A qualidade dos jogadores de futebol do Brasil é reconhecida em todo o mundo. O país produziu alguns dos maiores jogadores de futebol que já existiram, atletas com um talento nato e um estilo de jogo único, com muito gingado e dribles, características que encantam os times internacionais, principalmente os europeus. Campeão de cinco Copas do Mundo, o país sul-americano exporta craques para diversos cantos do mundo há anos, incluindo a poderosíssima Premier League.
No total, mais de 70 jogadores brasileiros já passaram pela Premier League, sendo Isaías o primeiro a estrear por aquelas terras, jogando no Coventry City, em 1995. Logo após a estreia de Isaías, Juninho Paulista fez belas campanhas jogando no Middlesbrough nas temporadas de 1996/1997.
Se você ama acompanhar e quer saber tudo sobre jogos de futebol, fique por dentro dos nossos artigos esportivos, sempre trazendo informações completas e histórias interessantes. Agora que conhecemos o início da história dos brasileiros na Premier League, vamos acompanhar quais são os maiores craques brasileiros que já jogaram na famosa Liga.
Gilberto Silva
O brasileiro Gilberto Silva foi brilhante no meio de campo do lendário Arsenal dos anos 2000. Com atuações fantásticas, eficientes e quase perfeitas tecnicamente, o brasileiro jogou de 2002 até 2008 no time e virou até capitão quando já estava consagrado. Além de ser ótimo no meio, ainda se arriscava no ataque graças a sua técnica, e marcava uns golzinhos de vez em quando. Foi um ídolo no time e um dos poucos brasileiros a conseguir imenso sucesso no futebol inglês. Integrou ainda a seleção brasileira campeã da Copa do Mundo de 2002. Gilberto Silva jogou 170 partidas pelo Arsenal na Premier League, marcando 17 gols e conquistando 5 títulos.
Fernandinho
O técnico Pep Guardiola, uma lenda do futebol, sempre afirmou que Fernandinho foi uma peça indispensável em sua equipe. E só isso já serve para mostrar o tamanho da importância do brasileiro para a forma de jogar do Manchester City nos últimos anos. O habilidoso e versátil jogador brasileiro se consagrou como um dos mais regulares atletas dos Citizens, passando extrema confiança para sua equipe. Fernandinho já é um dos maiores nomes na história do Manchester City e, aos 34 anos, será curioso acompanhar como o time Inglês irá reagir sem sua presença em campo. Em 264 jogos pelo Manchester City, Fernandinho fez 20 gols e conquistou 8 troféus, além de ter erguido o troféu de Campeão Inglês da temporada 2021-2022 como capitão.
Juninho Paulista
Juninho foi um dos primeiros jogadores brasileiros a se aventurar na Premier League e fez história em sua passagem por lá. O meia chocou o mundo quando assinou pelo Middlesbrough, já que diversos times europeus tinham interesse em seu passe na época. Com grande habilidade e um estilo de jogo que deu um novo ar para a liga Inglesa, Juninho foi nomeado o Jogador do Ano da Premier League em 1997, mesmo o seu time sendo rebaixado. Por este feito impressionante, Juninho até hoje é considerado um ídolo no time e uma lenda na história da Premier League.
Juninho, que jogava como meia-atacante, ainda voltou para jogar mais duas temporadas pelo clube, saindo finalmente em 2004. Durante a sua passagem, Juninho ajudou o time a conquistar a Copa da Liga Inglesa, o único grande troféu da equipe. Juninho disputou 125 jogos e marcou 29 gols pelo Middlesbrough – ele é um dos brasileiros recordistas em gols na história da PL.
Alisson
O brasileiro chegou como o goleiro mais valioso do planeta em 2018 e status de salvador após anos de goleiros medianos na meta dos Reds. E, jogo após jogo, Alisson confirmou as expectativas com defesas sensacionais e uma regularidade impressionante. Com uma defesa no final do jogo contra o Napoli, salvou a classificação do Liverpool para as oitavas de final da Liga dos Campeões de 2018-2019. E, naquela mesma temporada, venceu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Yashin de Melhor Goleiro do Mundo. Alisson permaneceu 21 jogos sem sofrer gols na Premier League de 2018-2019 e venceu a Luva de Ouro de melhor camisa 1 do torneio. Na temporada 2019-2020, sofreu com algumas lesões e disputou apenas 29 dos 38 jogos da campanha do título inglês – em 13 partidas não sofreu gols -, além de ter ficado de fora das oitavas da Liga dos Campeões. Já são 136 partidas com a camisa dos Reds pela PL e 64 jogos sem levar gols entre 2018 e 2022.
Roberto Firmino
O técnico do Liverpool, Jürgen Klopp, conhecia o brasileiro dos tempos de Hoffenheim e ajustou a posição do jogador para que ele pudesse render mais do que nos tempos do ex-técnico dos Reds, Brendan Rodgers, que não escalava o atacante em sua melhor posição (mais centralizado). Em pouco tempo, Firmino virou o “falso 9” do time e se entendeu de maneira precisa com Salah e Mané, virando um garçom da dupla e também marcando seus gols. Foram 231 jogos, 71 gols e 46 assistências na Premier League no período de 2015 até 2022 e grandes atuações que lhe colocaram entre os mais queridos da torcida de Anfield. Com personalidade, bom senso de colocação e técnica, foi fundamental para o sucesso do time no período. Ele é o brasileiro com mais gols e mais assistências na história da PL.
Willian
Habilidoso, com grande visão de jogo e muito eficiente no ataque, o brasileiro foi um dos destaques do Chelsea entre 2013 e 2021, participando de grandes momentos do clube londrino e dos títulos da PL de 2014-2015 e 2016-2017. Após seu período nos Blues, foi jogar no Arsenal, mas não conseguiu repetir o mesmo desempenho. O jogador disputou 259 jogos, marcou 38 gols e deu 38 assistências no torneio inglês.
Philippe Coutinho
O meia chegou ao futebol inglês em 2012 e participou de grandes momentos do Liverpool até 2017, quando caiu de produção e deixou o clube na temporada seguinte. Com muita precisão em chutes de longe e também em cobranças de falta, Coutinho viveu suas melhores temporadas em 2015-2016, quando marcou oito gols em 26 jogos, e na época 2016-2017, quando fez 13 gols em 31 jogos. Atualmente, Coutinho joga pelo Aston Villa. Perito em passes para gols, ele é um dos brasileiros recordistas em assistências na PL com 38 passes. Até hoje, foram 171 jogos e 46 gols na competição.