in ,

Craque Imortal – Heleno de Freitas

Image

Nascimento: 12 de Fevereiro de 1920, em São João Nepomuceno (MG), Brasil. Faleceu em 8 de novembro de 1959, em Barbacena (MG), Brasil.

Posição: Atacante

Clubes: Fluminense, Botafogo, Boca Juniors (ARG), Vasco, Junior Barranquilla (COL), Santos e América-RJ.

Principais títulos por clubes: 1 Campeonato Carioca (1949) pelo Vasco.

Títulos por seleção: 1 Copa Roca (1945) e 1 Copa Rio Branco (1947) pelo Brasil.

 

“O Craque Problema”

Por Guilherme Diniz

Elegante, técnico, goleador, rápido, fatal. Ao mesmo tempo, e nas mesmas proporções de suas qualidades, explosivo, temperamental, irritadiço, catimbeiro. A década de 1940 revelou o primeiro craque problema do futebol brasileiro, mas que também seria um dos maiores atacantes do nosso futebol: Heleno de Freitas, o maior ídolo do Botafogo antes de Garrincha. O atacante boa pinta, de 1,82m, fã da boemia e inteligente, jogou futebol apenas 11 anos, o bastante para deixar sua marca na história, principalmente no Botafogo, onde marcou 204 gols em apenas 233 jogos, uma absurda média de 0,87 gols por jogo. Pela seleção, foram 15 gols em apenas 18 jogos, que poderiam ser mais não fossem suas desavenças com o técnico Flávio Costa. Porém, sua vida no limite o levou ao fundo do poço, e Heleno se foi com apenas 39 anos, em uma casa de saúde em Barbacena-MG. É hora de relembrar a carreira desse brilhante e arredio gênio da bola.

 

A descoberta na praia

Image

Heleno foi descoberto pelo folclórico Neném Prancha, roupeiro e massagista do Botafogo, que também tinha uma escolhinha de futebol para crianças nas areias de Copacabana.  E foi nas areias cariocas que ele descobriu um jovem talento, mas muito marrento e de temperamento difícil. Porém, com seu jeito brincalhão e com frases de efeito, Prancha logo levou o garoto Heleno ao Botafogo, em 1934. Depois, ficou um tempo no Fluminense até voltar à General Severiano, onde teria a responsabilidade de substituir o ídolo Carvalho Leite, goleador do tetracampeonato carioca do alvinegro de 1932 a 1935. E logo a torcida ganharia um novo ídolo para adorar.

 

Craque exuberante

Image

Elegante dentro e fora de campo, rápido, goleador e ótimo no cabeceio, Heleno rapidamente conquistou a simpatia dos torcedores do Botafogo e despertou a cobiça dos adversários. De 1940 a 1948, ele era a referência do clube alvinegro e sinônimo de perigo para os zagueiros rivais. Ao mesmo tempo em que era mortal no campo, seu temperamento começava a trazer muitos problemas, com seguidas expulsões e o surgimento de inimigos tanto dentro quanto fora de campo. Nesse período, se irritava facilmente quando alguém o chamava pelo apelido que ganhara a partir de 1946: Gilda, numa referência ao filme homônimo de imenso sucesso à época estrelado por Rita Hayworth, que simbolizava quase que perfeitamente o próprio Heleno, ao retratar uma mulher de beleza singular e temperamento explosivo, como o craque.

Image

Mesmo com tantos gols (foram 204 pelo Botafogo nesse período), Heleno não conquistou um título sequer. O principal culpado disso foi o Vasco, que, na época, era o maior esquadrão do futebol carioca e nacional, chamado de “Expresso da Vitória” e campeão de praticamente tudo o que disputou de 1942 até 1952.

 

Ida à Argentina, o primeiro título e o início do fim

Image

Depois de tantos anos brilhando pelo Botafogo, mas sem levantar um caneco, Heleno se seduziu com uma proposta milionária do Boca Juniors, da Argentina, e partiu para a equipe portenha em 1948. Lá, jogou muito pouco, mas o suficiente para deixar 7 tentos em 17 jogos. Em sua breve passagem pelo clube argentino, muitos disseram que Heleno teve um caso com o mito político da Argentina Eva Perón. O fato, porém, nunca foi comprovado.

Image

O craque, em 1949, voltaria ao Brasil, para estrelar no grande Vasco e conquistar seu primeiro título por um clube, e marcar 19 gols em 24 jogos. Ainda em 1949, Heleno jogou no Junior de Barranquilla, na famosa Liga Pirata da Colômbia, onde ficou até 1950. Voltou ao Brasil e  jogou no Santos e  no América, atuando em apenas uma partida, a sua primeira e única no Maracanã. Curiosamente, ele foi expulso aos 35 minutos do primeiro tempo. Seu sonho de atuar no “maior estádio do mundo” chegava ao fim. Nessa época, poderia ser a grande estrela do Brasil na Copa de 1950, mas estava brigado com o técnico Flávio Costa e não era nem sombra do craque que espantou o Brasil na década de 1940. Para piorar, começavam a aparecer os primeiros sintomas da sífilis, doença que o levaria ao fundo do poço. Era o começo do drama de Heleno.

 

Anos tristes e o fim

Image

Heleno sempre adorou a boemia, frequentava as mais badaladas boates do Rio e consumia drogas como éter e lança perfume. Tais substâncias o deixavam constantemente “doido”, que o levaram, certa vez, a tentar se auto-eletrocutar num treino do Botafogo. Por conta de um comportamento tão desvairado, Heleno contraiu a sífilis, doença altamente contagiosa e adquirida, provavelmente, em uma de suas diversas idas aos bordéis cariocas. A doença começou a lhe causar problemas no início da década de 1950, e em 1953 teve de ser internado pela família em um sanatório na cidade de Barbacena (MG). A sífilis chegava a um estado avançado e consumia a cabeça do jogador, que ficou louco. A insanidade e o estado precário de sua saúde o levaram à morte no dia 8 de novembro de 1959, esquecido por todos e muito pobre. Heleno morreu sem saber que a seleção brasileira tinha sido campeã mundial pela primeira vez, na Suécia, em 1958. E sem saber que ele poderia ter sido o nosso grande herói na Copa de 1950, e quem sabe, em 1954. Ou então, que poderia dar um bicampeonato mundial ao Brasil na década de 1940, se os europeus não teimassem em cair na mais profunda guerra mundial.

Image

Era o fim de um dos maiores craques do futebol brasileiro. Do gênio bestial, indomável, cheio de ira e ao mesmo tempo, elegância. Do homem que serviu de conto para Gabriel Garcia Márquez, que virou estátua, que marcou 249 gols em 304 jogos como profissional. Que conseguiu ser ainda mais famoso que um time que fazia história (o Vasco conhecido como “Expresso da Vitória”), que levava as mulheres ao delírio, bem como os zagueiros ao chão. Nunca um filme se equiparou tanto com um jogador como o lendário “Gilda”. Se a campanha publicitária do filme dizia “nunca houve uma mulher como Gilda”, o futebol adaptou tal frase, e criou uma própria para descrever o craque problema que tanto brilhou: Nunca houve um jogador como Heleno…

Image

 

Craque nas telonas

Image

Em 2012, a vida do craque virou filme. “Heleno”, com Rodrigo Santoro, trouxe os detalhes da ascensão e queda do craque problema Heleno. O Imortais recomenda. Afinal, é uma boa chance de conhecer melhor essa história marcante, digna, mesmo, de um bom filme.

Image

Extras

Imagens raríssimas mostram um gol de Heleno pela Seleção Carioca, na década de 40.

Licença Creative Commons
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.

Comentários encerrados

Um Comentário

Esquadrão Imortal – River Plate 1941-1947

italia 2006_team

Seleções Imortais – Itália 2006