in

Como Jogos de Futebol conseguem mais audiência que Big Brother?

Em termos médios o fenômeno histórico Big Brother Brasil é o show mais assistido da TV brasileira. No entanto, caso se analise os diferentes picos de audiência, não é esse popular reality show que mais se consegue destacar. Na verdade, os jogos de futebol, sobre finais de Libertadores ou jogos importantes da seleção brasileira, conseguem juntar um número mais elevado de pessoas. Porém, será que existe uma razão para que isso aconteça?

De fato, analisar todo esse fenômeno que são os mega eventos esportivos têm algumas semelhanças com o que acontece há mais de duas décadas com o Big Brother Brasil. Existindo igualmente a possibilidade de poder realizar aposta Big Brother Brasil, a verdade é que o mercado de apostas esportivas também ajuda a que esses maiores jogos do final de semana façam com que as principais emissoras da TV brasileira consigam picos de audiência de várias dezenas de milhões de pessoas, ao memo tempo.

Futebol continua sendo uma das maiores paixões brasileiras

 

Historicamente considerado o “país do futebol”, a realidade é que o Brasil tem um dos Campeonatos mais assistidos do mundo, contando com alguns dos maiores talentos das últimas décadas. Assim, não só o interesse geral está muito presente como também a genética brasileira parece permitir que grandes talentos consigam se desenvolver, permitindo que, historicamente, a seleção nacional esteja sempre lutando pelos maiores feitos do futebol.

Aliás, comparando com o sucesso de audiências, como é o caso do Big Brother Brasil, a realidade é que os jogos da seleção nacional permitem atingir um pico de audiência que o BBB nunca conseguiu. No entanto, é importante perceber que, por norma, um jogo muito popular vai durar pouco mais de duas horas. Enquanto reality shows de sucesso estão sempre no ar, durante mais de 3 meses. Ora, em termos de anúncios e de interesse por parte das emissoras, essa audiência prolongada também tem um enorme impacto e interesse econômico. Ainda que o futebol continue sendo a escolha destacada do público. 

 

O que as transmissões de futebol têm de tão atrativo?

 

De fato, sendo o futebol uma verdadeira paixão para uma grande parte da população brasileira, a realidade é que o acompanhamento dos times de coração e da seleção brasileira está presente há já várias décadas. Como é evidente, o fato desse fenómeno passar de geração em geração – criando novas memórias – é um dos maiores elementos apelativos de acompanhar um jogo ao vivo. Quem gostaria de não retornar 22 anos e poder vivenciar a última vez que a seleção brasileira foi campeã mundial?

Ao ponto de que muitas são as histórias que pais e avôs costumam contar de onde estavam e como foi experienciar todos esses momentos marcantes ao vivo. Ora, mesmo com toda a tecnologia e capacidade de usar “boxes” de TV para recuar, a realidade é que a experiência única e inesperada ainda tem muito valor. Especialmente em grandes eventos esportivos, como é o caso da Copa do Mundo, América, Libertadores ou até mesmo transmissões de jogos da Liga dos Campeões. 

 

Formato de jogos e competições vão mudar para se atualizarem?

 

Sem dúvida alguma que os esportes têm tentado de adaptar do melhor jeito possível para irem de encontro aos novos gostos e seguirem as tendências. Na verdade, tal é fundamental para que esportes, não só o futebol, continuem conquistando novos públicos e mantendo o enorme impacto que ainda têm dentro da sociedade. Isso não esquecendo que concorrência é cada vez maior, levando a que esses mesmos esportes, para se manterem relevantes, terão que se adaptar de igual jeito. 

Por exemplo, propostas para se encurtar tempos de jogo, alargar grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo ou até existir, pela primeira vez, uma Copa de Mundo de Clubes com um longo formato (mais de 24 times) são prova de como o futebol e suas maiores organizações estão tentando se manter no topo do entretinimento e interesse do público geral. Mesmo que propostas, como a famosa “Super Liga” ainda leve a muitas dúvidas e até manifestações entre os amantes de futebol.

Técnico Imortal – Béla Guttmann

Esquadrão Imortal – Arsenal 2002-2006