in

5 jogadores que podem brilhar na Copa do Mundo 2022

 

Pela primeira vez, a Copa do Mundo acontece no final do ano, no Catar. Há muito tempo que não se via uma competição com tantos candidatos ao título, pois várias seleções estarão recheadas com grandes jogadores. Se a maioria dos amantes do futebol conhece os maiores craques, existem outros atletas capazes de brilhar no Mundial e com capacidade para serem estrelas do torneio. Veja nosso top 5 de potenciais surpresas, também de acordo com as possibilidades da sua equipe no torneio.

 

Vinícius Jr. (Brasil)

Na sombra de Neymar, 10 da seleção brasileira, Vini Jr. vai chegar ao Catar no seu melhor nível, prometido a ser um dos maiores craques dos próximos dez anos, juntamente com Mbappé ou Haaland, entre outros. O jogador de 22 anos é capaz de agitar o jogo em qualquer momento, mas chegará ao Mundial mais maduro do que nunca e com uma confiança tremenda, sendo hoje uma das principais figuras do Real Madrid. Na temporada 2021-2022 o ex-Flamengo foi sensacional, tendo registrado números impressionantes, alinhando em 52 jogos com o time merengue e tendo feito 22 gols e contribuído para outros 16 tentos.

Mais decisivo que nunca, o craque brasileiro também viveu um ano maravilhoso coletivamente, conquistando a sua primeira Liga dos Campeões da UEFA. Aliás, o carioca foi o herói da final frente ao Liverpool, em que fez o único gol do jogo que valeu o 14° troféu do Real Madrid. Se Neymar promete ser o “patrão” da seleção brasileira, também ele vivendo um grande momento no PSG, a verdade é que o jogador da capital francesa já não tem a mesma ginga de antes, podendo caber a Vinícius ser o principal articulador e driblador da equipe. Por outro lado, a seleção brasileira é apontada como a grande favorita do torneio, segundo as previsões esportivas do Sportytrader. 

 

Pedri (Espanha)

Inquestionavelmente, Pedri é hoje uma das maiores esperanças do futebol espanhol. Ele é o líder do meio campo do Barcelona, tendo um domínio de bola impressionante, capaz de sair na posse da bola em qualquer circunstância. O chefe da orquestra blaugrana também poderá ser a grande referência do centro do campo espanhol na Copa do Mundo, setor fundamental no estilo de jogo da Roja. É impossível não ficar impressionado com a qualidade do jovem espanhol que completará somente 20 anos durante o Mundial.

A seleção espanhola deve disputar a liderança do Grupo E com a Alemanha, sendo ambas as equipes bastantes superiores à Costa Rica e ao Japão – pelo menos no papel. Outros craques deverão ajudar Pedri no futebol tão característico dos espanhóis, começando por Busquets ou Gavi, seus companheiros no Barcelona. Também Rodri poderá ser uma peça fundamental, mas o catalisador promete ser o jovem Pedri, que deve ser um dos melhores meias da próxima década do futebol mundial. Visto como o sucessor de Iniesta, não será uma surpresa ver o craque blaugrana na equipe do torneio da FIFA.

 

Rafael Leão (Portugal)

Poderoso, habilidoso, rápido e letal. Essa poderia ser a descrição do mítico Eusébio, mas estamos falando de Rafael Leão. O melhor jogador da última Série A italiana está se tornando uma das principais figuras do futebol e é cobiçado pelos maiores times do mundo. Com 23 anos, a evolução do português não foi tão repentina como os craques anteriormente citados, mas o potencial absurdo de Leão sempre foi reconhecido por todos e a verdade é que o jogador do Milan tem evoluído bastante, nomeadamente desde que se fixou na Itália, cada vez mais determinante.

A facilidade com que passa pelos defesas com a sua aceleração e a sua força física fazem com que Rafael Leão realmente mereça seu sobrenome. Depois de uma temporada consistente, com 42 jogos pelo Milan, marcados pelos seus 14 gols e 12 passes, o português parece começar a temporada 2022-2023 de uma forma ainda mais sólida. Se a sua presença no onze titular de Portugal ainda não está fomentada por culpa da enorme concorrência, assim que Leão se apoderar de um lugar poderá tirar partido da infindável qualidade da Seleção das Quinas! Ele seria o jogador indicado para jogar ao lado de Cristiano Ronaldo, bem servido por craques planetários como Bernardo Silva, Bruno Fernandes ou ainda Félix, Jota e Cancelo. Argumentos não faltam a Portugal que tudo farão para vencer o Grupo H, na frente do Uruguai, da Coreia do Sul e de Gana.

 

Julián Álvarez (Argentina)

Esta poderia ser a escolha menos consensual da lista, visto que na seleção argentina não tem falta de grandes avançados, porém, as enormes capacidades concretizadoras de Julián Álvarez saltaram à vista dos olheiros do Manchester City. Depois de um ano de 2021 impressionante com a camisa do River Plate, participando de 48 partidas com 23 gols e 13 assistências, o atacante argentino seguiu fazendo o mesmo em 2022 no Millonario por seis meses, contribuindo com 18 gols e 7 passes para gol, a tempo de fazer 26 partidas, até que ingressasse no clube de Manchester no mês de julho de 2022.

Até o momento, o argentino de 22 anos pode gabar-se com o fato de ter sido pedido por um técnico como Pep Guardiola, que tem dado minutos ao talentoso argentino. A concorrência do incontornável Erling Haaland não parece atrapalhar o jovem sul-americano, que entra em jogo com frequência, para além de Guardiola já ter demonstrado que Álvarez pode perfeitamente jogar com o norueguês na frente. A época dos Citizens será longa e certamente que o argentino vai ter muito tempo para fazer gols. Os próximos meses serão determinantes para provar também a Lionel Scaloni que ele pode ser uma alternativa válida a Lautaro Martínez na seleção albiceleste. Talvez mesmo possam jogar juntos algumas vezes, pois a Argentina não pode temer nenhum adversário do Grupo C (México, Polônia e Arábia Saudita).

 

Phil Foden (Inglaterra)

Não poderia faltar pelo menos um representante inglês. O finalista da Eurocopa é também um dos sérios candidatos nesta Copa do Mundo. Se os nomes de Harry Kane ou ainda Sterling pareciam os mais óbvios, parece que Phil Foden está no ponto certo para assumir um grande protagonismo nas ações inglesas. Cada vez mais influente no Manchester City, mesmo não sendo sempre o titular, ninguém pode questionar o talento do versátil jogador de 22 anos. Para além da habilidade do companheiro de Julián Álvarez, este atleta parece ter vários pulmões e uma disciplina tática bastante apreciada por Guardiola, que não hesita em colocar Foden em várias posições, sempre com grande sucesso.

Apesar da forte concorrência na seleção, quer no meio campo quer no ataque (Mount, Grealish, Saka, Bellingham ou ainda Sterling), Foden é factualmente o jogador mais diferenciado dos Three Lions, bastante distante do protótipo do jogador inglês. O meia do City tem um domínio de bola muito acima da média, tendo vindo a evoluir na parte da definição, onde tinha algumas lacunas, quer no chute ou no passe. No Grupo B, a seleção britânica não tem concorrência à altura (Estados Unidos, País de Gales e Irã). Essa é a previsão do Sportytrader, que acredita que a Inglaterra chegará pelo menos nas semifinais da Copa do Mundo 2022. E Foden poderia ser a grande figura do percurso inglês.

 

Outros nomes

O brasileiro Antony pode surpreender se for à Copa.

 

Vários atletas poderiam ser debatidos, inclusive nas seleções mencionadas. Por exemplo, no Brasil, Antony ou Pedro poderiam ser a grande revelação (caso estejam no Mundial), tal como Ansu Fati na Espanha – se as lesões deixarem o menino em paz. Em Portugal, poderíamos mencionar Vitinha ou ainda Nuno Mendes, ambos do PSG. Na Argentina, Enzo Fernández também merece um destaque, tendo se adaptado rapidamente ao futebol europeu com a camisa do Benfica e tudo indica que a sua seleção contará muito com ele.

Ansu Fati, jovem de muito talento da seleção da Espanha.

 

Se Haaland também foi referido várias vezes, devemos lembrar que a Noruega nem se classificou e nem teria grandes hipóteses de fazer uma grande campanha. O mesmo é possível afirmar relativamente a Darwin Núñez, já que segundo é possível ler na página previsões Mundial 2022 do site Sportytrader, os especialistas em palpites esportivos não dão qualquer chance ao Uruguai na competição. Para eles, o Brasil é o grande favorito da Copa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Corinthians x São Paulo – Majestoso

Grêmio x Internacional – Gre-Nal