in

História da Camisa da Itália

logo figc italia market inc 79112

logo figc italia market inc 79112

 

Existem vários times e seleções que utilizam camisas azuis, mas apenas uma equipe veste uma camisa Azul pura, com letra maiúscula mesmo: a Seleção Italiana de Futebol. Dona de quatro títulos mundiais, um Ouro Olímpico, uma Eurocopa e várias outras conquistas, a Squadra Azzurra é conhecida e respeitada no mundo inteiro há mais de um século pelo estilo único de jogar futebol com base em uma sólida defesa e perigosos e letais contra-ataques, tudo sem perder a classe e técnica que sempre estiveram presentes em craques de várias gerações como Meazza, Piola, Ferrari, Valentino Mazzola, Rivera, Facchetti, Zoff, Scirea, Tardelli, Conti, Baggio, Maldini, Baresi, Cannavaro, Nesta, Totti e muitos outros. A principal identidade da Itália em campo é, claro, o uniforme composto por camisa e meias azuis e calção branco. No entanto, poucas pessoas sabem a origem dessa combinação que foge completamente das cores presentes na bandeira do país (verde, vermelho e branco).

ITALIA 1910
A Itália de branco, em 1910.

 

Em 1910, a primeira seleção italiana utilizou um uniforme todo branco pelo simples fato de a cor ser bem mais barata do que outras tonalidades na época. As duas primeiras partidas da equipe (vitória por 6 a 2 contra a França e derrota por 6 a 1 para a Hungria, ambas em maio de 1910) foram de branco. Somente a partir do terceiro jogo, também contra a Hungria, mas em janeiro de 1911, que os dirigentes decidiram adotar a cor azul para a camisa da seleção pelo fato de a Casa Real de Savoia, que governou o país de 1861 até 1946, ter o azul como cor oficial. Existem ainda algumas teorias sobre a origem da camisa italiana como uma homenagem à camisa da França, ao “azul do mar” que cerca a Itália e até mesmo pelo fato de a cor ser uma alternativa para dias de nevasca que dificultassem a visualização do branco.

Em 1934, a Itália fez história ao conquistar seu primeiro Mundial de azul.

 

Embora a camisa azul (que era em tom mais claro que o atual) tenha “estreado” com o pé esquerdo (a Itália perdeu para a Hungria por 1 a 0), ela passou a ser a oficial da equipe por vários anos, sempre acompanhada de calção branco e meias pretas. Na década de 30, auge do fascismo do ditador Benito Mussolini, a Itália chegou a disputar partidas toda de negro em uma clara referência política. A partir da década de 50, a política deixou o campo e o azul virou absoluto, com o branco sendo a cor número 2 da equipe.

italia brasile 1970
A Itália de 1970: uniforme icônico e clássico.

 

 

 

Ao longo das décadas, as únicas mudanças feitas no uniforme italiano foram nas golas e punhos, que ora eram mais estreitos, ora com finas listras em vermelho, branco e verde, com destaque para as belíssimas camisas das Copas de 1982 e 1990. Em 2009, a equipe ousou ao lançar uma camisa num tom de azul mais claro em homenagem à primeira vestimenta azzurra da equipe, mas a tonalidade não agradou muita gente e deixou de ser utilizada rapidamente. Desde então, o manto da seleção tetracampeã do mundo não sofreu mais intervenções e segue absoluto e inconfundível: camisa e meias azuis e calção branco. Clássico, belo e vencedor.

 

Este texto foi uma parceria do Imortais com o Mantos do Futebol, mais completo site brasileiro de notícias sobre camisas de futebol. Acesse este link e confira as novidades e lançamentos de todos os clubes do mundo!

Licença Creative Commons
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.

Netherlands national football team logo 2017

História da Camisa da Holanda

argieBG

História da Camisa da Argentina