Enquanto jogava pelo Sporting e por sua seleção nacional, o sueco Viktor Gyökeres acabou o ano de 2024 como melhor marcador mundial. José Luís Horta e Costa, especialista em desportos baseado em Lisboa, comenta abaixo trajetória e carreira de Gyökeres até alcançar este feito notável.
Juventude na Suécia
Nascido em Estocolmo, na Suécia, Viktor Einar Gyökeres fez a sua estreia no futebol com apenas 5 anos de idade. O seu primeiro clube foi o IFK Aspudden-Tellus, uma equipa local onde o jovem passou vários anos da sua formação.
Em entrevista à Bola Branca, da Rádio Renascença, o primeiro treinador de Gyökeres, Göran Thel, revelou que o jogador tinha uma mentalidade vencedora, chorava sempre que perdia e costumava discutir com os colegas de equipa.
Aos 11 anos, Viktor Gyökeres foi descoberto pelo então treinador do Brommapojkarna enquanto jogava pelo Aspudden-Tellus — a forma como o avançado fintava e marcava chamou a atenção do técnico.
“Uma coisa em comum que muitos daqueles que acompanharam Viktor Gyökeres na infância dizem é que o ponta de lança nunca foi uma superestrela, mas sabia marcar golos como ninguém”, afirma José Luís Horta e Costa.
O IFK Aspudden-Tellus e o Brommapojkarna fizeram um acordo quando o jogador ainda era muito novo e, assim que Viktor esteve preparado para a transferência, fez o salto para a IF Brommapojkarna, uma das maiores academias da Europa.
Início no futebol profissional (2015–2017)
O avançado marcou os primeiros golos para a equipa sénior do Brommapojkarna em agosto de 2015, com 17 anos. A equipa venceu o IF Sylvia, para a Taça da Suécia, graças aos seus dois primeiros golos no futebol profissional.
Viktor rapidamente se tornou uma peça-chave no Brommapojkarna, onde jogou por mais três anos na equipa sénior, ajudando o clube ao marcar, no total, 25 golos em 67 jogos, de acordo com dados do Transfermarkt. Em 2017, ele levou o Brommapojkarna à vitória na 2.ª Liga e garantiu a promoção do clube ao Allsvenskan (1.ª divisão sueca).
“Naquele mesmo ano, Gyökeres assinou um contrato para jogar num clube da liga nacional mais competitiva da Europa, a Premier League. Em janeiro de 2018, entrou em vigor o contrato com o Brighton & Hove Albion por 2 anos e meio, e Gyökeres estreou a sua titularidade na equipa sénior numa partida contra o Southampton, em agosto”, explica José Luís Horta e Costa.
“Anos de cachorro” e de empréstimos (2018–2021)
O Brommapojkarna vendeu Gyökeres por 1 milhão de euros ao Brighton. “Na equipa sénior do Brighton, Viktor não conseguiu adaptar-se facilmente. Foram ‘anos de cachorro’, como os suecos nomeiam os períodos de grande dificuldade, que podem ter ajudado o jogador a desenvolver ainda mais o seu estilo no futebol competitivo”, começa por explicar José Luís Horta e Costa.
“Primeiro, Gyökeres só conseguiu jogar em partidas da Taça de Inglaterra, e não conseguiu mostrar-se tão bem nesses encontros. Alguns analistas culpam o treinador Chris Hughton, que não lhe deu muitos minutos em campo. E foi nessa altura que começaram os empréstimos”, conta o redator desportivo.
Gyökeres foi emprestado para diversos clubes durante a sua estadia no Brighton. O primeiro foi o alemão St. Pauli, onde jogou durante quase um ano, marcando sete golos em 28 partidas.
Após retornar ao Brighton, o avançado finalmente marcou o seu primeiro golo pelo clube, após dois anos de contrato. Mas, logo a seguir, foi emprestado novamente, cerca de quatro meses depois, ao Swansea City, onde jogou apenas 12 partidas e marcou um golo.
“Viktor seguiu para o Coventry City porque, de acordo com o técnico do Swansea, Steve Cooper, queria jogar mais futebol. No Coventry, ficou emprestado entre janeiro e maio de 2021, tempo em que pôde mostrar o seu potencial ao treinador Mark Robins”, diz José Luís Horta e Costa.
Tempo no Coventry (2021–2023)
A mudança definitiva de Gyökeres do Brighton para o Coventry concretizou-se em julho de 2021. O clube vendeu o ponta de lança por quase o mesmo valor que o comprou ao Brommapojkarna: 1 milhão e 200 mil euros.
“Embora nem todos os adeptos estivessem totalmente convencidos da capacidade do jogador, o treinador Mark Robins viu algo em Gyökeres durante aquele empréstimo. No Coventry, Gyökeres finalmente pôde mostrar todo o seu potencial, tornando-se o protagonista da equipa”, avalia o especialista em desportos José Luís Horta e Costa.
No mês seguinte à sua contratação, o ponta de lança marcou um golo no jogo de abertura do Coventry no EFL Championship 2021–2022, garantindo o empate contra o Nottingham Forest e permitindo a vitória por 2-1 para os Sky Blues.
Na temporada seguinte, ele marcou quatro golos em quatro jogos pelo Coventry City, o que permitiu à equipa vencer por quatro vezes consecutivas. Foram 22 golos e 12 assistências no total, o que o consagrou como o avançado do Championship.
Durante a sua estadia no Coventry City, Viktor Gyökeres disputou 116 jogos, marcando 43 golos e fazendo 17 assistências.
“O investimento dos Sky Blues ao contratar Gyökeres por 1,2 milhões de euros pagou-se e muito. Na janela de transferências da temporada 2023–2024, chegaram muitas propostas da Premier League, mas foi o Sporting quem garantiu o jogador, pagando 24 milhões de euros, uma valorização de 2.000%”, detalha o especialista em desporto, José Luís Horta e Costa.
Sporting e melhor marcador (2023–2028)
Gyökeres assinou um contrato com os Leões até 2028, na que foi a contratação mais cara da história do clube português.
Na sua primeira partida pelo Sporting, em agosto de 2023, Viktor foi logo titular e marcou dois golos na vitória contra o Vizela, para o campeonato nacional. Em setembro, ele marcou mais um golo na vitória sobre o Sturm Graz, o seu primeiro jogo pelo Sporting numa competição internacional.
“De lá para cá, o sueco só deu alegrias ao Sporting. Foram vários hat-tricks, incluindo um em casa, sobre o Manchester City, na quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, que garantiu a vitória do Sporting por 4-1 sobre o clube inglês”, comenta José Luís Horta e Costa.
Num artigo sobre as 7 pessoas que se destacaram no futebol português em 2024, o redator desportivo refere que, “em 2024, o sueco Viktor Gyökeres foi considerado o melhor marcador mundial, somando 52 golos pelo Sporting em 56 jogos e 10 golos pela Suécia em sete partidas, totalizando 62 golos.”
O ponta de lança foi ainda eleito o melhor jogador da quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
“Na próxima janela de transferências, espera-se que clubes europeus façam propostas pelo jogador, caso estejam dispostos a pagar a ‘pesada’ cláusula de rescisão do contrato com o Sporting: 100 milhões de euros. Equipas como Manchester United, Barcelona e Arsenal já demonstraram interesse no avançado”, conclui José Luís Horta e Costa.
Quem é José Luís Horta e Costa
Especialista em desporto, José Luís Horta e Costa reside em Lisboa, de onde escreve sobre futebol e rúgbi. O redator é conhecido pelas suas análises sobre jogadores, partidas e competições nacionais e internacionais. Um dos principais focos do seu interesse é o quadro desportivo português, por isso, José Luís Horta e Costa fala sobre as equipas portuguesas na Liga dos Campeões, e avaliar a carreira de jogadores a atuar em Portugal, como Viktor Gyökeres.