Por Guilherme Diniz
O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, alcançou uma marca histórica em 2024. Com o título da Supercopa da Espanha conquistado em 14 de janeiro, após vitória sobre o Barcelona por 4 a 1, o mandatário merengue superou em número de títulos o místico Santiago Bernabéu e agora soma 33 troféus em suas duas passagens como presidente do Real – 2000-2006 e 2009-atual. Santiago Bernabéu, presidente merengue de 1943 até 1978, ostentou números quase inalcançáveis ao longo das décadas ao somar 32 títulos com o clube, a maioria conquistada nas décadas de 1950 e 1960, quando o Real teve o lendário esquadrão comandado por Di Stéfano, Kopa, Puskás e companhia. Naqueles anos de ouro, Bernabéu venceu os seguintes títulos:
- 16 Campeonatos Espanhóis
- 6 Copas da Europa (atual Liga dos Campeões da UEFA)
- 6 Copas do Rei
- 1 Mundial Interclubes
- 2 Copas Latinas
- 1 Copa Eva Duarte
Foi então que Florentino, graças aos investimentos bilionários que realizou em especial a partir do seu segundo mandato, conseguiu não só igualar Bernabéu como superá-lo. O espanhol alcançou:
- 6 Ligas dos Campeões da UEFA
- 5 Supercopas da UEFA
- 1 Mundial Interclubes
- 5 Mundiais de Clubes da FIFA
- 6 Campeonatos Espanhóis
- 3 Copas do Rei
- 7 Supercopas da Espanha
Em seu primeiro mandato, Florentino comandou o Real Madrid em sua famosa era “Galáctica”, quando o clube começou a investir pesado em grandes estrelas do futebol. Sua primeira etapa no comando merengue foi mais comedida e focada nos títulos, que vieram em profusão entre 2000 e 2002. A partir de 2003, porém, a megalomania tomou conta e o clube passou a investir mais em marketing do que em um time consistente em campo. Após deixar o clube em 2006, Pérez retornou em 2009 para recolocar o Real Madrid na rota dos grandes títulos aliando investimentos pesados com planejamento técnico. E tal política fez do clube o maior vencedor da década e dobrar o número de títulos continentais em relação ao segundo colocado – o Real tem 14 UCLs contra 7 do Milan.
Só entre 2014 e 2018, o Real faturou 14 títulos, todos no embalo de CR7, Modric, Benzema e companhia. Além disso, Pérez remodelou o estádio Santiago Bernabéu, que se tornou um dos mais modernos do mundo. Sempre querendo mais e nunca satisfeito, Pérez deve aumentar nesta temporada e nas próximas sua coleção de títulos, principalmente com a manutenção de Carlo Ancelotti e o jovem e talentoso elenco que o Real Madrid tem atualmente.
Como sempre parabens guilherme so voce mesmo para lembrar desse fato historico mas lembremos que na gestao bernabeu as quatro primeiras champions nao tiveram mundial e tambem nesse periodo nao havia supercopa espanhola nem europeia certo.fazendo as contas bernabeu teria facil 50 titulos pelo real mas hipoteticamente falando.se fosse verdade florentino jamais chegaria a tanto.mas no futebol moderno e assim