Por Guilherme Diniz
Com o passar dos anos, ela fica cada vez mais seleta. E quem persiste nela, ostenta tal posição com muito, mas muito orgulho. Ser um clube que nunca foi rebaixado é uma honra para poucos nos principais campeonatos do futebol mundial. Alguns gigantes conseguem ficar décadas sem cair, mas é só uma diretoria pífia entrar em ação, dirigentes baterem cabeças e um elenco fraco disputar 34, 38 jogos que o “impossível” acontece. No Brasil, o Santos teve esse desprazer em 2023 após mais de 50 anos na elite. E, com isso, deixou apenas Flamengo, São Paulo e o novato Cuiabá como únicos que nunca foram rebaixados da Série A. Mas e nas outras ligas? Confira a seguir “Os Incaíveis” dos principais campeonatos do mundo.
Brasil
Cuiabá
Fundado em 2001, o Cuiabá começou, como toda agremiação, lá de baixo. Disputou a Série D, a Série C e chegou à Série B graças ao acesso de 2018. E, em 2020, após boa campanha, foi promovido à Série A de 2021, de onde não saiu desde então.
Flamengo
O gigante rubro-negro nunca caiu no Campeonato Brasileiro. Um dos recordistas em títulos da Série A, o Fla já teve campanhas ruins algumas vezes, mas sempre conseguiu se reerguer a tempo da queda.
São Paulo
O tricolor é outro que jamais foi rebaixado da Série A. Campeão em seis oportunidades, o clube do Morumbi já fez campanhas ruins, em especial nos últimos anos, mas encontrou forças para escapar da degola.
Alemanha
Hoffenheim, RB Leipzig e Union Berlin
Considerando toda a história do Campeonato Alemão, apenas os três clubes acima nunca caíram da Série A após subirem à elite, todos com chegadas recentes. Porém, se considerarmos a Era Bundesliga, Bayern München, Bayer Leverkusen, Wolfsburg e Augsburg nunca foram rebaixados nos tempos modernos da competição.
Argentina
Boca Juniors, Central Córdoba e Defensa y Justicia
Do trio que nunca caiu no Campeonato Argentino, o Boca é o campeão em permanência na elite com mais de um século de participações. Os outros dois membros da lista subiram na década de 2010, o mais recente deles o Central Córdoba, em 2019.
Escócia
Aberdeen e Celtic
Com a crise sem precedentes que enfrentou neste século, o Rangers deixou depois de mais de 100 anos o posto de incaível no Campeonato Escocês. Com isso, apenas o Aberdeen e o Celtic se mantêm como soberanos na elite do futebol do país britânico.
Espanha
Athletic Bilbao, Barcelona e Real Madrid
O Campeonato Espanhol possui um trio incaível que se mantém desde o início da competição, lá em 1929. Os rivais Barça e Real possuem mesmo a aura de incaíveis e fica difícil imaginar um deles na segundona, mas o que mais chama a atenção é o Athletic, que mesmo sem conquistar grandes títulos há muito tempo nem ter grande poder aquisitivo, se mantém intacto em La Liga.
França
Paris Saint-Germain
Após disputar a Ligue 1 pela primeira vez em 1974, o PSG nunca mais saiu dela. Fundado em 1970, os parisienses mantiveram o posto na elite e se transformaram ao longo dos anos no maior campeão do torneio com 11 troféus.
Holanda
Ajax, Feyenoord, PSV e Utrecht
Outro exemplo de soberania na Holanda, o trio de ferro do país (Ajax, PSV e Feyenoord) domina a tabela de palmarés e também a condição de nunca terem sido rebaixados. Além deles, o Utrecht, fundado em 1970 após a fusão dos clubes Utrecht, DOS, Elinkwijk e Velox, também conseguiu se manter na elite desde sua primeira participação em 1970-1971.
Inglaterra
Um dos campeonatos mais antigos do mundo, o Campeonato Inglês não tem nenhum clube “incaível”. Todos, inclusive os gigantes, já caíram ao menos uma vez para o Championship. Na era Premier League, que começou em 1992, alguns jamais caíram, mas não consideramos este critério aqui.
Itália
Internazionale e Sassuolo
Diante dos sempre frequentes escândalos de manipulação de resultados, muitos clubes da Série A já caíram para a segundona como punição, sendo a mais notável a Juventus, nos anos 2000. Avessa a tudo isso, a Internazionale é a mais longeva equipe na elite do futebol italiano, participando do Calcio desde 1929. Ela ficou sozinha por alguns anos até o Sassuolo, na elite desde 2013, também integrar esse seletíssimo grupo.
Portugal
Benfica, Porto e Sporting
Os maiores campeões do futebol português também são os únicos que jamais caíram. Levando em consideração que, dos quase 90 torneios já disputados, apenas dois ficaram com outros clubes – Boavista, em 2001, e Os Belenenses, em 1946 -, fica difícil imaginar esse trio na segundona algum dia.
Uruguai
Boston River, Nacional e Peñarol
Nacional e Peñarol, os gigantes do país, dispensam apresentações e é inimaginável que algum dia deixem o posto de incaíveis no pequenino Uruguai. Mas a dupla ganhou a companhia recente do Boston River, que chegou em 2016 à elite e não saiu mais.
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.