Por Guilherme Diniz
Com o passar dos anos, ela fica cada vez mais seleta. E quem persiste nela, ostenta tal posição com muito, mas muito orgulho. Ser um clube que nunca foi rebaixado é uma honra para poucos nos principais campeonatos do futebol mundial. Alguns gigantes conseguem ficar décadas sem cair, mas é só uma diretoria pífia entrar em ação, dirigentes baterem cabeças e um elenco fraco disputar 34, 38 jogos que o “impossível” acontece. No Brasil, o Santos teve esse desprazer em 2023 após mais de 50 anos na elite. E, com isso, deixou apenas Flamengo, São Paulo e o novato Cuiabá como únicos que nunca foram rebaixados da Série A. Mas e nas outras ligas? Confira a seguir “Os Incaíveis” dos principais campeonatos do mundo.
Brasil

Flamengo
O gigante rubro-negro nunca caiu no Campeonato Brasileiro. Um dos recordistas em títulos da Série A, o Fla já teve campanhas ruins algumas vezes, mas sempre conseguiu se reerguer a tempo da queda.
São Paulo
O tricolor é outro que jamais foi rebaixado da Série A. Campeão em seis oportunidades, o clube do Morumbi já fez campanhas ruins, em especial nos últimos anos, mas encontrou forças para escapar da degola.
Alemanha

Hoffenheim, RB Leipzig e Union Berlin
Considerando toda a história do Campeonato Alemão, apenas os três clubes acima nunca caíram da Série A após subirem à elite, todos com chegadas recentes. Porém, se considerarmos a Era Bundesliga, Bayern München, Bayer Leverkusen, Wolfsburg e Augsburg nunca foram rebaixados nos tempos modernos da competição.
Argentina

Boca Juniors, Central Córdoba e Defensa y Justicia
Do trio que nunca caiu no Campeonato Argentino, o Boca é o campeão em permanência na elite com mais de um século de participações. Os outros dois membros da lista subiram na década de 2010, o mais recente deles o Central Córdoba, em 2019.
Escócia

Aberdeen e Celtic
Com a crise sem precedentes que enfrentou neste século, o Rangers deixou depois de mais de 100 anos o posto de incaível no Campeonato Escocês. Com isso, apenas o Aberdeen e o Celtic se mantêm como soberanos na elite do futebol do país britânico.
Espanha

Athletic Bilbao, Barcelona e Real Madrid
O Campeonato Espanhol possui um trio incaível que se mantém desde o início da competição, lá em 1929. Os rivais Barça e Real possuem mesmo a aura de incaíveis e fica difícil imaginar um deles na segundona, mas o que mais chama a atenção é o Athletic, que mesmo sem conquistar grandes títulos há muito tempo nem ter grande poder aquisitivo, se mantém intacto em La Liga.
França

Paris Saint-Germain
Após disputar a Ligue 1 pela primeira vez em 1974, o PSG nunca mais saiu dela. Fundado em 1970, os parisienses mantiveram o posto na elite e se transformaram ao longo dos anos no maior campeão do torneio com 11 troféus.
Holanda

Ajax, Feyenoord, PSV e Utrecht
Outro exemplo de soberania na Holanda, o trio de ferro do país (Ajax, PSV e Feyenoord) domina a tabela de palmarés e também a condição de nunca terem sido rebaixados. Além deles, o Utrecht, fundado em 1970 após a fusão dos clubes Utrecht, DOS, Elinkwijk e Velox, também conseguiu se manter na elite desde sua primeira participação em 1970-1971.
Inglaterra

Um dos campeonatos mais antigos do mundo, o Campeonato Inglês não tem nenhum clube “incaível”. Todos, inclusive os gigantes, já caíram ao menos uma vez para o Championship. Na era Premier League, que começou em 1992, alguns jamais caíram, mas não consideramos este critério aqui.
Itália

Internazionale
Diante dos sempre frequentes escândalos de manipulação de resultados, muitos clubes da Série A já caíram para a segundona como punição, sendo a mais notável a Juventus, nos anos 2000. Avessa a tudo isso, a Internazionale é a mais longeva equipe na elite do futebol italiano, participando do Calcio desde 1929.
Portugal

Benfica, Porto e Sporting
Os maiores campeões do futebol português também são os únicos que jamais caíram. Levando em consideração que, dos quase 90 torneios já disputados, apenas dois ficaram com outros clubes – Boavista, em 2001, e Os Belenenses, em 1946 -, fica difícil imaginar esse trio na segundona algum dia.
Uruguai

Boston River, Nacional e Peñarol
Nacional e Peñarol, os gigantes do país, dispensam apresentações e é inimaginável que algum dia deixem o posto de incaíveis no pequenino Uruguai. Mas a dupla ganhou a companhia recente do Boston River, que chegou em 2016 à elite e não saiu mais.
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.