in

Qual é a relação entre poker e futebol?

 

Os fãs de qualquer time de futebol ou de determinado atleta possuem abundantes níveis de informação. Toda notícia, por mais insignificante que pareça, aparece instantaneamente nos principais sites. Ou nas redes sociais. Mas quando são confrontados com hobbies pouco habituais, a surpresa é maior. Um desses exemplos é o poker. A modalidade, que é considerada pelos boleiros como mais uma opção de entretenimento nas horas vagas, possui um elevado nível de competitividade e adrenalina que também é visto no futebol. Não acredita? Então confira abaixo a semelhança entre os dois esportes.

 

Esportes de controle emocional

Neste seguimento, a mesma coisa acontece com as emoções. Elas devem ser controladas e são a chave para interpretar os sentimentos que os adversários tentarão esconder. Em certas linhas gerais, existe uma relação entre o poker e o futebol nesse sentido. Sendo que, com as cartas, o controle tem que ser maior para evitar más decisões, o que ajuda também a saber escolher a melhor tática para superar o adversário.

 

Profissional ou amador?

Outra semelhança entre os dois esportes é a abordagem, já que existe um caminho profissional e amador. É provável que, independentemente da habilidade, muitos já tenham jogado poker ou futebol ao menor uma vez na vida. Jogar futebol é tão simples quanto encontrar alguns amigos, comprar uma bola e ir a um parque ou quadra para se divertir. Já o poker é igualmente fácil. Devido ao crescimento do iGaming no Brasil, nem é necessário mais de uma mesa e acessórios. Basta conectar-se ao telefone, tablet ou computador e desfrutar de uma partida na Internet.

 

Acessibilidade global

A acessibilidade de ambos também levou a outra semelhança. Tanto o futebol quanto o poker são verdadeiramente globais. Basta dar uma olhada nos principais campeonatos de futebol e será possível encontrar jogadores e treinadores de quase todos os países (é certo, uns mais do que outros). E o mesmo vale para torneios de poker. Os últimos vencedores do Main Event da World Series of Poker vieram de países diferentes. Isso mostra como essa modalidade também tem uma base de atletas internacionais.

 

Espetáculo garantido

Outro destaque é que ambos são esportes emocionantes para os espectadores. Isso se deve em grande parte à variedade de estilos exibidos nas duas modalidades. Os times de futebol optam por usar técnicas ofensivas e defensivas totalmente diferentes, o que ajuda a manter a partida emocionante. Muitos são os jogos que se tornaram eternos, exatamente pela sua forma estética e tática. Um fenômeno semelhante pode ser visto em torneios de poker. Em uma determinada competição, é possível encontrar jogadores que são mais conservadores, bem como aqueles que são muito menos reservados.

 

Futebolistas e… poker!

Quando se trata de jogadores de futebol e poker, há um nome que rapidamente vem à mente. O zagueiro espanhol Gerard Piqué já demonstrou a sua habilidade com as cartas em mais de uma ocasião. E não se trata apenas de se exibir, já que se pode dizer que ele é um bom jogador, pois quem não se lembra dos 130 mil euros que levou ao terminar em terceiro lugar em um torneio realizado em Barcelona?

Além de Piqué, muitos outros atletas famosos já demonstraram sua paixão pelo esporte de cartas. Como exemplos, podemos citar o craque italiano Mario Balotelli e os brasileiros Moisés, que teve uma passagem vitoriosa pelo Palmeiras e agora joga pelo Shandong Luneng, da China, e Hugo Cabral, que atualmente atua pelo Al-Akhdoud, da Arábia Saudita.

Em suma, o poker serve de entretenimento para os boleiros em termos de competitividade, estratégia e emoções, de treinamento mental e, uma vez que colocam a bola e a competição de lado, pode também ser uma saída profissional ou empresarial.

 

Afinal, não são assim tão diferentes!

Embora seja verdade que futebol e poker têm suas diferenças, também existem muitas semelhanças entre os dois esportes globais extremamente populares. Das emoções aos estilos de partida, passando pela paixão, os pontos em que se cruzam fazem com que ambas as modalidades acabem se complementando com o seu devido contexto. Seja esse competitivo ou de lazer.

Esquadrão Imortal – Liverpool 2017-2020

Craque Imortal – Félix