in

Haaland quer entrar para a história da Premier League e do City

Foto: Michael Regan/Getty Images/One Football)

 

Foto: Pixabay.

 

Não é preciso muito esforço para reconhecer os feitos de Erling Haaland no Manchester City logo em sua temporada de estreia. Foram quase 20 recordes diferentes quebrados nos primeiros sete meses de futebol inglês. O artilheiro sonha com muito mais gols, além de títulos, para entrar de vez na história da equipe e também da Premier League. 

Uma das maneiras de conseguir isso logo em 2023 é se transformando no maior artilheiro de uma só temporada que a competição já teve (34 gols) superando até mesmo os icônicos Andy Cole e Alan Shearer. Um desafio gigante para o craque mais promissor da Europa.

Com apenas 22 anos, Haaland é uma mistura de promessa com realidade. O artilheiro ainda é jovem, então a expectativa é que faça muitos mais gols e conquiste títulos nos próximos anos. No entanto, o impacto em campo atualmente já é alto, fazendo dele um dos melhores jogadores do futebol inglês na temporada 2022/23. Assim, é difícil colocá-lo em apenas uma definição. Enquanto isso, ele continua quebrando recordes nos gramados da Premier League.

Em apenas sete meses, como mostra o levantamento recente, o novo atacante do Manchester City conseguiu quebrar 19 recordes diferentes. Ele é o jogador que mais fez gols nos primeiros cinco jogos da Premier League, também foi o mais jovem a marcar 25 gols na competição e é o único atleta do City que conseguiu marcar em sete partidas consecutivas na liga. Esses são alguns feitos incríveis de quem está fazendo de tudo para entrar na história da equipe e também do futebol jogado na Inglaterra.

Nas cotações das casas de apostas, é quase certo que Haaland vai terminar a temporada como o artilheiro do Campeonato Inglês. A vantagem diante dos rivais sempre foi grande, por isso as cotações se mostram acima dos 95%. Só que receber o prêmio não será o único feito, pois existe a possibilidade de quebrar um recorde que persiste desde 1995. O maior artilheiro de uma só temporada da Premier League é Alan Shearer, com 34 gols marcados pelo Blackburn Rovers na temporada 1994/95, recorde compartilhado com Andy Cole, que anotou 34 gols pelo Newcastle em 1993/94. Haaland marcou 27 gols em 24 partidas e pode superar o histórico número até a 38ª rodada.

Entre gols, títulos e investigação

Com os gols marcados nas 24 primeiras partidas da temporada, Haaland já superou os números das últimas quatro temporadas. Apenas Mohamed Salah, com 32 gols em 2017/18, ainda supera o norueguês. No entanto, é inegável que isso pode mudar nos próximos meses, principalmente se o jogador mantiver essa alta média de gols. Se continuarmos olhando para o passado, ele também já superou outras temporadas e agora vai em busca de recordes.

Além disso, o atacante também quer conquistar títulos e mostrar que tê-lo no ataque não significa somente gols, mas também taças. Isso foi algo que ele não conseguiu no Borussia Dortmund, e por isso decidiu assinar com o vencedor Manchester City. A disputa contra o Arsenal, e talvez contra o rival United, deve durar até as últimas rodadas, e os gols do artilheiro podem fazer a diferença nos momentos mais decisivos. Todos os ingredientes perfeitos para ficar na mente dos torcedores e também na história da equipe britânica.

Só que existe um desafio que Haaland não tem controle. Nos bastidores, o Manchester City está sendo investigado por conta do fair play financeiro, e alguns especialistas falam em uma possível expulsão da Premier League. Isso pode ser usado até como exemplo dos perigos de uma SAF, como mostra o blog de palpites de futebol Betway Insider. A falta de controle pode gerar punições, e o mesmo dinheiro que pagou os mais de R$ 400 milhões pelo atacante pode também impedir o City de entrar na briga por títulos.

Sonhando com mais

Além da Premier League, o Manchester City também sonha com a Liga dos Campeões da UEFA, e Haaland também está nessa. Ele já disputou a competição com o Borussia Dortmund, então conhece a importância para os clubes europeus. O City nunca foi campeão, e o artilheiro é uma das armas de Pep Guardiola para realizar o próprio sonho e mudar isso. A média do atleta na competição também é alta, com cinco gols em cinco partidas, mas é preciso mais para conseguir superar outros nomes, como Kylian Mbappé, Mohamed Salah e Vinícius Júnior. Se conseguir, não há dúvidas de que Erling Haaland estará de fato entre os imortais do Manchester City, da Inglaterra e também do futebol europeu.

PS: Haaland alcançou os 35 gols na vitória do City sobre o West Ham por 3 a 0, em 03 de maio de 2023, e já é o maior artilheiro em uma só edição de Premier League na história!

As 10 Maiores Finais da História da Liga dos Campeões da UEFA

Craque Imortal – Lilian Thuram