in

Itália tem 3 times nas quartas da UCL pela 1ª vez desde 2006

Foto: sempremilan.com

 

Por Guilherme Diniz

 

Com a classificação do Napoli diante do Eintracht Frankfurt, a Itália consolidou algo histórico na edição atual da Liga dos Campeões da UEFA. O país tem três clubes (Milan, Inter de Milão e Napoli) nas quartas de final da maior competição europeia pela primeira vez desde a temporada 2005-2006. Há 17 anos (!), os três últimos representantes do Calcio foram Juventus, Milan e Inter de Milão. O desempenho das equipes em 2005-2006 foi o seguinte:

 

Juventus x Arsenal

A Juventus enfrentou o fortíssimo Arsenal de Henry e companhia e acabou derrotada no jogo de ida, em Londres, por 2 a 0 (gols de Henry e Fàbregas). Na volta, em Turim, a equipe bianconeri não conseguiu superar a fortaleza defensiva do time de Arsène Wenger e o empate sem gols classificou os ingleses, que foram vice-campeões. A Juve seguiu nos anos seguintes em busca do sonhado tricampeonato europeu, mas sucumbiu nas finais de 2015 (perdeu para o Barcelona do trio MSN) e 2017 (perdeu para o Real Madrid de CR7).

 

Milan x Lyon

O time de Carlo Ancelotti encarou o Lyon, multicampeão francês na época. No duelo de ida, na França, empate sem gols. Na volta, no San Siro, Inzaghi, duas vezes, e Shevchenko fizeram os gols da vitória rossonera por 3 a 1, enquanto Diarra marcou para os franceses. Na semifinal, o esquadrão italiano enfrentou o embalado Barcelona de Ronaldinho, Deco e Giuly, e acabou eliminado após derrota por 1 a 0 em Milão e empate sem gols no Camp Nou. O Barça terminou campeão invicto naquela temporada, já o Milan levantou sua sétima taça na época 2006-2007.

 

Inter x Villarreal

Riquelme deu show no duelo da volta. Foto: Alamy.

 

Os nerazzurri vinham sob o embalo do brasileiro Adriano e de nomes como Zanetti, Samuel, Stankovic e Cambiasso. O rival nas quartas de final foi o Villarreal, do iluminado Forlán. No duelo de ida, em Milão, a equipe italiana venceu por 2 a 1 (gols de Adriano e Martins), com Forlán descontando para os espanhóis. No jogo de volta, o argentino Arruabarrena fez o gol da vitória do Submarino por 1 a 0, e, como na época havia o critério de gol qualificado, o Villarreal avançou às semifinais pela primeira vez em sua história. A equipe acabou encarando o Arsenal e foi eliminada. Já a Inter teria que esperar até 2010 para ser campeã europeia novamente.

 

Além de brilharem na maior competição europeia, os clubes italianos estão progredindo, também, nas outras disputas da UEFA. Na Liga Europa, Roma e Juventus garantiram suas vagas nas quartas de final. Já na Conference League, a Fiorentina também avançou às quartas e apenas a Lazio ficou pelo caminho. Será que algum italiano alcança a semifinal ou mesmo o título de algum dos três torneios? Vamos aguardar!

Onde encontrar o melhor cassino com depósito mínimo?

Craque Imortal – Alan Shearer