A triste realidade é que todas as coisas chegam ao fim. E, quando a Copa do Mundo do Catar terminar, a maioria dos amantes do futebol ficará à espera de um próximo grande torneio reunindo seleções. Mas qual a próxima competição para focar? Será sem dúvida a Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023, que acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia, afinal, a zona de apostas nunca vai parar de arder de paixão graças a essas competições.
Início e detalhes
O torneio começará no dia 20 de julho de 2023, marcado para Eden Park, Auckland, Nova Zelândia, com a honra da primeira partida entre Nova Zelândia (as Football Ferns) e Noruega (The Grasshoppers). A final será no dia 20 de agosto de 2023, marcada para o Stadium Australia, localizado em Sydney. O torneio será o primeiro em muitos aspectos. Para começar, será a primeira vez que uma competição de ambos os gêneros será realizada entre duas confederações. Além disso, desta vez contará com 32 participantes em vez de 24, replicando o formato tradicional do torneio masculino.
Os ingressos para o evento estão sendo vendidos oficialmente online desde 6 de outubro de 2022, e os preços variam de US$ 15 para crianças e US$ 30 para adultos. Um fato digno de nota é que também haverá muitos passes para as várias partidas disponíveis e que os preços globais o tornarão muito mais acessíveis do que os do torneio no Catar.
Estádios
As partidas acontecerão em um total de dez sedes, sendo seis na Austrália e quatro na Nova Zelândia. Do lado dos australianos, estarão:
- Stadium Australia e Sydney Football Stadium, em Sydney;
- Lang Park, em Brisbane;
- Estádio Retangular de Melbourne, em Melbourne;
- Estádio Retangular de Perth, em Perth;
- Hindmarsh Stadium, em Adelaide
Do lado dos Kiwis, as partidas serão disputadas no
- Eden Park, localizado em Auckland;
- Wellington Regional Stadium, em Wellington;
- Estádio Forsyth Barr, em Dunedin;
- Waikato Stadium, em Hamilton.
É importante notar que o Sydney Football Stadium concluiu sua reestruturação em preparação para o torneio e agora apresenta obras de arte impressionantes nos assentos do artista indígena Tony Albert. A instalação em si foi descrita como de última geração e ideal para jogadores de classe mundial.
Times e Países
Como anfitriãs do torneio, Austrália e Nova Zelândia se classificaram automaticamente. Os outros classificados se dividem nos seguintes grupos:
- Grupo A: Nova Zelândia, Noruega, Filipinas e Suíça;
- Grupo B: Austrália, República da Irlanda, Nigéria e Canadá;
- Grupo C: Espanha, Costa Rica, Zâmbia e Japão;
- Grupo D: Inglaterra, Dinamarca, China e os vencedores do Grupo B dos Play-Offs, a ser definido em fevereiro de 2023;
- Grupo E: Estados Unidos, Vietnã, Holanda e os vencedores do Grupo A dos Play-Offs, a ser definido em 2023;
- Grupo F: França, Jamaica, Brasil e os vencedores do Grupo C dos Play-Offs, a ser definido em fevereiro 2023;
- Grupo G: Suécia, África do Sul, Itália e Argentina.
- Grupo H: Alemanha, Marrocos, Colômbia e Coreia do Sul.
Uma Mascote Adorável
Tazuni é o nome da mascote da competição, uma adorável pinguim que ama futebol e busca inspirar novas gerações com sua história. Em preparação para o evento, ela será apresentada em muitas atividades e meios de comunicação e, claro, também aparecerá na maioria das mercadorias que foram preparadas para o torneio.
Fatma Samoura, secretária-geral da FIFA, disse “… sua história vai ressoar com milhões de jovens torcedores em todo o mundo“. E isso é verdade, pois Tazuni é uma meia de quinze anos que se apaixonou pelo esporte enquanto jogava nas praias de sua casa. Uma noite, ao ver fogos de artifício no céu devido ao início de uma competição, cheia de confiança, ela entra no estádio e confunde a todos ao mostrar seus talentos. Certamente, muitos dos mais jovens fãs do esporte verão um modelo que os inspira a alcançar patamares esportivos cada vez maiores. Aliás, ela já começou a exercer suas funções, pois logo após o recente lançamento do Programa de Voluntariado do torneio, a mascote oficial fez parte das comemorações de reconhecimento aos Voluntários locais que aconteceram na Austrália.
A figura maior
A questão do impacto e do que se pretende alcançar, bem como do legado a ser deixado, é de extrema importância. Por isso, a organização do evento já montou vários programas de preparação para o torneio de forma a trazer a maior marca positiva durante e após a sua realização. É digno de nota que a FIFA, em colaboração com a Calm, se esforçou para fornecer os meios e ferramentas para garantir a saúde mental dos jogadores, voluntários e da força de trabalho em geral, que é a força vital dessas grandes competições. Como tal, todo o pessoal receberá assinaturas gratuitas do Calm. Os fãs terão um desconto em seu aplicativo focado em relaxamento e meditação (com estudos mostrando 81% menos estresse e 73% melhor sono entre os usuários do aplicativo) e o compromisso de aumentar a conscientização sobre as condições de saúde mental, afinal, enquanto a saúde física é certamente a prioridade número um de todos os jogadores, sem a saúde mental, cederia à pressão de tais ambientes competitivos.
De qualquer forma, a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023 certamente será uma explosão, e, para aqueles cujos times favoritos não chegaram longe no torneio do Catar, talvez nesta competição eles tenham a chance de ver seu país chegar ao topo. E nunca se esqueça de que os melhores tipsters de futebol sempre podem fornecer uma vantagem.