in

Será o Mundial de 2022 o último para Messi e Cristiano Ronaldo?

 

A Copa do Mundo da FIFA de 2022 está prestes a começar – será no dia 20 de novembro o apito inicial da competição mais importante de futebol. Ao todo, são 32 as seleções que vão disputar o título de melhor do mundo no Qatar e já vimos nos últimos dias as listas de convocados de cada seleção, bem como os favoritos à vitória. 

Uma coisa é certa, Portugal e Argentina estão na lista Copa do Mundo Favoritos 2022, e Cristiano Ronaldo e Lionel Messi vão envergar as braçadeiras de capitães mais uma vez. Será este o último duelo de titãs dos dois maiores craques do século XXI? A resposta é incerta.

Falta Ganhar o Mundial

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo ganharam tudo o que havia para ganhar a nível nacional e internacional nas equipas que defenderam ao longo da carreira. Messi conquistou com a Argentina a Copa América 2021 e Ronaldo conquistou com Portugal a Eurocopa de 2016 e a Liga das Nações de 2018-2019. Ambos foram considerados os melhores do mundo, mas nunca ganharam por suas seleções a Copa. 

Um supercomputador previu Argentina e Portugal a defrontar-se na grande final do Mundial 2022, dando a vitória à equipa de Lionel Messi nas penalidades. Se essa previsão se tornasse realidade, seria o melhor mundial para Portugal desde sempre e um regresso da Argentina como campeão. A albiceleste já ergueu o troféu em 1978 e 1986, mas Messi nunca teve essa conquista no seu longo portfólio de vitórias.

 

O Último Encontro

Arte: Goal.com

 

Este é o quinto mundial dos astros e provavelmente o último encontro dos dois na competição. O número 7 da equipa portuguesa, Cristiano Ronaldo, tem neste momento 37 anos. Jogar num próximo Mundial significaria atuar com 41 anos. Apesar da idade não ser impeditiva, e contarem sim os resultados obtidos na época corrente e a condição física dos jogadores, é pouco provável que Cristiano volte a defender o seu país num Mundial. No máximo dos máximos estará presente na próxima Eurocopa, em 2024, na Alemanha, visto que o próprio assumiu na gala Quinas de Ouro ter essa vontade. 

Quanto a Messi, o jogador de 35 anos terá 39 em 2026, poderá ainda vir a estar presente num próximo Mundial se o nível de jogo se mantiver como nos dias de hoje. O selecionador argentino Scaloni prestou declarações no sentido de querer ver Messi mais um Mundial para além do Qatar. 

 

Conclusão

Independentemente de ser o último Mundial de Messi e Ronaldo, sabemos que os dois vão dar tudo para agarrar o título que lhes falta. Se ganharem, podem arrumar as chuteiras com a consciência de que ganharam tudo, se não ganharem, talvez fiquem com vontade de continuar em campo por mais uns anos para voltarem a ter a oportunidade de se sagraram campeões do mundo por sua seleção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esquadrão Imortal – Palmeiras 2020-2022

Todos os Vencedores da Bola de Prata Placar