundo, mas manter a competitividade por um século é tarefa para poucos. No ano de tal celebração, os torcedores esperam por troféus, camisas especiais, contratações de peso e muitas glórias. Mas será que todo centenário é motivo de festa? Bem, para alguns clubes, sim. Para vários, nem tanto. E para outros, foi motivo de pesadelo e vexames. É hora de conhecer mais sobre os centenários de alguns dos principais clubes do Brasil!
Sumário
Athletico-PR
Completou 100 anos em 2024
Títulos: 1 (Campeonato Paranaense)
Vexame: Rebaixado no Brasileirão
O ano do centenário do Furacão começou repleto de expectativas. No Campeonato Paranaense, o clube liderou de maneira invicta a primeira fase do torneio e, no mata-mata, despachou os rivais para ficar com seu 28º título estadual. A torcida, claro, acreditou em boas campanhas na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, além de um bom papel no Brasileirão. Só que os meses foram passando e o time demonstrou que não estava pronto para competir contra os grandes rivais da temporada. Tanto na Copa do Brasil quanto na Sula, o Furacão foi eliminado nas quartas de final. E, no Brasileirão, fez uma campanha trágica que culminou com o rebaixamento para a Série B, repetindo o “feito” do rival Coritiba, também rebaixado no ano do centenário, em 2009.
Atlético-MG
Completou 100 anos em 2008
Títulos: 0
O Galo não teve motivo algum para comemorar seu centenário, em 2008. Promovido recentemente da Série A – o clube foi campeão da Série B em 2006 -, o alvinegro terminou o ano como vice-campeão estadual, foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil e precocemente na Copa Sul-Americana, e passou todo o Brasileirão lutando para não cair.
Botafogo
Completou 100 anos em 2004
Títulos: 0
O Botafogo de Futebol e Regatas foi fundado oficialmente em 8 de dezembro de 1942, resultado da fusão do Club de Regatas Botafogo e do Botafogo Football Club. Portanto, seu centenário só deveria ser celebrado em 2042. Mas isso seria apagar uma história enorme. O Club de Regatas Botafogo, voltado para a prática do Remo, foi fundado em 1894. Já o Botafogo Football Club foi fundado em 1904 e exclusivo para a prática de futebol. Por isso, quando falamos sobre futebol, consideramos a data de 1904 como ponto de partida do centenário do alvinegro na modalidade.
Em 2004, um ano após subir da segundona no Brasileirão, o Botafogo não teve grandes planos de títulos nem condições financeiras para tal. Por isso, a equipe lutou mesmo para não cair para a Série B novamente e conseguiu, com muito sufoco, após terminar apenas uma posição acima da zona da degola, com um ponto a mais do que o primeiro rebaixado, o Criciúma.
Ceará
Completou 100 anos em 2014
Títulos: 1 (Campeonato Cearense)
O Vozão celebrou seu centenário com o título estadual em cima do rival Fortaleza. Após realizar a melhor campanha, o alvinegro nem precisou vencer a final para ficar com a taça: empatou os dois jogos em 0 a 0 e celebrou o tetracampeonato consecutivo. O Ceará ainda brigou pelo título da Copa do Nordeste, mas acabou derrotado pelo Sport por 2 a 0 (no Recife) e não reverteu a desvantagem na volta, empatando em 1 a 1 no Castelão.
Corinthians
Completou 100 anos em 2010
Títulos: 0
Depois de enfrentar anos terríveis com a queda para a Série B do Brasileirão, em 2007, e a perda do título da Copa do Brasil de 2008 para o Sport, o Corinthians deu a volta por cima em 2009 com as conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil, ambos no embalo da estrela Ronaldo, grande reforço do clube na época. Em 2010, o Timão se encheu de expectativas para seu centenário, principalmente com a manutenção do craque e do elenco. Porém, o clube só decepcionou.
O alerta foi ligado logo no começo do ano, quando a equipe não conseguiu se classificar para a fase final do campeonato estadual. Na Libertadores, tudo ia bem e o clube conseguiu a melhor campanha da fase de grupos. Mas, logo nas oitavas de final, o Timão foi eliminado pelo Flamengo em pleno Pacaembu e deu adeus ao sonho de um título ainda inédito. A equipe brigou pelo título do Brasileirão mesmo com a saída do técnico Mano Menezes para a seleção brasileira, mas acabou em terceiro lugar e passou o centenário “sem ter nada”.
Coritiba
Completou 100 anos em 2009
Títulos: 0
Vexame: Rebaixado no Brasileirão
O Coxa foi outro clube a viver um centenário trágico. No Estadual, a equipe nem vice foi e terminou atrás do rival Athletico (campeão) e do J.Malucelli (vice). Na Copa do Brasil, o time alcançou pela primeira vez a fase semifinal, mas acabou eliminado pelo Internacional. Na Copa Sul-Americana, o time foi eliminado ainda na antiga fase nacional, para o Vitória. E, no Brasileirão, foi rebaixado após empatar em 1 a 1 com o Fluminense, em pleno Couto Pereira, na última rodada, em um jogo marcado por violência e invasão de campo após o apito final.
Cruzeiro
Completou 100 anos em 2021
Títulos: 0
Vexame: Passar o centenário na Série B do Brasileirão
Se teve um clube que sofreu no ano de seu centenário, este clube foi o Cruzeiro. Com tantas glórias, craques e momentos marcantes no futebol brasileiro e sul-americano, a Raposa não teve absolutamente nada para celebrar em 2021. Vítima de administrações patéticas nos anos anteriores, o clube foi rebaixado para a segunda divisão do Brasileirão em 2019 e, ao contrário de muitos grandes, não conseguiu subir no ano seguinte. E, para piorar, fez uma campanha horrível em 2021 que quase culminou com o rebaixamento para a Série C! Sem conquistar nenhum título, o clube ainda teve o imenso desprazer de ver o rival Atlético-MG conquistar naquele mesmo ano os títulos do Brasileirão, da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro, ou seja, a Tríplice Coroa que apenas o Cruzeiro tinha até então no país.
Flamengo
Completou 100 anos em 1995
Títulos: 0
O clube mais popular do Brasil investiu no “ataque dos sonhos” para ganhar tudo em seu centenário. A diretoria trouxe Romário, em alta após o tetracampeonato mundial pela seleção, e Edmundo, que havia brilhado pelo Palmeiras bicampeão brasileiro em 1993 e 1994. A dupla se juntou ao talentoso atacante Sávio e encheu o torcedor de esperanças para a temporada de 1995. Porém, o rubro-negro não teve nada para comemorar. Romário e Edmundo mais brigaram do que jogaram, e, no Estadual, primeiro grande objetivo do ano e super valorizado na época, o Flamengo perdeu a final para o rival Fluminense por 3 a 2, na épica decisão com o gol de barriga de Renato Gaúcho.
Na Copa do Brasil, a equipe alcançou as semifinais, mas foi eliminada pelo Grêmio. No Brasileirão, ficou na última colocação da Chave A da primeira fase, na 7ª colocação da Chave A da segunda fase e terminou o campeonato na 21ª posição, apenas duas colocações acima do rebaixamento. Para sepultar uma temporada péssima, o clube ainda perdeu a decisão da Supercopa da Libertadores em pleno Maracanã para o Independiente.
Fluminense
Completou 100 anos em 2002
Títulos: 1 (Campeonato Carioca)
Após viver os piores anos de sua história, entre 1996 e 1999, o tricolor entrou no novo milênio completando 100 anos em 2002. E teve um momento de felicidade no primeiro semestre com a conquista do Campeonato Carioca, o 29º de sua história. No restante da temporada, a equipe fez uma boa campanha no Brasileirão e, embalado pelo ataque formado por Romário e Magno Alves, alcançou a semifinal, na qual acabou perdendo para o Corinthians. Na Copa do Brasil, a equipe acabou eliminada nas quartas de final para a zebra Brasiliense.
Fortaleza
Completou 100 anos em 2018
Títulos: 1 (Campeonato Brasileiro – Série B)
O centenário do Leão foi emblemático por simbolizar o início de uma era de ouro do clube, que chegou ao fundo do poço anos antes ao ser rebaixado para a terceira divisão. Comandado por Rogério Ceni e com uma diretoria competente, visionária e muito profissional, o Fortaleza foi campeão brasileiro da Série B com 71 pontos e apenas 9 derrotas em 38 jogos. O destaque do time foi o artilheiro Gustavo, com 14 gols, além de nomes como Marcelo Boeck, Tinga, Marlon e Osvaldo. Dali em diante, o Fortaleza se consolidou como uma das equipes mais fortes do país e não saiu mais da Série A. Leia mais clicando aqui!
Grêmio
Completou 100 anos em 2003
Títulos: 0
O tricolor gaúcho foi outro clube a viver um centenário deprimente. Vivendo anos terríveis, a equipe nem sequer disputou a final do Gauchão (pelo segundo ano seguido), realizada entre o Internacional e o 15 de Novembro. Na Copa Sul-Americana, a equipe caiu já na fase preliminar diante do São Paulo – 4 a 0. E, no Brasileirão, brigou para não cair e terminou na 20ª colocação. No ano seguinte, após “anos de esforço”, o clube caiu para a Série B ao terminar na lanterna do Brasileirão de 2004.
Guarani
Completou 100 anos em 2011
Títulos: 0
Primeiro campeão do Campeonato Brasileiro vindo do interior do Brasil, em 1978, o Bugre celebrou 100 anos em apuros. Com graves problemas financeiros e sem um elenco competitivo, a equipe lutou até o fim para não cair na Série B do campeonato nacional. Com muito drama, o time alviverde conseguiu permanecer na segundona e evitou o fantasma da série C. No ano seguinte, conseguiu se reestruturar e foi vice-campeão paulista.
Internacional
Completou 100 anos em 2009
Títulos: 2 (Campeonato Gaúcho e Copa Suruga)
Vivendo o período mais vertiginoso de sua história após conquistar os títulos do Mundial de Clubes da FIFA e da Copa Libertadores, em 2006, e da Copa Sul-Americana de 2008, o Internacional celebrou seu centenário levantando os títulos do Campeonato Gaúcho e da Copa Suruga, antiga competição que reunia os campeões da Sul-Americana e da Liga Japonesa. Comandado pelo técnico Tite e com nomes como Bolívar, Índio, Kléber, Guiñazú, Giuliano e Taison, o Colorado brigou também pelo título da Copa do Brasil, mas, na final, foi derrotado pelo Corinthians do técnico Mano Menezes e do craque Ronaldo. No Brasileirão, o Inter terminou na segunda colocação e não conseguiu levantar um caneco que não vem desde 1979.
Juventude
Completou 100 anos em 2013
Títulos: 0
Campeão da Copa do Brasil de 1999, o Juventude não tinha motivos para comemorar o centenário, em 2013. Motivo: o clube estava no fundo do poço e disputava a Série D do Campeonato Brasileiro na época. No entanto, para ao menos fazer valer a temporada, o clube conseguiu o acesso à Série C após superar as fases iniciais e chegar à final, eliminando pelo caminho Londrina, Metropolitano e Tupi. O time até brigou pelo título contra o Botafogo-PB, mas, após vencer em casa por 2 a 1, acabou derrotado na Paraíba por 2 a 0 e ficou com o vice.
Náutico
Completou 100 anos em 2001
Títulos: 1 (Campeonato Pernambucano)
O centenário do Timbu foi muito comemorado pela fanática torcida alvirrubra por conta do título estadual conquistado naquele ano, algo que não foi igualado nem pelo Santa Cruz e nem pelo Sport nos anos em que completaram 100 anos. Na final de 2001, o Náutico derrotou o Santa nos dois jogos – 2 a 1 e 2 a 0 – e ficou com o troféu. A façanha única do Timbu se deu graças ao técnico Muricy Ramalho, ídolo dos torcedores e que venceu também o campeonato estadual de 2002. A partir dali, o treinador ganhou fama e se transformou em um dos mais vitoriosos técnicos do país.
Palmeiras
Completou 100 anos em 2014
Títulos: 0
Ainda sem a prestigiosa parceria com a Crefisa, o Palmeiras vinha de mais uma temporada na segunda divisão (em 2013) quando celebrou seu centenário. O grande momento do ano foi a inauguração de seu novo estádio, o Allianz Parque, já dentro de campo o clube não teve nada para celebrar. Sem grandes jogadores e com mudanças no comando técnico, a equipe não levantou nenhum troféu e quase foi rebaixada de novo no Brasileirão. O desastre só não aconteceu por causa de um rival (rival?): o Santos, que venceu o Vitória em Salvador por 1 a 0, na última rodada, e livrou o Palmeiras da degola, que havia empatado em 1 a 1 com o Athletico-PR.
Se o Vitória tivesse vencido, terminaria com 41 pontos e rebaixaria o Verdão. Mas, como perdeu, terminou com 38 pontos, enquanto o Palmeiras ficou com 40, uma posição acima da degola. No ano seguinte, o Palmeiras começou a parceria com a Crefisa e venceu a Copa do Brasil, adivinhe, em cima do Santos, iniciando uma reviravolta tremenda em sua história.
Paysandu
Completou 100 anos em 2014
Títulos: 0
O Papão celebrou 100 anos com mais tristezas do que alegrias. E nenhum grande troféu. Na Copa Verde, o clube conseguiu alcançar a final e eliminou o grande rival Remo nas semis com vitória por 1 a 0 e empate em 0 a 0. Porém, na decisão, o título acabou ficando com o Brasília, após vitória nos pênaltis por 7 a 6. Tempo depois, os paraenses foram em busca do título estadual, mas o rival Remo deu o troco e foi campeão após golear o Paysandu por 4 a 1 na ida e perder por apenas 2 a 0 a volta.
O último compromisso do ano foi a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, no qual o Paysandu chegou à final e garantiu o acesso à Série B. Mas, de novo, a taça escapou: a equipe empatou em 1 a 1 o duelo da ida, contra o Macaé, no Rio, e empatou em 3 a 3 a volta, no Mangueirão. Como valia o critério do gol fora, os cariocas foram campeões e o Papão terminou o ano sem nenhum troféu para sua galeria.
Portuguesa
Completou 100 anos em 2020
Títulos: 1 (Copa Paulista)
A Lusa celebrou 100 anos com o título da Copa Paulista, conquista que possibilitou à tradicional equipe de SP disputar o Campeonato Brasileiro da Série D de 2021. Foi um alento em tempos conturbados na história de um clube que já foi vice-campeão brasileiro em 1996 e teve um lendário esquadrão nos anos 1950.
Remo
Completou 100 anos em 2005
Títulos: 1 (Campeonato Brasileiro – Série C)
Bicampeão paraense em 2003 e 2004, o Remo queria o tricampeonato no ano do seu centenário, em 2005, mas adivinhe quem azedou o açaí dos azuis? O Paysandu, claro, que que venceu os dois turnos e ficou com o troféu. No entanto, o Leão conseguiu dar a volta por cima em grande estilo: foi campeão brasileiro da Série C, conquistou o acesso à Série B e levantou seu primeiro troféu nacional. No quadrangular final, a equipe terminou na primeira posição, deixando para trás o América-RN, o Ipatinga e o Novo Hamburgo. De quebra, o Remo viu o rival Paysandu ser rebaixado no Brasileirão da Série A e o clássico Re-Pa foi disputado na Série B em 2006.
Santa Cruz
Completou 100 anos em 2014
Títulos: 0
O tricolor viveu um centenário de muitas tristezas em 2014. Tanto no Campeonato Pernambucano quanto na Copa do Nordeste, a equipe foi eliminada pelo rival Sport e não conseguiu brigar pelo troféu. E, na Série B do Campeonato Brasileiro, teve altos e baixos que prejudicaram a luta pelo acesso à elite. Com isso, os pernambucanos terminaram na 9ª colocação. Só no ano seguinte, em 2015, que o clube conseguiu o título estadual no centenário do Campeonato Pernambucano.
Santos
Completou 100 anos em 2012
Títulos: 2 (Recopa Sul-Americana e Campeonato Paulista)
O Peixe celebrou seu centenário com mais dois títulos para sua galeria. Primeiro, veio o Campeonato Paulista, sem qualquer percalço e após vitórias por 3 a 0 e 4 a 2 sobre o Guarani na final. Depois, a equipe faturou a inédita Recopa Sul-Americana, quando superou a Universidad de Chile com um 2 a 0 no agregado. Os momentos ruins foram na Libertadores e no Brasileirão: o time foi eliminado pelo Corinthians, nas semifinais da competição continental, e terminou apenas na 8ª colocação do Brasileirão. Leia mais clicando aqui!
Sport
Completou 100 anos em 2005
Títulos: 0
O rubro-negro foi pentacampeão estadual entre 2006-2010 e da Copa do Brasil de 2008, em um dos mais gloriosos períodos de sua história. Mas tudo isso só começou após o centenário, celebrado em 2005 e que não rendeu nenhum troféu ao Leão da Ilha do Retiro. No Pernambucano, o Sport nem chegou à final e viu o Santa Cruz ser campeão, com o Náutico vice. E, na Série B do Campeonato Brasileiro, a equipe sofreu demais e quase foi rebaixada para a Série C, terminando uma posição acima da zona de descenso.
Vasco
Completou 100 anos em 1998
Títulos: 2 (Copa Libertadores e Campeonato Carioca)
Até hoje, de todos os centenários de clubes brasileiros, o do Vasco foi o mais rico em termos de conquistas. Afinal, nenhum clube do país celebrou justamente em uma data tão especial uma Copa Libertadores, grande façanha do esquadrão de Carlos Germano, Mauro Galvão, Felipe, Ramon, Juninho Pernambucano, Luizão e Donizete. No ano anterior, a equipe ainda havia vencido o Campeonato Brasileiro, que deu a vaga para a Liberta de 1998 e possibilitou ao clube carioca alcançar a Glória Eterna pela primeira vez. Além disso, o Vasco venceu o Campeonato Carioca de maneira incontestável.
O único dissabor do clube naquele ano aconteceu em dezembro, na decisão do Mundial Interclubes: a equipe enfrentou o Real Madrid, campeão europeu, e acabou perdendo por 2 a 1 em um jogo dramático, épico e com várias chances de gol para o time brasileiro, que jogou melhor do que o rival. Leia mais clicando aqui!
Vitória
Completou 100 anos em 1999
Títulos: 2 (Copa do Nordeste e Campeonato Baiano)
O rubro-negro viveu um centenário de grandes momentos, títulos e festas. Na Copa do Nordeste, o Leão derrotou na final simplesmente o rival Bahia, após vencer o duelo da ida por 2 a 0 e perder por apenas 1 a 0 a volta, em dois clássicos históricos para o torcedor. No Campeonato Baiano, teve polêmica: o Vitória tinha o direito de escolher o campo da partida de volta da decisão contra o Bahia, mas o tricolor apelou à uma ação judicial e conseguiu com que as duas partidas fossem disputadas na Fonte Nova, mas sem o consentimento do rival. Assim, no dia da segunda partida, cada clube foi para um estádio, ambos celebraram W.O. e se consideraram campeões. Anos depois, a Federação Baiana disse que nenhum dos dois havia sido campeão, mas voltou atrás e declarou ambos campeões.
No Campeonato Brasileiro da Série A de 1999, o Vitória fez grande campanha e se classificou para a fase final. Nas quartas de final, venceu o Vasco em um pirotécnico 5 a 4, em casa, e empatou em 2 a 2 no Rio, conseguindo a vaga na semifinal. Nela, a equipe acabou eliminada pelo Atlético-MG e terminou o torneio na 3ª colocação, sua segunda melhor campanha na história do torneio, atrás apenas do vice de 1993.
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.