in

Os clássicos que podem acontecer na Copinha 2024

Foto: Reprodução / Instagram / @copinha

Confira alguns “clássicos” que já acontecerão na fase de grupos e o que os torcedores podem esperar para as fases eliminatórias da competição.

 

A Copa São Paulo de Futebol Júnior está chegando. A icônica competição de base do futebol brasileiro acontecerá dos dias 02 de janeiro a 25 de janeiro, data em que é comemorado o aniversário da cidade de São Paulo. Batalham para levantar o troféu 128 times, cujos jogadores querem chamar a atenção de grandes clubes do futebol nacional.

Um verdadeiro amante do futebol gosta de assistir a diferentes partidas, mesmo que seu time do coração não esteja em campo, mas é inegável que todo clássico traz ainda mais emoção ao jogo. Afinal, há todo um histórico envolvido, com atletas defendendo a honra de suas camisas contra alguns de seus maiores rivais.

Como não poderia deixar de ser, a Copinha de 2024 deve trazer uma série de clássicos ao longo da competição, e embora não seja possível adivinhar quais serão os classificados de cada grupo, é possível vislumbrar alguns cenários que colocarão os rivais frente a frente em busca do título.

Para ajudar, nós separamos aqui os “clássicos” que acontecerão já na primeira fase da competição e alguns dos que podem se desenrolar nas demais fases. Nos acompanhe na leitura e já prepare o coração!

Quais clássicos acontecerão na primeira fase da Copinha 2024?

 

Alguns podem ter apenas detalhes regionais envolvidos, enquanto outros são “quase clássicos”, como você verá. Alguns deles que acontecerão na primeira fase são os seguintes:

 

Grupo 04:

  • Grêmio-RS x Figueirense-SC (06/01/2024, 15:15h). Ambos são times do Sul do país e, embora não tenham uma rivalidade direta de fato, a regionalidade dá um caráter diferente à partida.
  • Inter Bebedouro-SP x Grêmio-RS (09/01/2024, 15:00h). Teremos um Grenal na primeira fase! Brincadeiras à parte, o Grêmio realmente jogará com um Inter, mas é o Internacional de Bebedouro, da cidade paulista de Bebedouro.

Grupo 07:

  • Ferroviária-SP x São Paulo-SP (09/01/2024, 19:15h). Este também não é um grande clássico a nível estadual, mas cabe ressaltar que as duas equipes se enfrentaram na semifinal do Campeonato Paulista Sub-20 de 2023, em novembro de 2023, com vitória do São Paulo nos pênaltis. É possível que alguns jogadores se enfrentem novamente neste embate pela Copinha.

Grupo 29:

  • Flamengo-SP x Vasco-RJ (11/01/2024, 15:15h). Não, este não é o Clássico dos Milhões “original”, entre Flamengo-RJ e Vasco-RJ, já que este Flamengo é o de Guarulhos, um município de São Paulo. Porém, não podemos negar que haverá um Flamengo e Vasco na primeira fase da Copinha 2024.

 

Quais clássicos podem acontecer a partir da segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024?

 

Aqui a situação começa a mudar de figura. Se os clássicos da primeira fase não eram tão marcantes assim e tivemos que “inventar” algumas rivalidades, como com clubes de mesmo nome, mas de outros estados, na segunda fase a história começa a ficar mais séria.

Para ajudar a entender a composição desses clássicos, é importante explicar como funciona a classificação da Copinha. O chaveamento é bem tradicional, sem novos sorteios ao longo da competição. Basicamente, acontece o seguinte:

 

  • São 32 grupos, com 4 times cada, totalizando 128 times. Cada grupo disputará suas partidas em uma sede, distribuída ao longo de várias cidades de São Paulo. Na primeira fase, todos os times do grupo jogam entre si, em turno único.
  • Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase.
  • O chaveamento acontece da seguinte forma: o 1º colocado do Grupo 1 enfrenta o 2º colocado do Grupo 2 (confronto A), enquanto o 2º colocado do Grupo 1 enfrenta o 1º colocado do Grupo 2 (confronto B); o 1º colocado do Grupo 3 enfrenta o 2º colocado do Grupo 4 (confronto C), enquanto o 2º colocado do Grupo 3 enfrenta o 1º colocado do Grupo 4 (confronto D); e assim sucessivamente.
  • O vencedor do confronto A encara o vencedor do confronto B; o vencedor do confronto C pega o vencedor do confronto D, e assim por diante.
  • O chaveamento continua dessa forma até a final, que obrigatoriamente terá uma equipe dos Grupos 1 a 16 e outro representante dos Grupos 17 a 32.

 

Não teremos muitos confrontos diretos entre rivais na primeira fase, e a segunda fase também não deve ter nenhuma rivalidade muito intensa. Alguns possíveis confrontos são Corinthians-SP x Guarani-SP e São Bernardo-SP x Água Santa-SP, por exemplo.

A partir da terceira fase, porém, com o afunilamento da competição, é natural que surjam alguns clássicos mais diretos, em confrontos que já começam a mexer mais com o coração dos apaixonados pelo esporte. Quanto maior é o afunilamento, maiores também tendem a ser as chances de ter grandes equipes se enfrentando nos campos.

 

Quem deve ser o campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024?

 

Não há como saber. Porém, olhar para o retrospecto recente dos campeões e vice-campeões das últimas edições pode ajudar a ter uma melhor percepção de quem chega bem cotado para a disputa deste título:

 

  • Copinha de 2023: Palmeiras-SP (campeão), América-MG (vice-campeão)
  • Copinha de 2022: Palmeiras-SP (campeão), Santos-SP (vice-campeão)
  • Copinha de 2021: não foi realizada devido à pandemia de COVID-19
  • Copinha de 2020: Internacional-RS (campeão), Grêmio-RS (vice-campeão)
  • Copinha de 2019: São Paulo-SP (campeão), Vasco-RJ (vice-campeão)
  • Copinha de 2018: Flamengo-RJ (campeão), São Paulo-SP (vice-campeão)

 

É verdade que as safras de jogadores se atualizam muito rápido na Copinha, mas entender quais equipes têm chegado às finais ajuda a compreender o sucesso das categorias de base desses clubes e, consequentemente, pode dar alguns indicativos de quais podem ter boas campanhas novamente.

 

Copinha de 2024: uma caixinha de surpresas

 

Como não poderia deixar de ser, a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024 deve ser uma competição bastante disputada e acirrada. Não há como prever todos os clássicos que acontecerão ao longo do torneio, mas alguns já podem ser vislumbrados.

Também não é possível cravar, com todas as letras, que teremos clássicos, mas é muito difícil que isso não aconteça. Afinal de contas, o futebol dá o seu jeito de colocar equipes que são rivais frente a frente, tal qual aconteceu nas finais de 2022 e 2020, por exemplo.

Independentemente de quais sejam os confrontos, fato é que a Copinha 2024 será uma baita competição, tanto para quem apenas assistirá quanto para aqueles que farão seus palpites nas apostas esportivas. Prepare o coração e acompanhe esse verdadeiro celeiro de craques!

Craque Imortal – Juninho Pernambucano

Após o Natal, é dia de Boxing Day na Premier League