Eles são capazes de, com algumas mudanças, alterar o placar de uma partida de futebol. Os treinadores de futebol são contratados para trazer identidade de jogo para uma equipe, fazer com que os resultados venham no decorrer da temporada. Pensando assim, trazemos os principais treinadores do futebol brasileiro em 2022.
Abel Ferreira (Palmeiras)
O atual campeão brasileiro Abel Ferreira conquistou nesta temporada o único grande título nacional que restava com o Palmeiras. Com muita inteligência e estratégia, o jovem treinador foi capaz de mostrar que consegue fazer do seu time uma equipe forte em qualquer sistema de disputa, seja em pontos corridos, seja em mata a mata. Desde 2020, é o principal técnico em atividade no Brasil.
Dorival Júnior (Flamengo)
Depois da bagunça que foi o período com Paulo Sousa, o Flamengo trouxe o experiente Dorival Júnior para tentar salvar a temporada. E ele conseguiu mais do que isso: encontrou uma maneira de jogar com Pedro e Gabigol, resgatou a essência brilhante do time que encantou em 2019 e faturou a Copa Libertadores de maneira invicta e a Copa do Brasil. Simplesmente histórico!
Mano Menezes (Internacional)
Após sua chegada no Internacional, o clube, que havia tido um começo difícil de Brasileirão, terminou como vice-campeão da competição. Visivelmente, essa reação teve a cara de Mano Menezes, pois o treinador recuperou a confiança de jogadores importantes do elenco e reconstruiu o DNA competitivo do time vermelho.
Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza)
Sem contar com elencos pomposos, devido ao orçamento reduzido, Vojvoda chamou atenção desde a sua primeira temporada à frente do Fortaleza, onde foi capaz de conduzir o Leão para a maior virada dos campeonatos por pontos corridos no Brasil. A equipe terminou o primeiro turno na lanterna do campeonato e terminou o campeonato com uma vaga na Copa Libertadores!
Fernando Diniz (Fluminense)
Talvez o mais controverso treinador da atualidade no Brasil, responsável por fazer suas equipes jogarem de maneira vistosa e prezando a posse de bola, sempre impondo o jogo. Porém, sem ainda conseguir um triunfo de expressão em nosso futebol, Diniz sempre é questionado de sua real capacidade como treinador. Porém, em 2022, não teve quem não visse o Fluminense jogar e não se encantasse com o estilo técnico e ao mesmo tempo aguerrido da equipe, que se garantiu na fase de grupos da Libertadores de 2023 e foi até as semifinais da Copa do Brasil.
Brasil tá mal de técnico, hein?