A icônica “You´ll Never Walk Alone” é, sem dúvida, a música mais famosa do futebol. É ouvida antes do pontapé inicial em todas as partidas dos Reds em Anfield, quebrando barreiras de países e até idiomas, assumindo o seu lugar entre os torcedores de diversos clubes do planeta como Feyenoord-HOL, Tokyo FC-JAP, Celtic-ESC entre outros. Essa famosa canção viajou ao redor do mundo com os fanáticos do Liverpool seguindo lealmente sua equipe por todos os continentes e jogos decisivos, como na emblemática final europeia de 2005, quando o cântico inflamou os atletas a transformar um 0 a 3 no primeiro tempo em um improvável 3 a 3 no segundo. Mas o significado desse hino vai muito além do campo de jogo.
A história por trás do hino
O Liverpool FC já é conhecido pela sua histórica camisa e a relação com o símbolo da cidade, o Liver Bird, mas a simbiose desse hino com o clube e sua cidade remonta há muito tempo atrás, quando Oscar Hammerstein II escreveu as letras e Richard Rodgers compôs a música para o musical “Carousel”, em 1945. A partir dali, a canção teve muitos covers, incluindo a bem sucedida interpretação de Gerry and The Pacemakers, em 1963, no Reino Unido. Essa versão foi adotada pelo Liverpool quando Gerry Marsden, o líder do grupo, apresentou uma cópia do single a Bill Shankly – então treinador do clube na época – durante uma viagem de pré-temporada, e o treinador sentiu-se inspirado pela música.
As emissoras de notícias espalharam o anúncio sobre o recente envolvimento de Shankly com a música e a rotularam como o novo hino da equipe, aumentando a conexão da canção com o clube. Depois disso, Shankly escolheu a música durante uma aparição no programa de rádio Desert Island Discs, da BBC, em 1965, justo antes da final da FA Cup daquele ano (vencida pelo Liverpool), e a filmagem televisiva daquela partida fornece a primeira evidência de ser cantada nas arquibancadas. O canto de “You´ll Never Walk Alone” pelos fãs dos Reds se tornou um fenômeno instantâneo, atingindo uma popularidade tão grande que o grupo de rock progressivo britânico Pink Floyd famosamente incorporou samples de uma multidão de Anfield cantando em sua canção “Fearless”, que apareceu no álbum de 1971 “Meddle”. Poucos anos depois, o esquadrão imortal de 1975-1984 atingiu grandes títulos, incluindo o tetracampeonato da Liga dos Campeões da UEFA e o heptacampeonato inglês, com a torcida cantando o hino a cada jogo em Anfield.
Essa canção atraiu a atenção da mídia em todo o mundo devido ao quão impressionante pode ser para os adversários dos Reds, como relatado pelo portal português Record, exemplificando um jogo entre Liverpool e Porto em uma partida da Liga dos Campeões de 2017-2018. E, desde então, é não só um estímulo para os atletas, mas também um jeito de intimidar os rivais.
A música como um amuleto da sorte
Hoje, a frase “You’ll Never Walk Alone” (“Você nunca andará sozinho”) aparece no escudo do Liverpool, nos portões erguidos fora de Anfield, em 1982, além de a música ser tocada antes do início de cada partida da equipe, usada pelos fanáticos para mostrar seu apoio ao time. O atual treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, falou sobre o significado dessa canção para ele durante uma entrevista para o jornal espanhol Marca, onde afirmou como ele se sente emocionado toda vez que os torcedores cantam essa música antes dos jogos.
“Talvez eu seja o técnico com mais sorte no mundo, pois trabalhei em dois clubes alemães onde se canta essa canção: Mainz e Borussia Dortmund. E quis o destino que eu viesse para o Liverpool, onde isso começou. Sou um romântico do futebol. Nunca deixei de me emocionar com essa canção. Ela gera uma atmosfera que todos desfrutamos e, veja, a vida já é muito séria para não sermos felizes dentro de um campo.” – Jürgen Klopp, técnico do Liverpool, em entrevista ao jornal espanhol Marca. Leia mais clicando aqui.
Essa música pode muito bem ser um amuleto da sorte, porque desde que o técnico “romântico” assumiu o comando da equipe, o desempenho do time aumentou consideravelmente, alcançando a final da Liga dos Campeões da UEFA na temporada 2017-2018 e vencendo o torneio em 2018-2019. Vale lembrar que a última equipe alemã que obteve um título nos embalos de “You’ll Never Walk Alone” foi o Borussia Dortmund, comandado justamente por Jürgen Klopp (leia mais clicando aqui).
Veja abaixo a tradução:
Quando você caminhar por uma tempestade
Mantenha sua cabeça erguida
E não tenha medo do escuro
No fim da tempestade
Há um céu dourado
E a doce canção prateada de uma cotovia
Ande em meio ao vento
Ande em meio à chuva
E seus sonhos serão soprados e lançados
Siga em frente, em frente com a esperança em seu coração
E você nunca andará sozinho
Nunca andará sozinho
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.