Há uma coisa que a humanidade nunca conseguiu derrotar: o tempo. Nunca há tempo suficiente. E tem o seu preço para aqueles que se aproximam do limite da resistência dos seus corpos – uma questão que tem afetado várias das equipes que falharam na atual Copa do Mundo no Catar. Para não falar, claro, de uma questão que atirou pela janela todas as previsões e todas as ofertas das melhores casas europeias e asiáticas. Os maiores jogadores da geração anterior estão prestes a aposentar-se e a abrir o caminho para as novas estrelas como Kylian Mbappé, Cody Gakpo, Julián Álvarez, Rodrygo, Vinícius Júnior entre outros.
Vejamos os nomes que apareceram provavelmente pela última vez em uma Copa do Mundo em 2022:
Lionel Messi
Ele tem agora 35 anos de idade. Na próxima edição da Copa do Mundo, terá 39 anos. É bastante improvável que participe, enquanto que, mesmo que tenha sido incluído na lista, será utilizado com parcimônia. Ele próprio já confirmou que este será o seu último torneio, no entanto, já testemunhamos no passado jogadores que voltaram da aposentadoria e conseguiram jogar bem.
Cristiano Ronaldo
CR7 já tem 37 anos e os efeitos do tempo já se fizeram sentir. De acordo com Piers Morgan, ele admitiu que se aposentará por volta dos 40 anos. É muito provável que isso aconteça com a expiração do seu novo contrato com Al Nassr, por 500 milhões de euros, no Verão de 2025, um ano antes da próxima Copa do Mundo. No entanto, não o devemos excluir completamente. Ele afirmou no passado que o seu objetivo final é aposentar-se tendo alcançado mais do que o seu grande rival Lionel Messi.
Neymar
Embora ainda tenha 30 anos de idade, o brasileiro já declarou algumas vezes que pretende se aposentar da seleção nacional ao final da competição. Ele até indicou o seu sucessor, selecionando Rodrygo para usar o icónico número 10 que sempre foi a camisa do nome principal da seleção brasileira (usado por Rivellino, Pelé, Ronaldinho, Rivaldo, Zico, etc.). Embora nenhuma razão específica tenha sido dada para esta decisão, o rumor é que tem a ver com as suas muitas lesões.
Robert Lewandowski
Nem parece que o prolífico atacante já tem 34 anos de idade. O consenso geral dizia que o jogo contra a França era o seu último para uma Copa do Mundo, embora ele não confirmasse o rumor. No entanto, como fará 38 anos no próximo torneio, há questões para além da sua condição física que podem fazer cair a escala para se aposentar da seleção nacional.
Edinson Cavani
Tal como Messi, o uruguaio tem 35 anos e já se encontra em declínio, como provado pelo tempo limitado em que foi utilizado na fase de grupos. Pela sua própria admissão, está “na sua última dança” e provavelmente se aposentará no término do seu contrato com o Valencia, em Junho de 2024, dois anos antes da próxima competição nos EUA, México e Canadá.
Luka Modrić
Ele tem 37 anos, como Cristiano Ronaldo. Não deu nenhuma dica oficial sobre a aposentadoria, mas recentemente prolongou o seu contrato com o Real Madrid por apenas um ano com a opção por outro se jogar bem. Quando o anúncio sobre este assunto foi publicado, afirmou claramente que terminaria a sua carreira como jogador do clube espanhol. É bastante impossível vê-lo na próxima Copa com a idade de 41 anos.
Thomas Müller
Ele já declarou que o jogo contra a Costa Rica foi o seu último pela seleção nacional, apesar de ter apenas 33 anos. O alemão não deu qualquer razão específica para a sua decisão durante as suas últimas declarações, no entanto, houve outras anteriores durante a última prorrogação do seu contrato com o Bayern München. Nelas, declarou que não espera jogar profissionalmente depois de 2025.
Eden Hazard
O jornal espanhol Marca publicou que ele pretende aposentar-se da seleção belga de futebol após a eliminação na fase de grupos da atual Copa do Mundo. Os seus maus desempenhos e a exigência dos torcedores dos Red Devils contribuíram provavelmente para esta decisão. Deve ficar claro que nenhuma decisão final foi tomada e que se trata apenas de uma consideração. Não deveria ser uma surpresa se ele decidisse continuar.
Hugo Lloris
A idade de 35 anos pode não ser considerada como tardia para um goleiro, mas no seu caso as coisas são diferentes. Não é ele que considera a aposentadoria. É a Federação Francesa de Futebol que procura ativamente substituí-lo. É certo que o vão deixar fazê-lo numa hora que ele próprio considera “certa”, mas é altamente improvável que o vejamos novamente aos 39 anos de idade.
Angel Di María
Ele já anunciou que se retirará da seleção nacional e do futebol internacional no final deste torneio aos 34 anos de idade. As suas razões incluíam que há muitos jogadores mais jovens que já atingiram os seus padrões e que era hora de lhes dar o espaço para se provarem. Deixará também o PSG no final do seu contrato. Não foi feito qualquer anúncio sobre onde irá continuar a sua carreira.
Todos os craques acima referidos foram símbolos de uma era do futebol. Como é normalmente feito, as suas substituições levarão ao nível seguinte, enquanto cada casa de apostas de alto nível terá de alterar o fator de ativo humano a que recorre quando tenta estabelecer um preço justo para as suas ofertas. Felizmente o futebol possui ciclos e sempre temos novos protagonistas dispostos e com talento suficiente para suplantar a ausência das referidas lendas. Que venha a jovem guarda!