A temporada atual do Fluminense está sendo histórica, e um dos principais personagens de 2023 é o treinador Fernando Diniz. Ele faz um trabalho especial, inclusive com resultados e conquistas que ficaram eternizados na memória dos torcedores tricolores e também dos apaixonados por futebol. No entanto, a disputa por mais títulos e feitos históricos se mantém, com a equipe buscando os 100% de aproveitamento na Libertadores e a conquista desse título inédito. Duas tarefas que não serão fáceis de conseguir, mas que seriam inesquecíveis.
Com pouco mais de um ano no comando do Flu, Fernando Diniz já teve alguns grandes feitos. Um dos mais recentes foi a conquista do Campeonato Carioca, que aconteceu de maneira especial. Após perder a primeira partida do 2 a 0, a equipe se recuperou e goleou o favorito Flamengo por 4 a 1. Uma vitória no clássico Fla-Flu que será eterna, e não apenas pelo placar ou pelo título, mas também pelo futebol mostrado em pleno Maracanã. Foi uma aula de como jogar esse esporte que os brasileiros são apaixonados.
Os efeitos dessa decisão foram todos positivos, com o treinador sendo exaltado ao lado de grandes craques do elenco tricolor. Paulo Henrique Ganso e Germán Cano são os mais lembrados pelos torcedores e especialistas. No entanto, é o conjunto deste Fluminense de 2023 que tem encantado e dado sinais de que vai entrar para a história. Só que isso depende dos resultados que vão acontecer nos próximos meses, quando as taças começarem a ser decididas.
Goleada sobre o River Plate
Outro momento histórico de 2023, que já falamos por aqui, é a vitória por 5 a 1 do Fluminense diante do River Plate. Foi a maior derrota da tradicional equipe argentina em uma competição continental, que será lembrada para sempre. Além disso, foi um resultado que colocou o Flu no topo das apostas na Libertadores, dividindo espaço com o Flamengo e também com o Palmeiras. Esse é o “efeito Diniz” na equipe.
O placar elástico não foi construído facilmente e o domínio do Flu em campo foi tático também. Em um confronto quente, com algumas entradas mais ríspidas, a equipe carioca soube ser madura no momento certo e prevaleceu em campo. Se antes a rotina era ver o time brasileiro cair nas provocações dos argentinos, agora o papel se inverteu por completo. Eram os atletas do River que pareciam irritados neste jogo eternizado na história do torneio.
100% nos primeiros jogos da Libertadores
Esse é um feito ainda em andamento, mas que pode ser considerado algo importante para Fernando Diniz. O treinador conseguiu três vitórias nas três primeiras partidas da Copa Libertadores, e mostrou um Fluminense que poucos esperavam em 2023. Foi uma surpresa positiva.
O objetivo é manter as vitórias, e isso será testado na próxima quinta-feira, dia 25, no confronto do Flu diante do The Strongest, fora de casa. Uma partida complicada nas altitudes do Estádio Hernando Siles, na Bolívia. Os palpites na Libertadores apontam para uma disputa equilibrada, mas as probabilidades são maiores para o tricolor manter os 100%.
Recuperando Ganso
Os feitos de Fernando Diniz não são apenas com resultados e títulos, mas também com o efeito em jogadores. Um dos mais simbólicos é com o meia Paulo Henrique Ganso, que surgiu com um grande potencial no futebol brasileiro, mas que para muitos nunca havia se transformado em realidade. Isso aconteceu agora em 2023 com o Fluminense, como ele mostrando toda a classe de um verdadeiro camisa 10.
A verdade é que o Ganso é uma raridade no futebol mundial, e Diniz soube aproveitar muito bem a classe e a qualidade dos passes dele nas partidas. Isso ficou evidente em algumas vitórias importantes, como nas goleadas que citamos. Quem também se beneficiou com isso foi o artilheiro Germán Cano, que tem feito vários gols com a ajuda de Ganso.
Futuro promissor
Esses feitos do treinador brasileiro ainda são pequenos, mas prometem ficar importantes no futuro. O Fluminense não conquistou nada, além do Campeonato Carioca, por enquanto, mas dá sinais de ser uma equipe histórica. Fernando Diniz tem um futuro promissor, seja pelo Flu ou até mesmo pela Seleção Brasileira. Esses são momentos marcantes de 2023, que podem ficar cada vez maiores, caso o elenco tricolor consiga fazer um segundo semestre arrasador e conquiste vários títulos com esse futebol bonito e eficiente de se assistir.