Por Guilherme Diniz
Depois de muitos anos sem grandes mudanças, a Liga dos Campeões da UEFA começa sua temporada 2024-2025 com um novo formato de disputa. Ao invés dos já conhecidos oito grupos com quatro equipes cada, dos quais os dois melhores se classificavam para a fase de mata-mata, a edição atual terá 36 clubes em um sistema chamado de fase de liga, no qual cada clube irá disputar oito jogos contra oito adversários diferentes escolhidos por meio de um sorteio realizado em 29 de agosto de 2024, em Mônaco, com participação das lendas Gigi Buffon e Cristiano Ronaldo. Os times foram divididos em quatro potes de acordo com o ranking e coeficiente da UEFA. Cada participante enfrentará duas equipes de cada pote, com metade dos jogos disputados como mandante e a outra metade como visitante. Vale destacar dois critérios:
- Equipes do mesmo país não vão se enfrentar;
- Uma equipe poderá enfrentar no máximo duas de um mesmo país;
Ao final da fase de liga, que será bem parecida com um campeonato de pontos corridos, os oito clubes que tiverem as melhores campanhas garantirão vaga direta nas oitavas de final, que seguirão da maneira tradicional – jogos de ida e volta, valendo o maior placar agregado, sem peso de gol fora. Os times que terminarem entre a 9ª e a 24º posição irão disputar uma fase de playoff, que dará oito vagas nas oitavas. Os classificados entre a 25º e a 36º posição são eliminados diretamente, sem acesso à Liga Europa da UEFA, que também terá o formato de fase de liga nesta temporada 2024-2025. A UEFA Conference League também terá uma fase de liga, mas com seis jogos ao invés de oito.
Esse formato gerou um pouco de contestação no início, mas foi a maneira que a UEFA encontrou para aumentar a disputa e a imprevisibilidade da etapa inicial, já que, com as fases de grupos, muitas vezes os classificados para as oitavas de final já eram conhecidos antes mesmo da disputa começar. Afinal, quando dois titãs caíam juntos com dois times de menor expressão, por exemplo, eles não ofereciam chance alguma para zebras. Com a fase de liga, serão oito adversários diferentes para cada clube enfrentar, o que aumentará a disputa e exigirá ainda mais conhecimento dos rivais.
Sempre em transformação
Em sua 70ª edição, a UCL sempre teve mudanças em seu formato de disputa, principalmente na década de 1990. Em suas primeiras três décadas, a competição era mais restrita e seleta, com apenas os campeões de cada país disputando partidas eliminatórias até chegarem à decisão. Em 1991-1992, último ano da competição antes da mudança de nome para UEFA Champions League, o torneio teve pela primeira vez fases de grupos, com duas chaves com quatro equipes cada e os campeões de cada chave se classificando para a decisão.
Na época 1992-1993, o formato se repetiu, com fase eliminatórias, uma fase de grupos com dois grupos e seus campeões indo para a final. Na temporada 1993-1994, a fase de grupos ampliou as vagas e os dois primeiros de cada grupo garantiram vagas nas semifinais. Em 1994-1995, as fases de grupos tomaram o lugar das etapas eliminatórias e tivemos pela primeira vez quatro grupos com quatro equipes cada um, com os dois primeiros avançando às quartas de final. Esse formato seguiu até o final da década de 1990, com os grupos aumentando conforme a UEFA foi adicionando mais clubes e novos critérios de classificação.
Só em 1999-2000 que o formato mudou de novo e duas fases de grupos foram realizadas. Na primeira, tivemos oito grupos com quatro times cada. Os dois primeiros de cada grupo avançaram a uma nova fase de grupos, com quatro grupos e quatro times em cada um. Os dois primeiros de cada grupo se classificaram para as quartas de final. Tal formato exigiu 17 partidas, em média, de um clube finalista. E, se ele viesse de fases eliminatórias, seriam impressionantes 23 jogos!
Só na temporada 2003-2004 que a UEFA, enfim, “desinchou” a competição e adotou em definitivo a fase de grupos como estágio principal: oito grupos com quatro equipes cada e os dois melhores de cada grupo avançando para as oitavas de final. Esse formato seguiu ao longo de 20 anos até ser modificado para a temporada 2024-2025. Vale lembrar que, na temporada 2019-2020, por conta da pandemia da COVID-19, a fase de quartas de final teve um “final 8”, com os classificados se enfrentando em jogos de apenas uma mão, em território neutro, sem partidas de volta e com portões fechados. Com isso, o campeão daquele ano – Bayern München – precisou de 11 jogos, e não 13, para ser campeão.
A fase de liga ainda é uma incógnita, mas vamos torcer para que ela se consolide, promova resultados surpreendentes e quebre a mesmice que perpetua há alguns anos no mais famoso torneio de clubes do planeta.
Confira abaixo todos os jogos!
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.