Por Guilherme Diniz
Cristiano Ronaldo completa 40 anos neste dia 05 de fevereiro de 2025.
E o que dizer de Cristiano Ronaldo?
Bem, neste século, vimos a metamorfose de um dos maiores craques que o esporte já viu.
Após o início no Sporting, o jovem foi para o Manchester United e passou a ser lapidado por Sir Alex Ferguson. Deixou de fazer tantas firulas e foi aumentando sua média de gols. Felipão, quando estava no comando de Portugal, também contribuiu para o amadurecimento do garoto. As derrotas na Euro de 2004 e na Copa de 2006 doeram no jogador. Mas, com o tempo, ele foi melhorando e melhorando. Foi então que chegou a década de 2010. E, com a camisa do Real Madrid, virou de vez um imortal do futebol.
Cristiano Ronaldo conseguiu se transformar no maior artilheiro da história do clube com 451 gols em 438 jogos – uma absurda média de 1,03 gols por jogo. Mais gols do que jogos. Estraçalhou tabus. Colecionou recordes. Taças. E gols, gols e gols. CR7 foi a maior máquina de gols do futebol entre 2013 e 2018. O maior finalizador do futebol, talvez um dos maiores de todos os tempos. Quando aparecia a oportunidade, ele fazia o gol. Não errava. Atleta perfeito, raramente se contundia. E mostrou perfeita sintonia com a competição mais querida pelo Real: a Liga dos Campeões.
- Foi o primeiro jogador a marcar em todos os jogos da fase de grupos de uma Liga, em 2017-2018;
- Recordista de gols em uma fase de grupos (11, em 2015-2016);
- Primeiro a marcar 100 gols na história da Liga dos Campeões;
- Em fevereiro de 2018, o primeiro a chegar aos 100 gols na UCL por um só clube;
- É o dono do Top 3 das maiores artilharias da história do torneio – 17 gols (2014), 16 gols (2016) e 15 gols (2018);
- É o maior artilheiro da UCL com 141 gols;
- É o maior assistente da história da UCL com 41 passes para gols;
- Ele também venceu 5 troféus, 4 com o Real e um com o Manchester United.
Mas ele também virou o homem dos recordes com a seleção. Falando apenas em Eurocopas, CR7 é:
- O maior artilheiro da história da Eurocopa com 14 gols;
- Jogador com mais assistências para gols (9 assistências)
- Jogador que mais marcou gols na Euro juntando Eliminatórias e a competição principal (55 gols);
- Jogador que mais disputou a Euro na história (seis vezes);
- Jogador que mais disputou jogos da Euro (30 jogos);
- Jogador com mais vitórias na Euro (14 vitórias)
E, na Eurocopa de 2016, ele transformou a competição em sua redenção. Crente de que aquela poderia ser sua última na carreira, o craque fez do torneio a ode para conquistar seu maior sonho: ser campeão por Portugal. Após dois empates, levou o time nas costas contra a Hungria, em sua melhor partida, conseguiu a classificação e continuou importante na fase de mata-mata. Se não foi o prolífico goleador do Real Madrid, Cristiano foi o responsável por conduzir todo o time como capitão até o fim. Inspirou seus companheiros. Vibrou como nunca.
Na final, chorou copiosamente por não conseguir continuar em campo após uma maldosa entrada do rival em seu joelho. Só assim para brecar um atleta formidável, com um dos maiores físicos do esporte. Mas, como líder, continuou lá, firme, para ser a referência. Na prorrogação, foi a voz para Raphaël Guerreiro cobrar uma falta que quase virou gol. Manteve o mesmo garoto forte, em campo, quando ele se contundiu. E não aguentou o choro quando viu Éder marcar o gol mais importante da história portuguesa.
Ao final, ergueu sua primeira taça como capitão. Justamente por seu país, pela nação que ele tanto ama e ajuda fora das quatro linhas. O título da Euro serviu para sepultar críticas, dúvidas ou qualquer outra coisa que se disse sobre ele. Três anos depois, lá estava ele erguendo outro troféu, a Liga das Nações. E, claro, é o atleta com mais jogos na história da seleção (217 jogos) e maior artilheiro (135 gols). E contando…
Individualmente, venceu 5 Ballon d’Or, 5 prêmios de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA, 4 Bolas de Ouro da UEFA e dezenas e dezenas de troféus.
Ele seguiu uma máquina de golos na Juventus e virou embaixador do futebol da Arábia Saudita a partir de 2022, levando vários e vários craques ao país, atraindo a mídia e, claro, marcando golos e mais golos.
Cristiano Ronaldo já é um imortal do futebol. E um dos maiores atletas de todos os tempos. Quando ele vai parar? Torcemos que nunca.
Parabéns, CR7!!