in

Copa Intercontinental da FIFA: Detalhes e os novos Troféus

Por Guilherme Diniz

Nos últimos anos, a FIFA promoveu mudanças significativas em suas competições, entre elas no Mundial de Clubes, que será realizado de quatro em quatro anos, sempre um ano antes da Copa do Mundo de seleções, com 32 clubes. O torneio já é conhecido como Super Mundial ou Copa do Mundo de Clubes. Mas, para que o calendário não fique sem um campeão mundial anual, a entidade continuará a promover o Mundial no antigo formato, mas com o nome de Copa Intercontinental, cuja edição de 2024 será realizada no Catar. A diferença é que, agora, apenas os campeões das seis confederações irão disputar o torneio, sem mais o campeão nacional do país-sede. E, em certas fases, os vencedores ganharão troféus antes da grande decisão. Confira a seguir.

Copa África-Ásia-Pacífico

A primeira etapa da nova Copa Intercontinental se chama Copa África-Ásia-Pacífico, e começa com o duelo entre o campeão da Liga dos Campeões da Ásia contra o campeão da Liga dos Campeões da Oceania. O vencedor desse jogo enfrenta o campeão da Liga dos Campeões da África, na decisão da Copa África-Ásia-Pacífico, cujo vencedor ganhará vaga na semifinal da Intercontinental e ainda um troféu semelhante ao da competição principal, mas de cor predominantemente vermelha. 

Em 2024, o Al Ain-EAU, campeão da Ásia, derrotou o Auckland City-NZL, campeão da Oceania, por 6 a 2, e se classificou para a final da Copa África-Ásia-Pacífico. Nela, a equipe teve pela frente o tradicional Al-Ahly, do Egito, que ficou com o título após vencer os neozelandeses por 3 a 0 – gols de Abou Ali, Ashour e Magdy.

Derby das Américas

Do outro lado, o campeão da Copa Libertadores da América enfrenta o Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF, em um jogo chamado pela FIFA de Derby das Américas. Em 2024, o Botafogo-BRA, campeão da Liberta, encarou o Pachuca-MEX, campeão da CONCACAF. Os mexicanos aproveitaram o cansaço do rival – que fez uma série de jogos decisivos em 8 dias e nem teve tempo de se preparar – e venceu por 3 a 0, levando para casa um troféu de cor predominantemente azul, além de garantir vaga na semifinal da Intercontinental.

Copa Challenger e a final da Copa Intercontinental

Com os campeõs da África-Ásia-Pacífico e das Américas definidos, a FIFA criou a Copa Challenger, que colocará ambos frente a frente em busca de uma vaga na grande final da Copa Intercontinental contra o campeão da Liga dos Campeões da Europa, cujo representante de 2024 é o Real Madrid. Quem vencer a Copa Challenger também levará para casa um troféu, este de cor predominantemente branco. Na grande final da Intercontinental, o campeão levará o troféu entregue desde 2005 pela FIFA ao campeão mundial, apenas com a inscrição “Intercontinental Cup” no lugar de Club World Cup, pelo fato de os torneios terem mudado de formato. 

Vale lembrar que a Copa Intercontinental segue como o Mundial de Clubes anual e seu campeão será considerado campeão mundial. Já o clube privilegiado que vencer o Super Mundial também será campeão mundial, mas com um peso maior, podendo se proclamar “super campeão mundial”, principalmente pelo status que a competição terá e o grau de dificuldade altíssimo. A própria FIFA explica tudo sobre a remodelada Copa Intercontinental em seu site, como você pode ler clicando aqui. A entidade quis, com essas mudanças, criar mais “partidas que façam sentido”, rechaçando a importância dos continentes e de seus campeões. 

Mundial de Clubes: consagrado e inquestionável

Desde seu lançamento – como Campeonato Mundial de Clubes da FIFA em 2000 – a Copa Intercontinental da FIFA evoluiu para se tornar o principal torneio anual do futebol de clubes mundial, com os vencedores da partida final sendo coroados campeões mundiais pelo próximo ano calendário. A primeira edição do então Campeonato Mundial de Clubes da FIFA ocorreu no Brasil e contou com oito equipes de seis confederações. O torneio foi realizado paralelamente à Copa Intercontinental, que vinha sendo disputada pelos campeões da CONMEBOL e da UEFA desde 1960.

Em outubro de 2017, o Conselho da FIFA aprovou uma moção reconhecendo todas as equipes europeias e sul-americanas que venceram a Copa Intercontinental – realizada entre 1960 e 2004 – como campeãs mundiais de clubes. Leia clicando aqui.

Após uma pausa entre 2001 e 2004, período em que a Copa Intercontinental foi disputada, o torneio retornou em 2005 como Copa do Mundo de Clubes da FIFA e continuou a crescer em alcance, prestígio e reputação, reunindo os melhores dos melhores de cada continente no cenário global. Em 2024, o torneio entrou em uma nova fase de evolução com o estabelecimento da Copa Intercontinental da FIFA, permitindo que os vencedores de cada uma das seis confederações tivessem a chance de competir no cenário global anualmente. Quem ganha com tudo isso é o torcedor e seus clubes, que terão a chance de conquistar novos e bonitos troféus para suas galerias! Intercontinental é Mundial! E ponto final.

Saiba TUDO sobre o Mundial de Clubes e seus campeões clicando aqui!

Licença Creative Commons
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

rivaldo-hat-trick-barcelona-valencia-2001

Jogos Eternos – Barcelona 3×2 Valencia 2001